terça-feira, 5 de março de 2013

GOVERNADOR PARTICIPA DE LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DA NOVA FÁBRICA YAZAKI EM SOCORRO.


Um ato solene que marca um novo capítulo no desenvolvimento industrial sergipano. Este é o significado que pode definir a importância da solenidade que contou com a presença do governador Marcelo Déda e dos executivos da Yazaki, uma empresa de origem japonesa que, graças à política de atração de investimentos do Governo do Estado,  investirá R$ 46,5 milhões para implantar uma fábrica de componentes eletrônicos automotivos no Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro. A solenidade ocorreu no início da tarde desta terça-feira, 5, no local onde será edificada a nova planta fabril, em Nossa Senhora do Socorro.
Na ocasião, o governador, o presidente da Yazaki para o Mercosul, Toshihiro Hinoi, o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique de Carvalho, e o deputado estadual José Franco Sobrinho, vice-presidente da Assembleia Legislativa, promoveram o lançamento da pedra fundamental da obra da nova fábrica, que foi lacrada contendo um jornal do dia, exemplares da moeda corrente no país e uma planta da fábrica.
Dia Histórico
“Este é um momento histórico na vida econômica e para o desenvolvimento industrial em Sergipe. A Yazaki é uma das maiores empresas do setor automobilístico do mundo, estando presente nos cinco continentes em 42 países, com cerca de 200 mil empregados em todo o mundo.  O Nordeste começa a atrair a indústria automobilística que já se instala nos estados maiores como Bahia, Pernambuco e Ceará, e nós, aqui em Sergipe, conforme eu havia anunciado há aproximadamente dois anos, começamos a atrair os investimentos dos fabricantes de componentes automotivos”, descreveu o governador Marcelo Déda.
Ainda segundo Déda, embora não seja comum que o governador compareça a todos lançamentos de obras das indústrias que se instalam em Sergipe, pela significância, esse foi um ato que cobrou a sua presença. “Temos trazido ao longo dos últimos seis anos um número que já alcança cerca de 120 empresas dos mais variados portes. O fato é que este é um ato histórico onde estamos iniciando um novo capítulo na história da industrialização sergipana com uma empresa líder mundial em seu segmento e que, certamente, representará um referencial para novos potenciais investidores”, disse.
Sergipe, conforme o governador, passa a disputar o concorrido mercado da indústria automobilística que vem se consolidando no Nordeste nos últimos 20 anos. “Agora contamos com uma empresa que é líder mundial em seu segmento, e resguarda a marca do talento japonês inovando na primeira unidade de componentes automotivos em Sergipe, contribuindo na nossa meta de interiorizar o desenvolvimento”, destacou Marcelo Déda.
Emoção
Num momento de emoção, o governador afirmou que se orgulha em ter contribuído para escrever um novo capítulo na história do desenvolvimento sergipano, sobretudo no processo de interiorização que tem proporcionado a geração de milhares de empregos no interior. “Não sei o que Deus reservou no seu calendário para mim, mas tenho certeza de que dediquei toda a minha vida para escrever um novo capítulo da história de Sergipe, ao lado do meu povo”, concluiu o governador.  
Colaboração
Já o prefeito Fábio Henrique destacou a data como uma das mais importantes da história de Socorro. “Este é um dos dias mais importantes da história da nossa cidade. É o maior empreendimento já construído em Nossa Senhora do Socorro. Para se ter uma ideia, o shopping Prêmio, outro grande empreendimento que contou com apoio do Governo do Estado, e com a presença do governador em sua inauguração, em 2010, gera cerca de 1000 empregos em suas 120 lojas, só esta empresa vai gerar cerca de 1600 empregos diretos, muitos dos quais certamente para a população da região. Estamos buscando dar nossa parcela de contribuição executando  programas de capacitação para nossa juventude, a exemplo do Projovem, em parceria com o Governo Federal. Nosso maior compromisso e nossa luta é justamente pela geração de emprego e renda em Socorro, por isso comemoramos mais essa conquista graças à grande parceria com o Governo do Estado”, destacou Fábio Henrique.
Perspectivas
O presidente da Yazaki para o Mercosul, Toshihiro Hinoi, destacou a importância estratégica que a nova unidade terá para as perspectivas de evolução de empresa. “Há dois anos estamos desejando uma nova fábrica no Brasil. Hoje estamos aqui comemorando esse momento de grande importância para a Yazaki, que só foi possível graças ao trabalho do Governo do Estado, da prefeitura e da Codise”, registrou o presidente.
Ele descreveu as características da nova unidade que ocupará um terreno de 42 mil metros quadrados, onde a planta fabril contará com 18 mil metros quadrados. “Nós queremos edificar uma fábrica integrada com a sociedade sergipana, respeitando o meio ambiente adotando as mais modernas práticas de gestão”, anunciou o presidente.
A Empresa
A Yazaki do Brasil foi fundada em 29/01/1997. Possui 5 fábricas 4 estados do país: Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná (02 unidades). Na América do Sul, o grupo atua ainda no Paraguai, no Uruguai e na Argentina, onde possui uma fábrica. O total de funcionários na América do Sul é de 9.595 empregados. A planta entrará em operação em setembro de 2013, com previsão de gerar em sua capacidade plena de produção, em 2014, 1.604 postos de trabalho (empregos diretos).
 
Participação
 
Participaram do ato o diretor Financeiro da Yazaki no Brasil, Tadashi Hirota, além de diversos executivos da empresa, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Saumíneo Nascimento, dirigentes da Companhia de Desenvolvimento Industrial de Sergipe (Codise), dentre outras autoridades, vereadores do município e membros da administração estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário