segunda-feira, 1 de julho de 2013

CPTran DIVULGA BALANÇO DA OPERAÇÃO LEI SECA JUNINA 2013.


cFoi realizada na manhã desta segunda-feira, 1 de julho, uma coletiva de imprensa para apresentação do resultado da Operação Lei Seca Junina 2013 pela Polícia Militar, através da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran). O evento aconteceu na sede da Companhia, situada no Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe – Detran/SE –, e contou com a presença de policiais militares.

Em 2013, a Operação Lei Seca Junina ocorreu de 20 a 30 de junho. Segundo o comandante da CPTran, capitão Fábio Machado, houve redução de 32% no número de acidentes em comparação ao mesmo período do ano passado. Durante os festejos juninos de 2012, foram registrados 50 acidentes, contra 34 este ano. Já em relação ao número de vítimas lesionadas, foram contabilizadas 39 este ano, sete a menos do que em 2012, quando ocorreram 46 registros. 
c“O maior saldo que podemos tirar de toda a nossa operação é, sem dúvida, a diminuição do número de acidentes. Em 2012 conseguimos reduzir em 13% esse índice, e este ano diminuímos as estatísticas de acidentes para 32%. Ficamos muito satisfeitos com esse resultado nesse período tão difícil que é o mês de junho, já que é normal nesta época o aumento da frota flutuante na cidade de Aracaju”, explica Machado.

O capitão aponta que os bons números são reflexos de um trabalho conjunto de todos os policiais da companhia durante os 11 dias de operação realizada nas imediações do Forró Caju. “Fizemos fiscalização intensiva todas as noites. Buscamos fazer um cerco nos locais onde havia maior probabilidade de passagem de condutores embriagados, uma vez que as festas juninas propiciam o uso de bebida alcoólica”, ressalta.
cFábio Machado destacou ainda que as Campanhas de Educação para o Trânsito também vêm contribuindo para a redução de acidentes. “Atualmente, existem cerca de cinco mil carros adesivados com a logomarca da Lei Seca, o que auxilia a divulgação da campanha. Nosso objetivo é educar e trazer a sociedade para o nosso lado, porque sem a sociedade fazendo a sua parte a gente não consegue chegar a esse resultado. As campanhas educativas devem ter sempre qualidade, responsabilidade, seriedade, além de serem permanentes”, adverte.

Números

Entre os números do período junino apresentados pela Companhia de Policiamento de Trânsito – CPTran – estão o de infrações, Carteiras Nacionais de Habilitação – CNHs – e Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLVs – recolhidos, veículos apreendidos, multas administrativas e prisões em flagrante.

O número de infrações por motivos diversos diminuiu de 330 em 2012 para 227 em 2013. O índice de CNHs recolhidas também reduziu de 118 no ano passado para 48 este ano. Com relação aos CRLVs recolhidos, em 2013 foram 61 contra 76 em 2012. O número de veículos apreendidos também apresentou baixa, o índice caiu de 139 no ano passado para 65 este ano.

Comparado ao período de 20 a 30 de junho de 2012, os números da Lei Seca também registraram queda este ano, apesar do número de prisões em flagrante ter aumentado. Em 2013 foram contabilizadas 13 medidas administrativas e 26 prisões em flagrante, totalizando 39 condutores autuados com base no art. 165 do CTB. Em 2012 foram registradas 69 medidas administrativas e 17 prisões em flagrante, somando 86 motoristas autuados na Lei Seca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário