quinta-feira, 6 de junho de 2013

GUARDA MUNICIPAL COÍBE INFRAÇÕES NOS MERCADOS CENTRAIS DE ARACAJU.

A atuação da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) está rendendo bons resultados para usuários e comerciantes dos Mercados Centrais da capital. Após o reforço no efetivo responsável por manter a ordem no local, realizado no início de maio, já foi constatada uma significativa redução de ocorrências como arrombamentos, roubos e tráfico de entorpecentes. Em um mês de trabalho, foram apreendidas mais de 40 armas brancas; drogas, como crack e maconha, bem como objetos utilizados em arrombamentos.

São 28 guardas municipais (Gms) trabalhando 24h, em escala de plantão, nos três mercados. A equipe realiza constantemente rondas preventivas com o objetivo de coibir crimes.

De acordo com a Direção Geral da GMA, a medida de readequação das escalas e implantação do efetivo foi motivada pela demanda de reclamações dos comerciantes e pessoas que circulam no local no tocante ao uso de drogas, furtos e outros delitos de pequena gravidade, que refletiam na comercialização dos produtos.

"Dentro da nova concepção e dinâmica, no âmbito da GMA, concebida pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), que trata da retomada dos espaços públicos dos infratores em prol do cidadão de bem, a direção instaurou um reforço significativo na área e escalou um GM responsável por identificar os principais pontos de vulnerabilidade do local, possibilitando um serviço mais eficiente e proativo por parte da Guarda. Tudo isso vem refletindo positivamente entre os usuários dos Mercados", detalha o diretor geral adjunto tenente Jonatas Souza.

De acordo com o GM Acrenaldo Cardoso, supervisor das guarnições dos Mercados, o trabalho das equipes durante o mês de maio rendeu cerca de 20 prisões em flagrante, decorrentes de tráfico, lesão corporal, furto, arrombamento, ameaça, atentado ao pudor, entre outras infrações.

"Esses bons resultados são fruto do empenho das guarnições que trabalham com toda a disposição para garantir a tranquilidade. Quem trabalha nos mercados e quem chega ao local reconhece a atuação da GMA", expõe o GM informando que os guardas mantém um estreitamento com os comerciantes e funcionários da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) promovido por meio de reuniões para tratar das necessidades de segurança do local.

Reflexo das melhorias

O supervisor do Mercado Albano Franco, Adogilton Leite, da Emsurb, calcula o impacto que a nova dinâmica de trabalho da GMA gerou no espaço. "As ocorrências aqui neste mercado foram reduzidas entre 70 e 80%. A atuação da Guarda melhorou bastante, diminuindo consideravelmente os furtos e o tráfico praticado durante a noite aqui no local".

A permissionária Josefa Fraga, que vende no Mercado há 12 anos, conta que teve muitos produtos roubados. "Antes, quase sempre eu tinha panelas roubadas do meu box. Agora diminuiu muito a quantidade de traficantes e de ladrões. Os guardas são bastante educados e estão sempre presentes", revela.

"A eficiência é visível. Chego ao mercado às 7h e já encontro os guardas trabalhando. Saio às 18h30 e me sinto muito mais seguro, porque eles estão na saída protegendo a gente. Fico bastante tranquilo em deixar meus produtos no box. E, eu tenho certeza, que muitas pessoas que trabalham no mercado já perceberam que agora tudo está mais seguro", relata o comerciante Reginaldo São Mateus que está no mercado há 15 anos.

O mesmo reconhecimento é manifestado pelo proprietário de um bar instalado na área externa do mercado, o senhor Avanio dos Santos. "Me sinto muito mais seguro, pois não vejo mais perturbação na região. Além disso o tempo de resposta dos guardas é mínimo quando os solicitamos nos casos de ocorrências", destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário