segunda-feira, 10 de junho de 2013

JACKSON BARRETO INICIA PREPARATIVOS PARA RECEBER INVESTIDORES DO ORIENTE MÉDIO.

Na manhã desta segunda-feira, 10, o governador em exercício, Jackson Barreto, recebeu o embaixador Isnard Penha Brasil Júnior, que é o chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores, no Recife, abrangendo todo o Nordeste. Ele veio acompanhado da sua esposa, a embaixatriz e também embaixadora Ana Maria Penha Brasil. Diante da vasta experiência de ambos nas relações diplomáticas com países do Oriente Médio, onde atuaram por anos, eles vieram a Sergipe a partir de um convite formulado pelo Governo do Estado na busca do estreitamento das relações com investidores da região. 

De acordo com o governador em exercício Jackson Barreto, esta foi uma visita produtiva no sentido de alavancar todos os preparativos para a captação de investimentos importantes e a dinamização das relações comerciais entre Sergipe e as nações do Oriente Médio. “O embaixador Isnard é o representante do Itamaraty para os estados do Nordeste, e um homem profundamente conhecedor das relações com o povo muçulmano. Ele foi embaixador do Brasil durante anos na Arábia Saudita e foi através dele que realizamos as tratativas para atração de novos investimentos como é o caso da Amsia Motors”, revelou o governador em exercício, abordando a captação de um importante investimento que fortalecerá a cadeia de produtos automotivos que cresce em Sergipe.

Perspectivas 

De acordo com o governador, ainda este mês,  representantes da referida empresa e, inclusive, um membro da família real Saudita, o príncipe Faisal, que é acionista da empresa, virá a Sergipe para formalizar os atos que darão corpo a este novo empreendimento. “Nesse sentido é que a presença do embaixador é fundamental para nos familiarizarmos com todos os ritos comuns nas tratativas com os muçulmanos. Esse investimento representará um grande avanço no desempenho da política industrial sergipana, além da perspectiva de geração de milhares de empregos para os sergipanos”, relatou Jackson Barreto.

Ainda na visita, o governador em exercício manteve, via videoconferência, contatos com dirigentes da empresa sediados no Canadá. “O presidente da empresa, Sr. Mustafá, nos assegurou a viabilidade dos investimentos e, tão logo possamos assinar um protocolo de intenções sobre a instalação desta empresa em Sergipe, eles buscam intensificar as relações com os sergipanos”.

Investimento 

O investimento a que se refere o governador em exercício está estimado em R$ 1 bilhão e a intenção é de que toda a produção em Sergipe seja nacionalizada. “Os dirigentes nos asseguraram que desejam que a empresa a ser instalada em Sergipe seja uma empresa brasileira, ao contrário de outras em que tudo o que é arrecadado no Brasil, é levado de volta para sua matriz. Sergipe foi escolhido dentro das estratégias que definiram o interesse pela América do Sul e pelo Brasil, dentro das potencialidades que oferecemos”, complementou.

Este, segundo o governador em exercício, representa um avanço muito grande na matriz econômica do estado. “Acho que essa empresa, assim como a Yazaki, poderá ser o grande instrumento para atrair outras empresas similares para o nosso Estado. A perspectiva é de que sejam ofertados quatro mil novos empregos, e precisamos qualificar cada vez mais a nossa juventude e os nossos trabalhadores para recebermos empreendimentos dessa magnitude”, contextualizou o governador em exercício. 

Visita

O governador em exercício também informou sobre a perspectiva de que o maior acionista da fábrica, o príncipe Faisal, da Arábia Saudita, acompanhado do presidente da Amsia Motors estejam em Sergipe entre os dias 22 e 23 de junho. “Tão logo os protocolos de intenção sejam assinados, já começa processo de instalação das unidades operacionais da empresa. Nós não temos dúvida sobre a capacidade desta empresa, que é consolidada no mercado mundial, e tem unidades na China, África do Sul, Canadá, dentre outros países. Não tenho dúvida que esta é mais uma grande vitória para Sergipe a partir da ação do governo Marcelo Déda que vem há muito tempo prospectando o interesse de novos investidores”, concluiu Jackson Barreto. 

Articulação

Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento, o fato de o embaixador Isnard Brasil Júnior tem atuado em países como a Arábia Saudita, em Omã e no Iemen, foi determinante para que ele pudesse colaborar, a partir dos contatos do Governo de Sergipe com o Itamaraty.

“Buscamos o contato com o próprio ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, para nos apoiar nessa iniciativa de proporcionar uma apresentação sobre o Brasil para investidores internacionais que estarão em Sergipe no decorrer deste mês para tratar desse grande projeto que estamos trazendo para o estado”, complementou. 

Impulso Econômico  

Já o embaixador Isnard Brasil Júnior afirmou que contribuir com uma iniciativa que irá trazer benefícios para o Brasil e para Sergipe, é algo extremamente prazeroso e gratificante. “O nosso interesse é justamente colaborar para esse estreitamento desses laços, uma vez que a Arábia Saudita tem uma capacidade de importação muito grande. Com isso, estaremos colaborando para dinamizar o comércio Brasil-Saudita, até porque ainda importamos algum petróleo de lá e teríamos um bom comércio de retorno garantido através de uma empresa saudi-brasileira aqui em Sergipe. Os árabes são tradicionalmente bons negociantes e primam pelo cumprimento da palavra. Tenho impressão de que podem surgir iniciativas extremamente positivas para os sergipanos nesse cenário”, opinou o embaixador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário