terça-feira, 21 de agosto de 2012

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO TEM INÍCIO.

Café da manhã, pipoca, algodão doce. Foi assim que começou a Campanha de Multivacinação na Unidade de Saúde da Família Augusto Franco, na Farolândia. A ação é uma realização da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que deu início à Campanha no sábado, 18, destinada a crianças menores de cinco anos.

Além dos lanches distribuídos para a criançada, após a abertura da Campanha realizada pela secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, houve a apresentação de um coral composto por idosos que são integrantes do Grupo de Convivência "Conte Conosco", mantido pela Prefeitura de Aracaju por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Segundo a secretária Stella Maris, que representou o prefeito Edvaldo Nogueira na abertura, a Campanha é considerável porque a Prefeitura entende que atualizar o calendário vacinal é de extrema importância para atingir a meta e evitar que as doenças se proliferem. "Todas as cadernetas de vacinação serão avaliadas para ver quais vacinas estão faltando para cada criança", informou a secretária, acrescentando que as equipes de saúde da família estão trabalhando incessantemente para atender a todos que chegarem às unidades.

A gerente da Unidade de Saúde da Família Augusto Franco, na Farolândia, Nedit Correia Lessa, reforçou que a vacinação acontece de 18 a 24 de agosto, em todas as 43 Unidades de Saúde da Família e na Sala de Vacina do Ipesaúde, em horário de funcionamento regular dessas unidades. O objetivo da Campanha é vacinar, de forma seletiva, as crianças menores de cinco anos de idade (zero a quatro anos 11 meses e 29 dias).

O casal Márcio André e Jaqueline Freitas chegou logo cedo à Unidade com seus filhos Gabriel Cavalcante, de quatro anos, e Lara Beatriz, de apenas nove meses de idade. "Minha filha não precisou tomar vacina. As enfermeiras avaliaram a caderneta e viram que está atualizada", contou a mãe. Já o pequeno Gabriel tomou duas vacinas e completou o que faltava na sua caderneta.

Vacinas

Durante a Campanha de Multivacinação, a Prefeitura vai disponibilizar todas as vacinas do calendário básico vacinal da criança: DTP (difteria, coqueluche, tétano), Tetravalente (difteria, coqueluche, tétano e infecções por Haemophilus influenza b), hepatite B, meningite C, pneumococo 10 valente, rotavírus, poliomielite oral e inativada, triviral (sarampo, caxumba e rubéola), BCG.

Para reforçar a Campanha, a Secretaria Municipal de Saúde reúne cerca de 500 profissionais de equipes de saúde da família: enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde, administrativos, motoristas, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário