quinta-feira, 6 de junho de 2013

IRAN APELA A JACKSON PARA QUE ATENDA PAUTA DO MAGISTÉRIO E DOS DEMAIS SERVIDORES PÚBLICOS.

O vereador Iran Barbosa, PT, usou a tribuna da Câmara Municipal, na tarde desta quarta-feira, 5/6, para fazer um apelo ao governador em exercício, Jackson Barreto, e também aos secretários da Fazenda e da Administração para que busquem, urgentemente, uma alternativa para garantir o direito dos servidores públicos ao reajuste salarial anual, como também o direito dos professores ao reajuste do piso da categoria, que há dois anos está sem revisão.

"Quero manifestar a minha solidariedade aos servidores públicos, em especial à minha categoria, o magistério, e apelar ao governador em exercício, Jackson Barreto, e a sua equipe econômica de governo para que busquem uma alternativa urgente para os servidores e rompa com este silêncio em relação às pautas dos servidores, silêncio que já dói nos ouvidos", falou o petista.

Segundo ele, o calendário já aponta para metade da primeira quinzena de junho e até o momento não há pronunciamento, por parte do governo do estado, relativo à revisão salarial anual a que os servidores têm direito. "Faço esse apelo até porque a população de Aracaju tem sentido as consequências deste silêncio do executivo estadual à questão salarial de todos servidores", reforçou.

Direito de greve

O vereador e líder da oposição aproveitou para criticar vereadores que vêm utilizando reiteradamente a tribuna da Câmara para desqualificar a luta dos servidores públicos e os próprios servidores, tachando-os como "aqueles que não querem trabalhar" e de "baderneiros".

"Quem diz isso precisa checar melhor a realidade, porque quem tem sustentado a máquina pública são exatamente os servidores públicos, que muitas vezes não têm as condições de trabalho asseguradas mas estão lá, executando a sua função. E quero lembrar também que o direito de greve é assegurado pela Constituição Federal. As categorias estão usando de um direito constitucional, como também é constitucional o direito à revisão salarial anual. Quando o servidor para as suas atividades, para porque já usou de outros instrumentos para tentar negociar e não conseguiu", pontuou.

Magistério acampado

Iran Barbosa destacou que os professores da rede pública, neste momento, estão acampados dentro da Secretaria de Estado da Fazenda e que ontem,4/6, ao retornar de uma atividade em Itabaiana, passou no local para se solidarizar com os colegas de magistério acampados e apoiar a sua luta.

"Eles estão dando a sua cota de sacrifício pessoal para chamar a atenção sobre a necessidade de se garantir a revisão do piso salarial do magistério, que está sem reajuste desde o ano passado", disse.

"Entendo que ocupar o espaço da Tribuna parlamentar para expressar uma opinião é natural, mas tentar transformar o servidor público num irresponsável e a sua luta em baderna é uma forma desrespeitosa de fazer esse debate e demonstra desconhecimento total em relação a essa luta. Entendo que a luta é necessária para avançarmos. Não houve avanços nas conquistas dos trabalhadores neste mundo que não tenha vindo a partir da organização e da luta", enfatizou.

Resposta a Félix

O vereador e vice-líder do prefeito na Câmara Municipal, Renilson Félix (DEM), estranhamente, imediatamente após a fala do vereador Iran Barbosa, usou a Tribuna para cobrar dos parlamentares de oposição posição relativa à falta de negociação do governo do estado com os servidores e o não anúncio do índice de revisão salarial.

Respondendo como líder da oposição na Câmara, Iran ironizou o discurso do vice-líder do prefeito. "Fui o primeiro a usar a Tribuna e acho que o vereador Renilson Félix não ouviu o meu discurso. Manifestei todas as preocupações que ele, depois de mim, veio aqui trazer. É muito estranho ele falar em silêncio da oposição depois da minha fala na tribuna cobrando exatamente a necessidade do governo do estado providências relativamente à pauta dos servidores públicos. Fiz um apelo ao governador em exercício e aos seus secretários que busquem uma alternativa para solucionar o problema, e tenho feito essa cobrança não só aqui", disse.

Para o parlamentar, o discurso de Renilson foi descabido no tempo, porque veio imediatamente após sua manifestação cobrando posição do governo do estado no atendimento às pautas dos servidores. "Independente de quem esteja de plantão no Palácio do Governo, vou seguir cobrando seriedade no tratamento com o servidor público e que o governo do estado cumpra o papel constitucional de garantir a revisão salarial anual", completou o líder da oposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário