quarta-feira, 25 de abril de 2012

PETROBRAS VAI REPASSAR AUMENTO DO PREÇO DO PETRÓLEO AOS COMBUSTÍVEIS.

A presidente da Petrobras, Graça Foster, disse nesta quarta-feira aos deputados da Comissão de Minas e Energia que será impossível deixar de repassar o aumento do preço do petróleo no mercado internacional para os combustíveis vendidos no Brasil, se as previsões de alta forem confirmadas.

Mais tarde, porém, ela disse que o aumento não ocorrerá em breve. “Isso não é agora. Não está na hora de aumentar o preço de combustíveis. Não chegamos a esse ponto de estrangulamento que diga que é urgente aumentar, porque, senão, não será possível fazer investimentos."

Segundo Foster, a média do barril para 2011 foi de 111 dólares. Mas, para 2012, os analistas preveem o barril a 130 dólares. "Evidentemente que quando o preço do barril do petróleo chega a novos patamares e se fixa naquele patamar, como a nossa política é uma política de longo prazo, chega a hora de fazer aumento de combustíveis.”

Problemas de produção

Na audiência, o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) criticou o ritmo de crescimento da produção de petróleo da empresa nos últimos anos, um problema reconhecido pela presidente da Petrobras.

"Os atrasos são muito grandes. As sondas anteriormente contratadas, nenhuma delas foi entregue no período adequado; e ela manifestou uma disposição de ir a campo, corpo a corpo, para que isso se faça”, observou Arnaldo Jardim. “Nós averiguamos isso. Foi bom ela ter reconhecido, e vamos cobrar para que isso efetivamente ocorra."

Nacionalização na Argentina

Graça Foster não quis comentar a decisão do governo argentino de nacionalizar a principal empresa de petróleo do país. Ela disse apenas que a Petrobras está buscando os seus direitos em relação a uma concessão da empresa que foi suspensa por uma província argentina no início de abril.

Segundo ela, a Petrobras cumpriu tudo o que foi proposto. "A Argentina interessa à Petrobras. Nós temos uma participação de longos anos na Argentina, esperamos resolver a questão da concessão que nos foi retirada”, disse Graça Foster. “Mas temos uma relação muito próspera com a Argentina e estamos com os nossos investimentos conforme o previsto no plano. Não há indícios hoje de que vamos aumentar investimentos na Argentina."

Investimentos

A presidente da Petrobras disse que os investimentos da empresa para 2012 estão estimados em R$ 88 bilhões. Ela disse ainda que a taxa de sucesso da Petrobras nas suas atividades de exploração foi de 59% em 2011, quando a média mundial é de 38%. Na camada do pré-sal, a taxa de sucesso teria sido de 94%.

Fonte: Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário