segunda-feira, 11 de março de 2013

PREFEITO AUTORIZA REFORMA DA PRAÇA CAMERINO.


Priorizando o bem estar da população, o prefeito João Alves Filho tem como meta recuperar as praças da cidade e assinou hoje, dia 11, a autorização para a reforma da Praça Camerino, que será a primeira de dez outras a serem restauradas na primeira etapa. Em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a obra custará R$ 1 milhão e 300 mil e será entregue no dia 1º de setembro de 2013.
A praça tem papel fundamental dentro de uma cidade que, além de proporcionar lazer, faz com que os moradores do entorno interajam. De acordo com o prefeito, com o crescimento das metrópoles, as pessoas sofrem de "solidão na multidão". "Essa é uma área de lazer, ponto de encontro das famílias. Estamos dando partida na restauração de dez praças, sendo que duas serão da Juventude. Ainda esta semana também assinaremos a autorização da reforma da Praça Tobias Barreto e a Câmara de Vereadores indicará quatro outros espaços que serão beneficiados", informou o prefeito.
Outra preocupação do João Alves é em relação à segurança das praças, já que os usuários de drogas tomaram conta dos locais e o desempenho da Guarda Municipal será primordial para que os espaços sejam entregues de novo à população. "Isso não acontecerá da noite para o dia. Estamos convocando os guardas que passarão por treinamento e ainda precisamos adquirir novos equipamentos. Sem a segurança necessária não adianta fazer as reformas".
 "O IPHAN está sendo responsável pela maior parte do investimento na recuperação da Praça Camerino. Os sergipanos devem muito a este instituto. Enquanto eu era governador a recuperação de São Cristóvão e Laranjeiras somente foi possível com a participação significativa do IPHAN. Além da Praça Camerino já estamos estudando várias outras obras em Aracaju com a participação do Instituto", disse o prefeito.
A superintendente do IPHAN, Terezinha Oliva, disse que com a reforma da praça alguns elementos que fazem menção a sua feição histórica serão recuperados. "Faz parte de um projeto do IPHAN chamado PAC Cidades Históricas, que foi elaborado em 2010. Estamos iniciando em Aracaju uma obra pioneira que prevê a restauração do pátio ferroviário e obras no centro da cidade. A Praça recebe o nome em homenagem a Francisco Camerino, herói da guerra do Paraguai, mas ainda não tem um monumento em alusão a ele", disse a superintendente.
O secretário de Infraestrutura, Luiz Durval, informou que o piso utilizado em todo contorno da praça bem como nas transversais será de concreto desempolado polido, que é destinado para proporcionar maior conforto a cadeirantes e pessoas com problemas de acesso. "As pedras portuguesas serão reaproveitadas e continuarão fazendo parte do piso da praça, mas ao lado serão construídas essas novas vias em concreto".
A secretária de Defesa Social, Georlize Costa Teles, disse que já existe um plano de atuação da Guarda Municipal para que as praças fossem devolvidas para o povo aracajuano. "Colocaremos guardas para cuidarem do maior patrimônio do município que é o povo de Aracaju. O prefeito determinou, e cumpriremos essa ordem a rigor: no dia 01 setembro, na inauguração da praça Camerino, a Guarda Municipal já estará desempenhando o seu papel. Procuraremos instalar um posto que dê condições aos guardas de atender a população e também sendo faremos rondas permanentes", enfatizou Georlize.
Uma das pessoas que também assinou a ordem de serviço para a obra na Camerino é a magistrada e jornalista Maria Luiza Vieira Cruz, moradora de um dos prédios do entrono da praça e que sempre fazia menções em artigos publicados na mídia, sobre a situação decadente em que se encontra o local. Satisfeita com a reforma da praça, Maria Luiza disse que o prefeito está de parabéns pela iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário