quinta-feira, 22 de março de 2012

SAÚDE DISCUTE AÇÕES DE PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIAS E ACIDENTES.

Na manhã dessa quinta-feira, dia 22, servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estiveram reunidos para discutir novas ações do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva). O encontro aconteceu no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), localizado no bairro Ponto Novo, onde marcaram presença a Rede de Atenção Especializada, a Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador, a Coordenação de Promoção à Saúde, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde, a Rede de Atenção Psicossocial e a Coordenação de Vigilância em Saúde.

O Nupeva é uma nova estratégia de prevenção, notificação e combate
à violência em múltiplas formas. “Por meio desse núcleo visamos sensibilizar não só a população para a cultura de paz, como estimular os serviços de saúde e os profissionais para que haja um maior monitoramento dos casos de vítimas de violências”, afirma o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.

Pautas e debates

Pautas como a agenda de atividades e capacitações sobre a prevenção de violências e acidentes nos serviços de atenção psicossocial e atenção especializada foram debatidas. Para muitos profissionais o momento oportuniza uma importante troca de conhecimentos e uma discussão enriquecedora a respeito da necessidade de mais ações estratégicas de prevenção e promoção à saúde.

Combate ao Abuso e a exploração sexual

Durante a reunião, os membros do grupo de trabalho intersetorial do Nupeva ainda destacaram os preparativos para ações no dia 18 de maio, Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual da Criança e do Adolescente. “Já confirmamos que serão promovidas ações do Nupeva nessa data. Somaremos forças junto às diversas redes da SMS em parceria com o Ministério Público e demais órgão envolvidos”, destacou a coordenadora de Promoção a Saúde, Karla Viviane.

O próximo encontro do grupo de trabalho intersetorial do Nupeva deverá acontecer em cinco de abril quando novas propostas serão pactuadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário