sexta-feira, 6 de setembro de 2013

JACKSON BARRETO LANÇA PROJETO DOM TÁVORA EM NEÓPOLIS.

Uma ação do Governo do Estado em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola das Nações Unidas (Fida) que viabilizará o desenvolvimento de negócios para a população rural mais pobre de Sergipe. Essa é a descrição do projeto Dom Távora, lançado pelo governador em exercício na manhã desta sexta-feira, 6, no município de Neópolis, a 122 km da capital. A ação prevê o investimento de R$ 67 milhões (recursos do Fida e contrapartida do Estado) tendo como alvo principal a erradicação da pobreza rural.

"Esta é a realização de um antigo sonho meu e do povo do baixo São Francisco que foi acolhido pelo governador Marcelo Déda e pela secretária e primeira-dama Eliane Aquino. Assinava este convênio no Fida há oito dias atrás e hoje estou aqui lançando o programa que beneficiará mais de 45 mil pessoas da região mais pobre de Sergipe", contextualizou Jackson.

O foco da ação é o apoio ao desenvolvimento de negócios agropecuários ou não-agropecuários voltados para a segurança alimentar. A estratégia prevê o apoio financeiro e suporte técnico para desenvolvimento de arranjos produtivos ligados à agricultura familiar, a exemplo de apicultura, avicultura caipira, aquicultura (piscicultura, carcinicultura e ostreicultura), além de fruticultura especial e agricultura irrigada. Outra vertente da ação também prevê apoio a iniciativas que envolvam produção de artesanato e turismo rural.

Abrangência

O Dom Távora beneficiará cerca de 10 mil famílias de agricultores familiares sergipanas. São cerca de 40 mil pessoas em 15 municípios de quatro territórios de desenvolvimento. O maior número de municípios está no Baixo São Francisco: Pacatuba, Brejo Grande, Ilha das Flores, Neópolis, Santana do São Francisco, Japoatã e Canhoba. Além desses serão beneficiados os municípios de Nossa Senhora Aparecida, Carira e Pinhão (Agreste Central); Tobias Barreto, Poço Verde e Simão Dias (Centro Sul), Gracho Cardoso e Aquidabã (Médio Sertão).

Ainda de acordo com Jackson Barreto, o projeto Dom Távora também tem uma meta específica em promover o combate aos índices de pobreza existentes na região do baixo São Francisco, que são os maiores de Sergipe. “A taxa de pobreza na região é de 53,7%, enquanto a taxa média de Sergipe é de 47%, e a média nacional é de 40%. Esse foi um dos argumentos para que conseguíssemos aprovar esse projeto junto ao Fida, que opera tradicionalmente nas regiões de semiárido. Serão ações incisivas para promover o desenvolvimento da região, fortalecendo as vocações já existentes e dinamizando o potencial de outras atividades produtivas”, frisou.

Homenagem

O governador em exercício também ressaltou a importância da homenagem prestada a Dom Távora, o primeiro bispo da região e que engajou-se na luta pelos direitos dos camponeses. “Ainda como estudante, acompanhei toda a mobilização promovida nessa região em prol dos mais carentes. Esta é uma homenagem justa e merecida a quem dedicou sua vida ao homem do campo”, destacou Jackson Barreto, que também relembrou um fato específico quando fez um pronunciamento, representando os estudantes da UFS, no sepultamento de Dom Távora realizado na Catedral Metropolitana de Aracaju.

Perspectivas

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, José Macêdo Sobral, este programa é fruto de uma iniciativa que já vinha sendo trabalhada há alguns anos, visando potencializar a intensificação dos arranjos produtivos na região.

“Além de garantir a segurança alimentar, também idealizamos um programa que permitisse o desenvolvimento de novas atividades e a articulação com os segmentos comerciais e industriais que viabilizem o escoamento da produção e a ampliação de mercado dessas iniciativas. Temos boas perspectivas para esse projeto em Sergipe, que é o único do mundo com a participação do Fida fora do semiárido. E isso só foi possível graças ao empenho do governador em exercício, Jackson Barreto, um apaixonado pela região e que visitou, junto com o governador Marcelo Déda, a própria sede do Fida, em Roma, há cerca de dois anos”, relembrou Sobral.

O secretário explicou que os escritórios da Emdagro nos respectivos municípios serão os pontos de difusão de informação sobre as iniciativas.

Já o agricultor Carlos Alberto de Freitas, do povoado Betume, e que falou em nome das associações de produtores rurais da região, fez questão de agradecer pela iniciativa e apresentar a sua expectativa positiva em relação ao projeto. “Quero aqui agradecer ao governador em exercício Jackson Barreto pelo empenho em promover, junto à Codevasf, um esforço de mobilização para a manutenção dos perímetros irrigados. As máquinas já chegaram e só temos que agradecer a todos que se empenharam nesse objetivo. Esse projeto Dom Távora temos certeza de que representará a redenção de muitos dos produtores da região, já que apoiará arranjos produtivos que vão movimentar a economia local. Os produtores de toda a região agradecem por todo o apoio do governo”, destacou.

A opinião foi reforçada com o depoimento do prefeito do município de Neópolis, Amintas Diniz Tojal. “Esse é um projeto de abrangência enorme, pois, além de incentivar a produção agrícola, ele envolve todos os segmentos da economia da região. Agora temos todas as possibilidades de promover realmente um crescimento sustentado da região”, vaticinou o prefeito, que também formulou diversos pleitos ao governador no sentido de promover a atração de novos empreendimentos comerciais e industriais para a região.

Lembrança e Esperança

Já o bispo da Diocese de Propriá, Dom Mário Rino Sivieri, relembrou os objetivos que nortearam a atuação de Dom Távora. “A reforma agrária é a base de uma revolução social, a libertação do povo do seu estado de subdesenvolvimento. Isto é o que escrevia Dom Távora, já em 1959”, relembrou Dom Mário. “Ele expressava uma preocupação da igreja em mais do que salvar almas, salvar gente. Ele dá nome a esse projeto, e é um nome que honra essa terra pela qual ele deu a sua vida sacerdotal. Como ele bem colocava, a igreja defende a propriedade privada desde que todos tenham acesso à terra. Esperamos que esse projeto dinamize todas essas perspectivas”, contextualizou o bispo.

Participaram do ato em Neópolis os deputados federais Valadares Filho, Márcio Macêdo e Fábio Reis, os deputados estaduais João Daniel, conceição Vieira e Ana Lúcia Menezes, representantes de órgãos federais e estaduais correlatos à ação governamental, prefeitos da região, vereadores, secretários de Estado, secretários municipais e líderes de diversos movimentos sociais atuantes no baixo São Francisco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário