quarta-feira, 19 de junho de 2013

GUARDA MUNICIPAL EMPREGARÁ A SPARK NA SEGURANÇA DO FORRÓ CAJU 2013.

Foto:  Ascom/GMA

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) vai inovar na segurança do Forró Caju 2013 com a utilização do dispositivo elétrico incapacitante Spark. Para garantir uma festa segura e um serviço eficiente, a instituição está promovendo treinamento para todos os guardas para o uso do equipamento não letal, que serve tanto para defesa como controle por parte do agente, e reduz as taxas de lesão e de queixas por uso de força excessiva.

Um total de 40 equipamentos serão distribuídos junto aos guardas municipais (GMs), reforçando o aparato de segurança das guarnições distribuídas em todo o circuito do evento. As instruções para o efetivo geral iniciaram nesta segunda, 17, com o objetivo de aprimorar o conhecimento da equipe, explorando desde as especificações da Spark até as situações de emprego.

"A GMA, como sempre, sai na frente capacitando seus agentes com o que há de mais moderno em segurança pública, utilizando mais um armamento não letal em suas operações e preservando a integridade física da população", expôs o GM João Fagner Aquino que participou já do primeiro dia de instrução.

O emprego da Spark é uma ação inédita empreendida pela GMA na segurança de eventos sob responsabilidade do município. Para o GM Fábio Antônio, que trabalha há nove anos na instituição, a iniciativa é fundamental para atuação do guarda. "A arma vai facilitar o nosso trabalho, porque há ocasiões em que a arma de fogo não é a mais adequada, pois oferece um maior risco. A aplicação da Spark no Forró Caju garante a contenção do indivíduo de forma mais específica em meio a multidão. Este tipo de equipamento revela um avanço em tecnologia, que se faz necessário em todas as organizações de segurança", salientou.

De acordo com o diretor geral adjunto da GMA, tenente Jonatas Souza, o emprego no Forró Caju foi motivado em virtude das peculiaridades que o evento apresenta. "A festa atrai um gigantesco número de foliões, neste sentido as ações de segurança para resguardar os cidadãos que estarão curtindo a festa exigem alguns cuidados, um deles deve estar relacionado com o armamento, sendo bastante pertinente este dispositivo de baixa letalidade. Já promovemos um treinamento para o grupamento da Ronda da Capital e agora a mesma instrução está sendo oferecida ao grupo geral. Após o Forró Caju, a nossa intenção é empregar as Sparks no serviço ordinário da GMA, nos diversos postos de serviços da capital", adiantou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário