quinta-feira, 23 de agosto de 2012

FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA DEVERÁ ENTRAR EM FUNCIONAMENTO ATÉ DEZEMBRO DESTE ANO.

Na manhã desta quinta-feira, 23, no auditório da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), foram abertos pela Comissão Especial de Licitação da Concorrência Pública 002/2012, os envelopes contendo as propostas de preço das duas empresas que se habilitaram para concorrer a segunda fase do processo licitatório para implementação de fiscalização eletrônica nas vias do município de Aracaju, a Sitran (MG) e a Fotosensores Tecnologia (CE).

A empresa que apresentou o menor preço para a implantação de 78 equipamentos de fiscalização eletrônica, divididos em 32 radares fixos discretos, conhecidos como pardais; 16 radares fixos ostensivos com display externo, as lombadas eletrônicas e 30 radares mistos, foi a Fotosensores Tecnologia, o valor apresentado para a prestação do serviço foi de R$ 5.685.096, contra R$ 6.224.631,12 da empresa concorrente Sitran.

Equipamentos

Antes da contratação do serviço os equipamentos da Fotosensores Tecnologia passarão por teste em escala real, ou seja, a empresa deverá implantar alguns radares em pontos pré-estabelecidos da cidade por técnicos da SMTT, que durante 10 dias avaliarão o funcionamento destes equipamentos e se os mesmos cumprem todas as exigências contidas no edital de licitação e somente depois a empresa será declarada vencedora e será contratada. Caso os testes não sejam satisfatórios a segunda colocada, Sitran será convocada.

Se declarada vencedora da licitação a Fotosensores Tecnologia deverá executar o serviço de implementação, manutenção preventiva, corretiva e operação dos equipamentos de fiscalização de trânsito, com emissão de Notificação de Autuação de Infração (NAI) e Notificação de Imposição de Penalidade (NIP); prestação de serviço de contagem volumétrica classificada, dados estatísticos e registro de inventário referente ao controle das infrações às regulamentações e regras de trânsito em locais controlados pelos radares.

Mobilidade

Além de promover fiscalização das vias de Aracaju, os radares integrarão um sistema de processamento de imagens e um sistema de controle e de gerenciamento de informações do trânsito, que visam melhorar as condições do tráfego. Estes novos meios de fiscalização, controle e gestão de informação do trânsito de Aracaju irão proporcionar uma integração dos sistemas de fiscalização e monitoramento, contribuindo para que a SMTT promova ações voltadas para a gestão da mobilidade urbana.

De acordo com o superintendente da SMTT, Fernando Nunes, a estimativa é que até o fim do ano de 2012 os equipamentos de fiscalização eletrônica passem a funcionar efetivamente. “Esperamos que até dezembro os 78 radares já estejam instalados e em pleno funcionamento. É importante destacar que os equipamentos de fiscalização eletrônica servirão para orientar estudos que visam promover a mobilidade em nossa cidade, além do importante papel de coibir a ação de condutores imprudentes que desrespeitam as leis de trânsito e causa graves acidentes”, explica o superintendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário