terça-feira, 4 de junho de 2013

GUARDA MUNICIPAL PREPARA EFETIVO PARA O FORRÓ CAJU.

Quem foi ao Parque Augusto Franco (Sementeira) nesta terça-feira, 4, presenciou um cenário bem interessante com diversos guardas municipais (GMs) participando de treinamentos técnicos de defesa pessoal  e abordagem. A ação faz parte do ciclo de capacitação continuada promovido pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), que visa o aprimoramento constante do efetivo. Nesta etapa, todos os GMs se preparam para a atuação no Forró Caju.

Segundo a Direção Geral da GMA há uma perspectiva futurista de atualização, capacitação e profissionalização dos guardiões buscando, através de treinamentos, associar o conhecimento teórico ao exercício prático. "Isso gera efetiva segurança e confiança no exercício cotidiano da GMA. Dentro deste contexto, esperamos que a Guarda trabalhe no Forró Caju visando atender a cidadania, os direitos humanos e os princípios da legalidade, pois, embasado em tais princípios, a sociedade aracajuana, visitantes e turistas, se sentirão  mais seguros e terão uma visão profissional da GMA", destaca o diretor geral coronel Enilson Aragão.

As instruções são realizadas ao longo desta semana, já que conta com a participação total do efetivo. As orientações de defesa pessoal fica a cargo do GM Fábio Fontes, faixa preta em Judô. "O foco do treinamento são as técnicas de imobilização, algemação e condução que, em um evento como o Forró Caju, são mais utilizados. Estamos apostando em um treinamento constante para que a técnica seja aplicada com exatidão. Outro ponto trabalhado na instrução é a necessidade do GM utilizar as técnicas com a força proporcional, visando solucionar, da melhor forma, o problema sem causar danos ao infrator, porém, cessando com eficiência a ação delitiva", detalha Fábio.

Já as técnicas de abordagem são conteúdo ministrado para os guardas recém-empossados dentro da grade do curso de formação. A nova turma, que já inicia a atuação durante os festejos juninos, está aprendendo na disciplina Técnicas e Procedimentos Operacionais - conduzida por oficiais da Polícia Militar - os princípios do exercício do poder e do uso diferenciado da força. Na prática, os novos guardas aprendem abordagem a pessoas, a grupos e a veículos, exercício da voz de comando, as técnicas e situações do uso da algema, bem como revista com o uso de detectores de metais.

 "Posso afirmar que a GMA está com um perfil mais ativo e os agentes devem estar preparados para o combate ao crime. Nesta disciplina, a preocupação é repassar um pouco da vivência na rua, expondo as técnicas de abordagem e de exercício de poder adequadas à atividade, para minimizar a reação do infrator. O guarda deve estar seguro da sua função e de como ele deve agir diante das circunstâncias, aplicando o uso adequado da força e avaliando a legalidade, a necessidade e a proporcionalidade. Tudo respaldado nos princípios éticos dos agentes de segurança pública",  explica o tenente Maykel Luduvice, um dos instrutores do curso de formação.

Para a GM Nataly Machado o treinamento é fundamental para atuar no evento de grande porte. "Já passamos pelo curso de formação em que fomos preparados em vários níveis. Esta capacitação que a GMA está proporcionando garante a nossa atualização e, com certeza, vamos poder colocar em prática todo o conhecimento aprendido, garantido a tranquilidade das pessoas que participarão da festa", avalia.

O GM Wayne Rodrigues acrescenta que essa instrução proporciona maior segurança na atuação do guarda. "Com certeza vamos atuar junto ao público do Forró Caju com bastante segurança. Esse treinamento é diferencial e fundamental para agirmos de forma correta, prudente e dentro da legalidade", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário