terça-feira, 12 de junho de 2012

HUSE ESTÁ PREPARADO PARA ATENDER VÍTIMAS DE QUEIMADURAS.

Considerado uma referência no tratamento de queimados, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) possui um dos mais equipados serviços de assistência a vítimas de queimaduras do Nordeste, sendo um dos poucos da região credenciados pelo Ministério da Saúde como referência nesse tipo de tratamento. Atualmente, o espaço funciona com 14 leitos e aparelhagem de suporte clínico avançada. Desses 14, quatro são exclusivos para crianças e dois são utilizados como semi-intensivos, sendo que estes últimos também servem para isolamento em caso de necessidade.

Com a proximidade dos festejos juninos, a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Huse montou um esquema especial para atender aos casos de queimaduras típicos do período. Dando continuidade ao que acontece todos os anos, a unidade ampliou o número de leitos para queimados, o que inclui uma retaguarda de quatro leitos na Ala D do hospital. Além disso, contará com uma escala diferenciada de profissionais.

A estrutura é ampliada, pois nesta época as queimaduras são mais constantes, considerando-se o aumento de atividades domésticas com líquidos aquecidos e o uso dos fogos de artifício. De acordo com a gerente da UTQ, Rita Oliveira, a entrada do paciente queimado se dará pela Sala de Sutura do Pronto Socorro, em casos menos graves, ou pela Área Vermelha, se o paciente apresentar uma maior gravidade.

“Na Sala de Sutura haverá um leito específico para receber o paciente queimado. A depender do caso, dali mesmo ele recebe a alta hospitalar. Nos casos mais sérios, o paciente entra pela Área Vermelha, é encaminhado ao Centro Cirúrgico e depois segue para a UTQ”, explicou a gerente.

Rita Oliveira informa ainda que a Unidade de Queimados deverá funcionar em condições tidas como ideais. “Existe uma equipe multidisciplinar. Temos rotineiramente cirurgião plástico, anestesista, intensivista, clínico, pediatra, equipe de enfermagem, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta e, em caso de necessidade, acionamos ainda um psiquiatra”, relatou.

Números

Em 2010, somente a UTQ registrou a entrada de 26 pacientes durante o período junino. Em 2011, o número foi reduzido para 21 casos. Neste ano, até o momento, apenas uma criança deu entrada na Unidade, vítima de fogos de artifício. A gerente prevê que esse número aumente com a proximidade do São João. Além dos fogos, é comum o registro de queimaduras por líquidos aquecidos, alimentos quentes e substâncias inflamáveis, como o tinner, muito utilizado para acender fogueiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário