segunda-feira, 26 de novembro de 2012

SINTESE EMITE NOTA PÚBLICA SOBRE CORTE DE GRATIFICAÇÕES FEITAS PELO GOVERNO DE SERGIPE.


No dia 23/11/2012 (sexta-feira), fomos surpreendidos com um comunicado da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado de Sergipe (SEPLAG), informando a existência de cortes de gratificações na folha de pagamento de novembro de 2012. O comunicado informa ainda que as gratificações, ou de não pagamento de rubricas tipo: parcela de diferenças de reposição salariais; adiantamentos de férias ou gratificações especiais; e a parcela de adiantamento do décimo terceiro relativa ao mês de novembroque só seriam pagas no dia 10 de dezembro.
Diante de uma medida drástica como essa,e sem justificativa plausível, o SINTESE vem a público solicitar ao Governo de Sergipe os seguintes esclarecimentos:
1- Qual a razão para o corte nos salários dos servidores? Houve desorganização financeira ou ausência de planejamento entre pagamento e receita?
2- Quantos servidores estão atingidos com este corte, e o que seria gratificação especial?
3- Como ficarão os salários de dezembro e a segunda parcela do 13º salário? Não há dinheiro em caixa para o décimo terceiro, pois nem mesmo a primeira parcela de alguns servidores será paga em dia?
4- O Governo de Sergipe encaminhou uma proposta para Assembleia Legislativa prevendo o reajuste diferenciado para professores, que, por recusa da categoria, ainda não foi aprovada. Se esta proposta fosse aprovada agora, não haveria recursos para fazer o pagamento? Ou seja, seria a morte da carreira do magistério acompanhada de um calote?
Inexoravelmente, são questões que o Governo precisa responder à sociedade, e mais especificamente aos servidores diretamente atingidos. No mínimo, urge que o Governador ou um Secretário de Estado de uma das pastas envolvidas com o pagamento dos servidores se pronuncie sobre um fato que pode desestabilizar a vida do servidor público nesse final de ano.
DIREÇÃO EXECUTIVA DO SINTESE

Um comentário:

  1. porque nao foi pago dia 10 de dezembro???essa folha suplementar.

    ResponderExcluir