quinta-feira, 4 de abril de 2013

SEMA APRESENTA LAUDO PERICIAL DA MORTANDADE DOS PEIXES DA SEMENTEIRA.


A Secretaria Municipal do Meio Ambiente - Sema - apresentou nesta quinta-feira, 04, no gabinete da presidência da Emsurb, no bairro Jardins, o relatório técnico pericial da mortandade de cerca de cinco mil peixes do lago da Sementeira - o Parque Augusto Franco.

O laudo foi iniciado em 14 de março por solicitação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos - Emsurb. Neste período, a equipe técnica da Sema, sob a chefia do biólogo e secretário-adjunto, César Gama, realizou minuciosa investigação para apurar as causas do desastre ambiental que culminou no óbito em massa de peixes do gênero Oreocrhomis, popularmente conhecido por tilápia, e em menor quantidade, de espécimes do gênero Centropomus (Robalo).

O resultado da conclusão apontou morte por asfixia em função de drástica redução na concentração de oxigênio na água. Segundo o relatório, o sintoma foi desencadeado pelo desequilíbrio do ecossistema ocasionado por um processo denominado de eutrofização antropogênica, decorrente de poluição por efluentes domésticos (águas residuárias)  despejados no lago, que provoca a superproliferação de organismos aquáticos.

Os técnicos concluíram que o despejo contínuo destes efluentes aumentou excessivamente a quantidade de fósforo total e nitrogênio amoniacal, substâncias que em alta concentração são indicativas de poluição por esgotos urbanos, configurando o excesso de nutrientes no ecossistema, o que desencadeia o fenômeno da eutrofização acelerada com a explosão de vida no ambiente.

A situação levou ao aumento da concentração de gases tóxicos decorrentes de processos metabólicos originários do excesso de microorganismos e matéria orgânica no lago, especialmente algas, e ocasionou elevação exagerada da Densidade Bioquímica de Oxigênio - DBQ, que rapidamente consumiu o gás - agravado pelas exigências da grande população de peixes no local e pelo desligamento inadequado do sistema de aeração.

A retirada indevida de plantas macrófitas, que auxiliam na filtragem e recuperação de corpos de água degradados e poluídos, também teria sido agravante do problema.

Diante das problemáticas apresentadas no lago da Sementeira, a Sema manterá sistema de monitoramento permanente. "Levando em consideração o resultado das investigações, a equipe técnica desta secretaria recomenda o monitoramento permanente e a realização de práticas bem definidas para a reversão do fenômeno observado no lago da Sementeira", disse o secretário-adjunto, César Gama.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, informou que está proibida a pesca e distribuição de peixes do lago da Sementeira. "O consumo de peixes do lago da Sementeira representa risco à saúde da população e por isso tanto a pescaria como a distribuição deles está definitivamente interrompida", enfatizou Matos.

Entre outras medidas está a realização de novos exames para verificação da qualidade da água; reintrodução de plantas macrófitas ao ambiente; o religamento do sistema de aeração por maior duração de tempo e investigação da fonte de esgotos despejados no lago, para identificar os responsáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário