quarta-feira, 6 de junho de 2012

DEPUTADO SE PREOCUPA COM DÍVIDA DOS ESTADOS E SOBRE BAIXO MOVIMENTO NO CENTRO COMERCIAL DE ARACAJU.

O deputado estadual Antônio dos Santos (PSC) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã de ontem (5), para levantar sua preocupação com a dívida dos Estados Brasileiros junto à União e sobre a queda no fluxo de vendas do centro comercial de Aracaju após as mudanças no trânsito promovidas pela Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). O parlamentar colocou que as baixas vendas vão ter reflexos, inclusive, na receita do Estado.

Ao iniciar seu pronunciamento, Antônio dos Santos tratou da dívida dos Estados com a União. “No Congresso da Unale (União Nacional dos Legislativos Estaduais) todos os deputados ouviram nossas intervenções sobre pedidos de abertura de crédito. Tenho, inclusive, demonstrado para o secretário da Fazenda a capacidade de endividamento do Estado. A dívida dos Estados está subindo assustadoramente e vai chegar o momento em que não vai poder honrar, ou seja, vai se preparar o orçamento e grande parte da receita será reservada para a amortização de dívida e pagamento de juros. Esse é um quadro que está se agravando em todo Brasil. A renegociação das dívidas dos Estados é assunto muito debatido”.

Antônio dos Santos foi ainda mais longe e disse que “em 2000 a dívida dos Estados era de R$ 140 bilhões. De lá para cá, os Estados já pagaram essa dívida, mas ainda estão devendo R$ 400 bilhões à União! E os governadores agora dizem que não têm condições de pagar. Caso contrário, terão que parar de investir tudo! A Unale vai tratar desse assunto com os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, além do governo federal. Isso parece agiotagem! A gente defende a renegociação com parte da dívida sendo paga e a outra parte sendo transformada em investimentos. Seria uma forma de amenizar essas despesas. É uma política que se arrasta ao longo dos anos e não é assim que um pai empresta ao filho. Caso contrário, vai ficar impraticável”.

Comércio – O deputado também tratou da questão do centro comercial de Aracaju. “Fui procurado por um comerciante em meu gabinete desesperado com a situação do seu comércio. Tem 11 funcionários, mas vai ter que demiti-los pela queda assustadora no movimento. Algumas lojas já estão fechando. E ele disse que não tem como honrar a dívida com os credores. As pessoas não param mais na loja dele porque não têm onde estacionar”.

Antônio dos Santos completou dizendo que a Prefeitura de Aracaju fez as mudanças no trânsito do centro, mas precisa reavaliar algumas situações. “Tem que ver uma forma para aquela região central não ficar deserta. Se a pessoa tem carro e não tem onde estacionar, ela não vem comprar. Isso vai afetar até o ICMS do Estado. Isso vai ter reflexos na Receita do Estado. Essa falta de vendas no comércio de Aracaju. Os empresários passam por dificuldades e o desemprego é um problema social. Ou se faz uma reavaliação, ou o desemprego e a quebradeira dos empresários será grande”.

Insegurança – Antônio dos Santos também tratou do tema Segurança Pública na Assembleia. “Tem deixando muito a desejar em todo o nosso Estado. Estamos sofrendo com essa insegurança. Em Aracaju, temos regiões críticas, como no bairro Salgado Filho, onde estão acontecendo muitos assaltos, principalmente a senhoras. Roubam bolsas com documentos e dinheiro. São vítimas de bandidos armados. A SSP tem que intensificar os trabalhos naquela região”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário