sexta-feira, 11 de maio de 2012

CORONEL MAURÍCIO IUNES É ANUNCIADO COMO NOVO COMANDANTE DA PMSE.

Foto:  Victor Ribeiro/ASN

Dando continuidade ao processo de remanejamento de sua equipe de governo, o governador Marcelo Déda anunciou, no início da noite desta quinta-feira, 10, o coronel PM Maurício Iunes como o novo Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Sergipe. O anúncio ocorreu após uma reunião realizada na sede da Secretaria de Segurança Pública, contando com a presença do secretário João Eloy, do atual comandante, coronel PM Aelson Resende, e do chefe do Gabinete Militar do Governo do Estado, coronel PM Carlos Augusto Bispo.

A tradicional solenidade de passagem de comando se dará na noite da próxima terça-feira, 15, no auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe, e até lá os dois oficiais acertarão os detalhes de todo o processo de transição.

“Hoje agradeci ao coronel Resende pelo excelente trabalho que ele realiza na Polícia Militar ao longo da sua produtiva carreira. Ele é um dos oficiais mais queridos da PM, com enorme trânsito na sociedade e instituições sergipanas. Ele foi convocado para uma tarefa difícil e buscou cumpri-la sempre com lealdade, devoção e amor pela instituição”, ressaltou o governador Marcelo Déda.

De acordo com o governador, o coronel Resende cumpriu um bom trabalho, sendo extremamente dedicado à tarefa assumida e inseriu sua contribuição como oficial na corporação à que pertence. “Cumprida a sua missão, declarei ao coronel Resende que o Estado de Sergipe lhe será grato pelos serviços prestados à segurança pública e à Polícia Militar no trabalho que realizou à frente de sua tropa, não apenas na posição de comandante, mas por sua longa carreira nos quadros da PM”, ressaltou Marcelo Déda.

Convocação

Em relação ao oficial que assume o posto de comando, o governador afirmou que se trata de um profissional com características muito nítidas da sua atuação intensa na polícia, de onde tem também o reconhecimento da sociedade sergipana. “Ele é um homem afeito ao trabalho das ruas, que teve oportunidade de comandar, no nosso governo, o Policiamento da Capital, o Grupamento Tático Aéreo (GTA) e mantém excelentes relações com o secretário da Segurança João Eloy. Tenho plena convicção que ele saberá dar continuidade ao trabalho iniciado pelo coronel Resende, aplicando as diretrizes do nosso governo na área de segurança”, frisou.

As recomendações feitas, segundo o governador, dizem respeito à busca do fortalecimento da instituição, preservando os valores que são básicos da organização policial militar, dentre os quais a hierarquia e a disciplina, como também o respeito aos direitos humanos, a consideração pela sociedade civil e a busca incessante de melhoria dos indicadores de violência no estado.

“A Polícia Militar é peça indispensável à nossa política de segurança, uma vez que é responsável pela atuação ostensiva, repressiva e, ao longo desses anos de governo, foi uma das instituições onde nós mais aplicamos recursos e buscamos melhorias. Hoje temos uma polícia remunerada com dignidade, sendo a segunda polícia mais bem remunerada do Brasil, e ao longo dos últimos cinco anos, Sergipe figurou como o estado nordestino com maior investimento em segurança pública, sendo que parte desse investimento foi na modernização, atualização tecnológica, aquisição de equipamentos e armamento, dentre outros itens necessários a uma operação eficiente”, relembrou Marcelo Déda.

Soluções

Durante o encontro preliminar, o governador evidenciou que ainda há alguns gargalos e dificuldades que terão de ser encaminhadas pelo novo comando. “Temos dificuldades institucionais que estão sendo tratadas com leis que enviamos à Assembleia Legislativa. Essas leis serão discutidas no Parlamento, e nessa discussão a opinião do novo comandante será levada em consideração pelo governador. Pedi ao coronel Iunes que, como principal tarefa nesse período de transição, ele tome conhecimento do teor dos projetos de lei, anote as suas observações e traga para dialogar com o governador”, informou Déda.

Ainda de acordo com o chefe do Executivo, a Assembleia é o centro do debate, onde as discussões terão de ser travadas, e onde receberá emendas, apoios e críticas. “O governo está aberto a discutir o conteúdo dessas normas dentro de um determinado limite. O que não podemos aceitar é a desfiguração dos projetos, destruindo os objetivos que motivaram o seu envio. Mas toda contribuição que puder aperfeiçoar qualquer um dos projetos será muito bem recebido e muito bem examinado”, reiterou o governador.

Nesse contexto, segundo Déda, o novo comandante será um elemento de extrema relevância ao lado do secretário da Segurança, do chefe do Gabinete Militar, do deputado líder do Governo na Assembleia e de todos os que estão envolvidos na elaboração e aprovação dos projetos.

Novo Concurso

Ainda nas discussões preliminares, o governador anunciou ao comandante indicado que estão sendo finalizados os estudos do efetivo da corporação. “A ideia é deflagrar o processo de um novo concurso público, para que possamos recrutar novos policiais militares para suprir o espaço deixado pelos que foram para a reserva nos últimos anos. A própria movimentação no alto oficialato, em função das mudanças recentes da legislação, também abrirá oportunidades para movimentações na tropa, e até a chegada do coronel Iunes ao comando, em função da lei, provocará a ida para a reserva de alguns coronéis e, portanto, novas oportunidades de ascensão no seio dos oficiais da Polícia Militar. Todos estes são temas que serão objeto das conversas entre os dois oficiais, o que entrega e o que recebe o comando da corporação”, explicou o governador, ao reforçar que, por seu profissionalismo, o coronel Resende se dispôs a realizar um processo de transição onde o novo comandante já possa chegar ao comando em condições de conduzir a tropa.

Satisfação e Orgulho

Um momento de satisfação e orgulho. Assim o coronel Maurício Iunes descreveu o seu sentimento ao receber o anúncio do governador sobre sua ascensão ao comando. Segundo ele, será mantido um relacionamento harmonioso e produtivo com o oficial que deixa o cargo em prol da continuidade da atuação do comando sem sobressaltos. “Nosso objetivo é realizar uma transição tranquila. Nós todos somos passageiros e a instituição permanece. Por isso, é importante realizar um trabalho com o apoio de toda a tropa, do Comandante Geral ao soldado mais antigo, temos a nossa missão constitucional. É importante que todos nós policiais militares, saibamos e possamos cumpri-la. E a sociedade sergipana necessita que foquemos toda nossa energia e disposição em prol dela. Nós faremos nosso trabalho. A sociedade pode ter tranquilidade que os profissionais militares realizarão suas atividades, como de costume, para melhorar a segurança pública em todo o estado”, declarou o comandante anunciado.

O coronel Maurício Iunes tem 26 anos na Polícia Militar, onde já integrou e comandou diversas unidades, a exemplo do Comando de Operações Especiais (COE), o Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC) e o Grupamento Tático Aéreo (GTA), dentre diversas outras unidades.

Já o coronel Resende destacou o seu sentimento de orgulho em ter assumido o degrau mais alto na sua instituição e ter contribuído para um processo de evolução sem precedentes na corporação. “Comecei minha vida como soldado do Exército. Fui sargento da Polícia Militar e oficial, sempre por concurso público. Tive o prazer de comandar diversas unidades durante a carreira que foi coroada com a chegada ao comando. O que para muitos pode parecer um momento triste, na realidade é um momento de êxito, pois não estou deixando o comando por problemas e a instituição tem hoje características e condições de trabalho incomparavelmente melhores do que quando iniciei. A sucessão de comando é um processo natural e salutar em toda corporação militar e nós, como soldados, entendemos isso como necessário a todo processo de evolução”, ressaltou o coronel Resende, ao afirmar que continuará oferecendo sua contribuição à sociedade sergipana.

O secretário de Estado da Segurança, João Eloy, destacou mais uma vez que este é um processo natural e que espera manter o relacionamento produtivo e respeitoso que sempre manteve com o coronel Maurício Iunes. “Como disse o governador, o coronel Iunes é conhecido de toda a sociedade sergipana por sua operacionalidade e suas características de proatividade. Certamente consolidaremos um trabalho produtivo em prol da segurança pública sergipana”, ressaltou.

Fonte:  ASN

Nota do Blog:  Espera-se que o Coronel Iunes possa ter um melhor relacionamento e um diálogo aberto com a tropa, aparando as arestas que infelizmente estava cada vez mais visível dentro da Corporação.  Espera-se também do futuro Comandante que valorize quem realmente trabalha, mantendo no comando das Unidades da PMSE, oficiais comprometidos com o trabalho em prol da sociedade, como é o caso do Maj. Carlos Rolemberg, Comandante do Choque; Cap. Ribeiro, Comandante da Companhia de Tobias Barreto; Cap. George, Comandante da Radiopatrulha; Cap. Jorge Cirilo, Comandante do Getam, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário