quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

PM APREENDE ANIMAIS SILVESTRES EM POVOADO NA CIDADE DE MARUIM.


ppamb_1A Polícia Militar de Sergipe, através do Pelotão de Polícia Ambiental, apreendeu na manhã desta terça-feira, 08, vários animais silvestres que eram mantidos em cativeiro em um pequeno sítio no Povoado Pau Ferro, localizado em Maruim, distante 30 quilômetros da capital sergipana.

A ação ocorreu por volta das 11h, quando a guarnição composta pelos Cabos Lisboa e Soares e soldados Galdencio e Israel foram solicitados pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) a fim de verificar uma denúncia sobre um cidadão que criava em um pequeno sítio, situado no Povoado Pau Ferro, muitos animais silvestres sem a autorização do IBAMA.


teiús_ppamb_2Ao chegar ao local, os policiais identificaram João Batista dos Santos como proprietário da área e constataram que o mesmo matinha, em cativeiro, cerca de seis lagartos da espécie “Teiús”, duas aves da espécie “três potes”, dois patos silvestres, além de três pássaros silvestres da espécie “sabiá”.

Após a verificação, o proprietário foi questionado pelos militares se ele possuía o documento fornecido pelo IBAMA, o qual autoriza a criação dos animais em cativeiro, obtendo de João Batista a negativa, relatando que criava os animais como prática de Hobby. Diante da situação, a guarnição lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência, baseado no Art. 29 de Lei de Crimes Ambientais, que será encaminhado ao Fórum da cidade de Maruim. Em sequência, os animais silvestres foram soltos em ambiente natual.


O  Comando do Pelotão Ambiental informa que tem intensificado as ações para coibir a captura e o cativeiro de animais silvestres pois, de acordo com ele, “a cultura nefasta de criar animais silvestres, sem autorização do poder público, põe em risco a saúde e a integridade do criador e causa dano à biota".

Nenhum comentário:

Postar um comentário