segunda-feira, 2 de setembro de 2013

SAÚDE DE ARACAJU AMPLIA NÚMERO DE LEITOS PARA PACIENTES COM TRANSTORNOS MENTAIS.

No dia 28 de agosto foi implantado no Hospital São José o Serviço Hospitalar de Referência (SRH), que permitiu a colocação de mais 14 leitos para atender pacientes com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de drogas. Com isso, são 30 leitos no São José que se somarão aos outros 16 existentes no Hospital de Cirurgia. Além disso, a partir de hoje, 2 de setembro, a direção do São José passará a ser responsável por toda a escala médica dos plantões.

Essa mudança nas responsabilidades só foi possível após uma alteração no contrato que vigora desde 2004 entre o hospital e a Secretaria Municipal da Saúde. De acordo com Karina Cunha, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial da SMS, o hospital cuidará das escalas e terá autonomia para contratar os médicos. Anteriormente, havia dificuldade de fechamento das escalas por falta de profissionais concursados.

“A realização desse contrato com o Hospital São José para administrar e contratar os profissionais dará uma melhor assistência aos usuários. Os nossos médicos que estavam no São José serão remanejados para os Caps (Centro de Atendimento Psicossocial), UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e referências em saúde mental na atenção básica. A secretaria ficará realizando o apoio e a supervisão do serviço, visando o adequado funcionamento, conforme as diretrizes e a política municipal de saúde mental”, explicou a secretaria da Saúde de Aracaju, Goretti Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário