terça-feira, 11 de junho de 2013

JACKSON BARRETO ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA REFORMA DO BATISTÃO.

“Uma vitória histórica dos desportistas sergipanos e um compromisso do governador Marcelo Déda, com apoio de toda a equipe de governo”. Assim o governador em exercício, Jackson Barreto definiu a importância da concretização da reforma do estádio Lourival Baptista, o Batistão, cuja ordem de serviço foi assinada na manhã desta terça-feira, 11, nas instalações da própria praça esportiva. Fruto de um investimento de R$ 15,5 milhões, as intervenções obedecerão duas etapas, elevando a capacidade do estádio para 14.500 pessoas sentadas e toda a estrutura de segurança e funcionalidade obedecendo aos padrões da Federação Internacional de Futebol (Fifa). A previsão é de que a obra seja concluída em 15 meses.

De acordo com o governador em exercício, os recursos para a obra, oriundos do Ministério dos Esportes (cerca de 90%) são fruto de uma emenda do deputado federal Valadares Filho, com a contrapartida do Governo do Estado.

“Vamos buscar oferecer uma praça de esportes à altura do povo sergipano, valorizando todos os profissionais e amantes do esporte em Sergipe. Esta é uma realização que marca definitivamente o compromisso do governador Marcelo Déda com a transformação do panorama do esporte sergipano que já reformou diversos estádios, ginásios e construiu o maior número de quadras esportivas já visto no interior sergipano, beneficiando o esporte profissional, amador e comunitário”, contextualizou o governador em exercício, recordando as reformas do estádio Francão, em Estância, do Presidente Médici, em Itabaiana; do estádio Governador Valadares, em Maruim, além de outros estádios revitalizados nesta administração.

O governador em exercício também relembrou da época em que o Batistão foi inaugurado, julho de 1969, onde a população aracajuana entoava o hino do Batistão e comemorava por receber uma obra que marca a história da cidade. “Desta vez, também com muita alegria, vamos renovar a emoção de entregar à população um dos melhores estádios do Nordeste e de todo o país, à altura de receber as melhores seleções do mundo. Esta é a transformação dos sonhos dos desportistas sergipanos em realidade. Devemos isso ao ímpeto e compromisso do governador Marcelo Déda”, frisou Jackson Barreto.

Especificações 

Todo o projeto e as intervenções pretendidas foram explicadas em detalhe pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa. “Todo o projeto contempla as normas recomendadas pela Fifa e as mais recentes orientações que visam oferecer segurança, comodidade e acessibilidade a idosos, portadores de necessidades especiais e todo o público que frequentar esta arena esportiva”, pontuou o secretário durante a exposição.

Na primeira etapa, conforme explicação do secretário, será realizada a intervenção na estrutura física, com a instalação de três novos degraus de arquibancada, instalação de alambrado de vidro temperado, melhorando a segurança e visibilidade do campo, novas cadeiras em todo o estádio (já que todo o público ficará sentado), novo gramado e novos sistemas de drenagem e irrigação.

“Na segunda fase, implantaremos a nova iluminação do campo e de toda a área externa, com efeito luminotécnico a partir de uma iluminação criativa que será implantada em toda a parte externa”, explicou o secretário.

A partir da ampliação da arquibancada, a capacidade que hoje beira os 12 mil lugares, passará para 14.500 lugares com assento, além de novos pórticos de entrada na rua Cedro, novas instalações para jogadores, imprensa e polícia, ao nível do gramado, novo estacionamento, incluindo vagas para motos, nova bilheteria, dois novos vestiários para juízes, que contarão também com um túnel direcionado ao gramado, novo sistema de prevenção de incêndios, além de duas casas de lixo e um novo placar eletrônico (full color) de 6x4 metros.

Realização

Segundo o presidente da Federação Sergipana de Futebol, José Carivaldo de Souza, esta obra representa um sonho de décadas de todos os envolvidos com o futebol em Sergipe. “Este é um dos momentos mais emocionantes dos meus 50 anos dedicados ao futebol. Quero fazer um agradecimento especial ao governador Marcelo Déda, que nunca se furtou a ajudar o futebol sergipano. Agora fica mais viável a realização do meu grande sonho que é encerrar a minha carreira como dirigente trazendo a seleção brasileira para jogar em Sergipe”, revelou Carivaldo.

Já o secretário de Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, reforçou a importância dos investimentos realizados durante este governo no esporte ao convidar as ginastas que integram a Seleção Brasileira de Ginástica Artística, sediadas em Sergipe, a postarem-se diante do público presente para receber uma salva de palmas pela medalha de ouro conquistada no Panamericano de Guadalajara, no México, em 2011, e pela medalha de bronze conquistada no Mundial realizado em março de 2013, na Bélgica.

“Estas garotas são a prova de que a capital dos esportes no Brasil é Aracaju. Esta conquista ficará marcada em nossa história, pois esse estádio é um templo do esporte sergipano. É emocionante ver as lágrimas dos servidores que trabalham aqui há mais de 30 anos num dia como esse e essa é mais uma conquista que se soma ao trabalho revolucionário que promoveu a instalação de escolas de esportes no bairro Santa Maria, no Santos Dumont e no interior do estado”, declarou Pimentel, descrevendo as realizações da sua pasta, incluindo a primeira escola de esportes integrada do país.

“Esse gramado histórico do Batistão, onde Pelé já pisou, vai continuar fazendo história, já que uma parte vai para o campo lá da escolinha do Santa Maria, e outra parte vai para a escola de esportes que o governo vai inaugurar no município de Malhador”, revelou o secretário, ao saudar os presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário