sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

FORÇA POLICIAL ESTÁ PREPARADA PARA AGIR EM CASO DE MIGRAÇÃO DE CRIMINOSOS DO RIO, DIZ SECRETÁRIO.

O secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, disse hoje (10) que as forças policiais estão preparadas para agir e coibir possíveis ações de criminosos caso haja uma migração do Rio de Janeiro para outros estados.

“Estamos preparados, todos os estados mais propensos já estão preparados. Tivemos essa possibilidade de nos antecipar aos criminosos, estamos planejando com vistas a médio e longo prazos”, explicou antes de participar da reunião do Conselho Nacional de Segurança Pública.

Ele disse ainda que essa migração não será tão fácil uma vez que o crime organizado no Rio de Janeiro está desarticulado depois das ações de realizadas no Complexo do Alemão e na favela da Vila Crizeiro.

“A grande maioria do crime que está sendo desarticulada no Rio de Janeiro vai continuar por muito tempo como está agora: desarticulada, perdida, num certo nível desesperado porque perdeu o seu negócio, sua fonte de renda, está desenraizada e até retomar redes leva tempo. Esse golpe que se deu no Rio de Janeiro foi um dos golpes fundamentais no crime organizado”, afirmou.

Balestreri disse ainda que é necessário ao Brasil avançar nas políticas relativas ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), principalmente naquelas relativas aos jovens, que são o segmento mais afetado pela violência.

“Precisamos também ter políticas voltadas ao esporte, à cultura, à ocupação de espaço e produção cultural. Esses jovens acabam partindo para o crime por não terem outra coisa melhor à qual pertencer. É preciso fazer ressurgir na juventude esse sentimento de fazer parte de alguma coisa que valha a pena, de algo que construa e não destrua”, analisou.

Fonte: Agência Brasil (Roberta Lopes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário