quinta-feira, 11 de abril de 2013

LIXÃO DO SANTA MARIA SERÁ DESATIVADO NA PRÓXIMA SEMANA.


Na próxima terça-feira, 16, o prefeito João Alves Filho desativará finalmente o lixão do Santa Maria, transferindo a disposição final dos resíduos sólidos do município de Aracaju para o Aterro Sanitário da Estre, empresa detentora de licenciamento ambiental e responsável pela implantação do aterro.

Os caminhões compactadores passarão a levar o lixo para o aterro, em Rosário do Catete, passando antes pela estação de transbordo, no município de Nossa Senhora de Socorro. A desativação atende à decisão judicial numa ação proposta pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual, decisão essa descumprida pela gestão anterior - fato que gerou uma multa superior a R$ 30 milhões.

O secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, diz que será um dia histórico para a cidade, após 30 anos de remediações. "Além de desativar definitivamente uma fonte permanente de poluição, possibilitará a despoluição da área, onde está localizado um dos grandes aquíferos do estado de Sergipe, ainda proporcionará maior segurança para o transporte aeroviário", explica.

Para o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Júlio Flores, a desativação do lixão só pode ser vista de forma benéfica. "Essa desativação atende aos anseios da população. Agora o lixo será encaminhado para um local devidamente adequado, com a licença da Adema", destacou.

Responsável pela coleta do lixo, entre outras atribuições, a Emsurb continuará mantendo a sua forma de trabalho tendo como foco a melhor assistência à capital. "Continuaremos com o mesmo trabalho, a diferença será o destino do lixo que recolhemos. Tenho certeza que o aracajuano ficará satisfeito com o resultado", afirmou Julio Flores.

Com a implementação do programa de despoluição, será possível retirar todo o gás metano produzido com o aterro dos resíduos ao longo dos anos, podendo gerar energia com baixo custo para a comunidade.

Outro fato importante é que será instalado pelo Município de Aracaju um novo Centro de Triagem de resíduos sólidos, e os catadores que estão no lixão serão cadastrados e encaminhados à nova cooperativa que está formada.

A Secretaria de Comunicação da PMA disponibilizará no dia 16 de abril às 7h da manhã, o transporte - que sairá do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos - para a imprensa conhecer a estação de transbordo, em Socorro, e o aterro sanitário, em Rosário do Catete. Estarão presentes os prefeitos de Aracaju, João Alves Filho, e de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, além dos representantes da Estre, autoridades e convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário