terça-feira, 4 de dezembro de 2012

MARCELO DÉDA REÚNE NÚCLEO DE GOVERNANÇA PARA AVALIAR CONTAS DO ESTADO.

O governador Marcelo Déda reuniu-se com o vice-governador, Jackson Barreto, e os secretários de Estado que compõem o chamado Núcleo de Governança para uma avaliação detalhada das contas do Estado, promover a adoção de providências para o fechamento do exercício fiscal de 2012, além da análise de alternativas para enfrentar as dificuldades orçamentárias que incidem sobre a administração estadual. A reunião ocorreu no Palácio dos Despachos, durante toda a manhã desta terça-feira, 4.
“Essa é uma dificuldade que só Sergipe enfrenta. Uma matéria da Folha de São Paulo do último domingo mostra que esse é um dos piores momentos financeiros para os estados brasileiros, já que houve uma queda muito grande do Fundo de Participação dos Estados, e que governadores dos mais variados estados, tanto pequenos, como Amapá, que prevê atrasar o pagamento do mês de dezembro, até estados grandes como o Paraná, que está enfrentando dificuldades de ‘fechar’ o ano pela queda de recursos, estão buscando soluções, cortando despesas e até suspendendo pagamento a fornecedores para priorizar o pagamento da folha e do décimo terceiro salário”, contextualizou o governador.
Viagem a Brasília
Diante deste cenário, ainda de acordo com o governador, foram examinadas diversas situações e a equipe de governo está administrando algumas soluções. “Amanhã (quarta-feira) viajarei a Brasília (DF), onde terei reuniões com o BNDES, com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, solicitei uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff, que estou aguardando confirmação, e ainda terei reuniões em ministérios, além de diálogos com outros governadores. Nossa meta é buscar uma solução”, detalhou Marcelo Déda.
Segundo ele, a ideia é buscar do Governo Federal algum tipo de ajuda para os estados brasileiros, considerando que o grande problema que os estados enfrentam é, sobretudo, a queda do Fundo de Participação dos Estados (FPE), em função da renúncia fiscal realizada pelo Governo Federal para estimular a economia.
“Claro que essas são medidas necessárias e nós compreendemos o papel que o Governo Federal assumiu no sentido de estimular a produção para evitar a queda do emprego e permitir ao país manter-se na rota do crescimento. Mas os estados estão vivendo uma situação dramática, e é preciso buscar, de forma solidária, respeitosa e federativa, uma solução não apenas para Sergipe, mas para o conjunto dos estados brasileiros. É nesse sentido que vou, como governador do Estado, levar nossos problemas para conhecimento do Ministério da Fazenda e da presidenta Dilma”, afirmou o governador.
Alternativas
Déda fará a apresentação de propostas que visam minorar as dificuldades enfrentadas em Sergipe neste final de ano. “A própria viagem que farei, durante dois dias, revela a importância do momento. É fundamental que a sociedade saiba que estamos buscando alternativas que possam honrar o pagamento do salário de dezembro e o décimo terceiro sem prejuízos para o servidor. Vamos mostrar alternativas criativas, legais, que possam viabilizar o acesso dos servidores ao décimo terceiro salário de maneira que se preserve a gratificação natalina de todos os funcionários do Estado de Sergipe”, concluiu Marcelo Déda.
Participaram da reunião, o secretário de Estado da Fazenda, João Andrade; o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, José de Oliveira Júnior; o secretário anunciado da Casa Civil, Silvio Santos; o secretário anunciado de Governo, Pedro Lopes, além de assessores da administração estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário