segunda-feira, 9 de maio de 2011

PM FORMA AS PRIMEIRAS TURMAS DO PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS EM 2011.



O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência da Polícia Militar de Sergipe (Proerd) formou, na manhã de sexta-feira, 6, as primeiras turmas do ano de 2011. O evento ocorreu no Colégio Estadual Santos Dumont, localizado no bairro Atalaia. Participaram da cerimônia de encerramento 143 alunos do colégio.

Vestidos a caráter para a solenidade de formatura, os alunos demonstravam toda a sua alegria já na entrada da escola, quando recepcionavam carinhosamente, com sorrisos, abraços e apertos de mão, não apenas as policiais responsáveis pela sua formação - soldado Adriana e soldado Paula - mas também toda a equipe do Proerd presente ao evento.

No Colégio Santos Dumont, instituição de ensino parceira do Proerd desde o ano de 2005, são aplicados dois currículos do Proerd: o do 5º ano do ensino fundamental, o principal do programa, e o currículo da Educação Infantil. Participaram da solenidade de formatura 34 alunos do 5º ano e 109 dos 2º, 3º e 4º anos da unidade escolar.

Inovação para o ano letivo de 2011, o currículo da educação infantil objetiva a preparação do aluno para o currículo do 5º ano. Volta-se principalmente a aspectos de segurança pessoal, abordando noções gerais de regras, o oferecimento de presentes por parte de pessoas estranhas, resolução de desentendimentos, vandalismo e pedofilia. A partir do 3º ano, inicia-se a abordagem ao tema drogas.

Na cerimônia, foram premiados os alunos que mais se destacaram durante as aulas das turmas da Educação Infantil e foi divulgado o resultado do concurso de redações, do qual participaram os alunos do 5º ano. Uma das campeãs do certame foi a aluna Beatriz de Melo, do 5º ano ‘B’. Na sua redação, a aluna desenvolveu a ideia de se afastar dos males causados pelas drogas. A estudante declarou que “Se alguém me perguntar: quer um cigarro? Eu vou dizer não, muito obrigado. Se eu não tivesse aprendido no Proerd, eu aceitaria. Mas como eu aprendi, não vou aceitar nunca”.

Em seguida, os alunos receberam dos policiais, professores e direção do estabelecimento de ensino o certificado de conclusão dos cursos oferecidos pelo Proerd, demonstrando grande satisfação pela conquista.

Indagada acerca da importância do Proerd no âmbito do Colégio Santos Dumont, a diretora da unidade, professora Claudênia Dantas de Souza, disse considerar “de suma importância esta ação da Polícia Militar de Sergipe dentro da instituição, em virtude do avanço do consumo de drogas nas proximidades da escola. Aliás, acho que o Proerd deveria se estender para os adolescentes e adultos e durar todo o ano. A Polícia Militar está de parabéns pela iniciativa”, reconheceu a dirigente da escola. Já a professora do 5º ano ‘B’, Fátima Palhano, declarou que considera “excelente o desempenho da policial do Proerd, pois se deve a isso a importância que meus alunos deram ao tema”.

Atividades

Neste semestre, as atividades do Proerd desenvolvem-se em escolas da rede pública e particular das cidades de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Lagarto. “São mais de 5 mil alunos dos quatro currículos do Proerd - Educação Infantil, 5º e 7º anos e Proerd para os Pais - que serão formados nos próximos dias”, salientou tenente-coronel Valéria Tatyane dos Santos Menezes, coordenadora do Proerd da Polícia Militar de Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário