sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

GOVERNO E PREFEITO DISCUTEM AÇÕES PARA ATENUAR OS EFEITOS DA ESTIAGEM.


Uma ação coordenada do Comitê Integrado de Combate à Seca, mobilizando secretarias de Estado, órgãos estaduais e federais, além dos prefeitos dos 20 municípios sergipanos que se encontram em situação crítica diante da estiagem que atinge Sergipe e todo o Nordeste brasileiro. Este foi o objetivo de uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 17, comandada pelo secretário de Estado da Agricultura, José Macêdo Sobral, que lotou o auditório da Empresa de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe (Pronese), no bairro São José.
A iniciativa reuniu representantes dos municípios de Poço Redondo, Porto da Folha, Poço Verde, Nossa Senhora da Glória, Tobias Barreto, Tomar do Geru, Frei Paulo, Monte Alegre, Gararu, Itabi, Nossa Senhora Aparecida, Pinhão, Nossa Senhora de Lourdes, Pedra Mole, Carira, Graccho Cardoso, Canindé de São Francisco , São Miguel do Aleixo, Macambira (já decretado em Estado de Emergência) e Feira Nova (em fase de decretação). 
De acordo com José Sobral, a ideia é mostrar todas as iniciativas (emergenciais e estruturantes) que o Governo do Estado vem executando, identificar possíveis gargalos, mostrar o percentual de eficiência, e buscar aperfeiçoar iniciativas para oferecer todo o suporte necessário para minorar o sofrimento que a seca vem infligindo aos sergipanos. “A ideia é mostrar o que o Estado vem fazendo, a exemplo da ampliação da oferta de água, inclusive para atender animais em áreas mais críticas, a distribuição de alimentos e, principalmente, a mobilização de todos os municípios para que se integrem a toda dinâmica de ações oferecidas pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal”, destacou o secretário.
José Sobral fez um relato pormenorizado das principais ações desenvolvidas nos diversos municípios, a exemplo da distribuição de cestas dealimentos permitiu que os técnicos dos diversos órgãos esclarecessem determinadas situações e que todas as sugestões fossem devidamente acolhidas para o seu respectivo encaminhamento.
Parcerias
O secretário também foi enfático ao detalhar a necessidade de formação de parcerias conjuntas entre os municípios, o Estado e a União na realização de ações conjuntas. “Em muitas situações explicitadas na reunião, ficou patente que ainda há uma grande necessidade de organização dos municípios, no sentido de apurarem os dados das famílias necessitadas, a localização específica e a estratificação de todas as necessidades, pois os programas federais requerem esses dados para incluir as novas demandas”, detalhou José Sobral.
Também foram anunciadas medidas como a ampliação do número de carros pipa (que hoje está estimado em 5.500 carradas/mês, beneficiando 104.209 pessoas em 626 povoados), a distribuição de forragem para o gado, a ampliação dos projetos de distribuição de renda (Bolsa Família e Garantia Safra), que hoje já atingem 27.400 famílias nos municípios em estado de emergência. “Vamos continuar somando esforços, ouvindo sugestões e cobrando dos organismos responsáveis as respostas que a população necessita para enfrentar essa estiagem que já é a mais grave dos últimos 40 anos. A água para beber está sendo bem distribuída, agora precisamos aperfeiçoar cada vez mais a distribuição de água para dessedentação animal, já que o gado é o grande propulsor da economia na região”, avaliou José Sobral, ao ouvir relato dos prefeitos e representantes dos municípios presentes.
Proinveste
Ao avaliar a situação crítica dos municípios do semiárido e, atualmente, até do Agreste sergipano, alguns prefeitos foram  contundentes em defender a aprovação do programa Proinveste, que será reapresentado nos próximos dias pelo governador Marcelo Déda.
“Está na hora de deixar a política partidária de lado. Agora é a hora de pensar em política social. Termos a perspectiva de receber créditos de quase R$ 800 milhões e deixarmos isso passar por picuinhas políticas é um absurdo. Espero que os nossos parlamentares reflitam muito bem sobre essa questão, sobretudo, diante de dificuldade que vivenciamos”, alertou o prefeito de Feira Nova, Jonas Oliveira.
Compartilhando a opinião, o prefeito de Macambira, Ricardo Souza, também contextualizou a importância que o Proinveste teria no estímulo a medidas de combate à seca. “O que enfrentamos hoje nos municípios e no Estado, com a perda da arrecadação de FPM e FPE, dificulta ainda mais nessa situação emergencial, que não temos de onde tirar recursos”, destacou o prefeito.
Quem também deu um depoimento incisivo a favor do programa foi o novo prefeito de Canindé de São Francisco, o ex-deputado federal Heleno Silva. “Agora é hora de ‘pensar’ com o coração. Estamos vendo nossos irmãos sertanejos passando necessidade, sofrendo com a perda de sua fonte de renda, que é o gado, e passando privações que só os sertanejos suportam. O Proinveste é uma ferramenta indispensável para, não só garantirmos novos investimentos estruturantes para as comunidades carentes, como também a possibilidade de ofertar mais qualidade de vida a um povo marcado pelo sofrimento”, declarou o prefeito Heleno.
Participação
Participaram da reunião, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Genival Nunes; o coordenador da Defesa Civil, Tenente-Coronel BM José Erivaldo Mendes, o representante da Secretaria Nacional da Defesa Civil, Sandro Cavalcante; o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Sergipe, o presidente da Deso, Sérgio Ferrari; o presidente da Emdagro, Jeferson Feitosa; o presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano; e secretária adjunta do Planejamento, Ana Cristina Dias; além de representantes da Codevasf e Banco do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário