terça-feira, 13 de novembro de 2012

DR. GONZAGA COBRA O USO DE DESFIBRILADORES EM LOCAIS PÚBLICOS.

O vereador Dr. Gonzaga (PMDB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira, 13/11, para parabenizar o Hospital Cirurgia, e em especial o médico cardiologista Dr. Marcelo Russo, especialista em arritmias cardíacas, pela iniciativa de aderir e participar da campanha nacional “Coração na Batida Certa”, alusiva ao dia nacional de prevenção das arritmias cardíacas e morte súbita, comemorado no dia 12 de novembro.

Segundo o parlamentar, a cada 2 minutos uma pessoa morre no Brasil em decorrência da morte súbita, aquela que ocorre sem ser esperada, tanto em pessoas doentes como em sadias. Por ano, cerca de 300 mil brasileiros são acometidos pela doença, com incidência maior no sexo masculino. Em 80% dos casos a morte súbita está relacionada com a doença arterial coronariana – entre 80% a 90% dos casos de morte súbita são provocados por arritmias cardíacas. “Sua maior prevalência se dá na faixa etária entre 45 e 75 anos. No entanto, ela também pode acometer pessoas de qualquer faixa etária, incluindo muitos atletas, geralmente jovens e saudáveis”, explicou Dr. Gonzaga.

O objetivo da campanha, que contou com aula, palestra e panfletagem no Calçadão da 13 de Julho, foi conscientizar a população da existência, relevância e modo de prevenir os fatores de risco para o desenvolvimento de arritmias cardíacas e morte súbita.

Dr. Gonzaga informou que entre essas medidas preventivas destaca-se o uso do desfibrilador externo automático, um equipamento eletrônico utilizado na parada cardiorrespiratória com objetivo de restabelecer ou reorganizar o ritmo cardíaco, que quando usado imediatamente após a parada pode salvar a vida da vítima.

“Uma lei de minha autoria, aprovada em 2005, determina que os estabelecimentos comerciais onde haja grande circulação de pessoas tenham, no mínimo, um desfibrilador automático para uso das pessoas que por ali transitam”, informou o parlamentar. De acordo com o parlamentar, os desfibriladores deveriam estar instalados em logradouros públicos como aeroportos, academias, clubes, estádios, shoppings centers e nos centros de referência médica. A lei determina, ainda, a presença de pessoal treinado para operar o equipamento.

Dr. Gonzaga lembrou que os casos de parada cardiorrespiratória são responsáveis por 90% das mortes súbitas e com o aparelho é possível desfibrilar a vítima no local da emergência, o que contribui muito para aumentar as chances de sobrevivência desse paciente. “Infelizmente, a lei que está em vigor há mais de sete anos, não é cumprida pela maioria dos estabelecimentos de Aracaju e tampouco é fiscalizada pelo município. “Espero que essa campanha e as ações realizadas sejam um impulso para o cumprimento da lei e a prevenção da vida", desejou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário