segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

PREFEITURA DE ARACAJU REGULARIZA OFERTA DE EXAMES.

Regularizar a oferta de exames zerando a fila de espera foi um dos grandes desafios enfrentados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em 2011. Com a negociação e a contratação de novos prestadores de serviços, diversos tipos de exames foram retomados. Até a regularização na contratação de prestadores, serão realizados mutirões para atender à demanda reprimida.

Para começar, no início de 2011, a SMS realizou um levantamento de todos os usuários do SUS que estavam aguardando a marcação de exames desde 2010. Com o levantamento feito, os pacientes foram contatados pelos servidores da Secretaria Municipal de Saúde e receberam o agendamento dos exames de média e alta complexidade, que ficaram acumulados em consequência da suspensão da prestação de serviços por um período de quatro a seis meses, em 2010.

Nesse mutirão, foram agendados mais de 1.000 exames, entre ultrassonografias, ressonância magnética, tomografia, testes ergométricos, densitometrias ósseas, exames oftalmológicos e ecocardiogramas.

Oftalmologia

Além dos mutirões de exames de média e alta complexidade, a Secretaria Municipal de Saúde realizou ainda os específicos na área de oftalmologia. Esses mutirões foram divididos em quatro etapas. Até agora, duas já foram realizadas. Cada uma atendeu a 200 pacientes com exames previamente marcados nas Unidades de Saúde da Família. A realização tem sido uma parceria com Sociedade Sergipana de Oftalmologia. As consultas e exames estão sendo realizados no Centro de Especialidades Médicas do Augusto Franco.

“Há uma grande expectativa quanto à realização desses exames. Quando acabar a realização dessas quatro etapas, a gente espera que não fique ninguém na lista de espera”, afirma Mariana Aragão, gerente do Cemar Augusto Franco.

No dia 9 de setembro, durante um mutirão de oftalmologia a dona de casa Maria da Conceição lembra que fez o exame de mapeamento de retina. "Foi uma ótima alternativa. Eu estava aguardando há alguns meses a realização do exame. Em poucos minutos após a minha chegada, o médico me examinou. Achei o atendimento excelente e torço para que momentos como esses continuem acontecendo", avaliou.

Contratação

Além disso, a secretaria vem negociando junto aos prestadores a assinatura de contratos para regularizar esta oferta, evitando a formação de uma outra lista de espera. Segundo o diretor de Atenção à Saúde, Paulo Nunes, a situação de alguns exames como a eletroneuromiografia, por exemplo, já foi regularizada.

“Recentemente, firmamos um convênio, contratando uma empresa e assim retomamos a prestação de exames de eletroneuromiografia no Cemar do Siqueira Campos. Os usuários que estavam na fila de espera já estão sendo atendidos. Agora estamos negociando para regularizarmos também a oferta dos exames de endoscopia digestiva”, destaca o diretor de Atenção à Saúde.

“Essa tem sido uma prioridade nossa. Temos dialogado e negociado com prestadores visando regularizar a oferta de exames, evitando a formação de uma nova lista de espera. Temos tentado exaustivamente reduzir o tempo entre marcação e realização de consultas e em muitos casos já estamos conseguindo. Vamos continuar trabalhando para oferecer o melhor aos usuários do SUS”, conclui o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário