sábado, 12 de outubro de 2013

GOVERNO GARANTE DIVERSÃO A CENTENAS DE CRIANÇAS NO PARQUE DA CIDADE.


Alegria e diversão tiveram lugar garantidos na vida de milhares de crianças que compareceram ao Parque da Cidade, no bairro Industrial, zona Norte de Aracaju, na manhã deste sábado, 12. O ‘Dia de Todas as Crianças’, evento promovido pelo Governo do Estado de Sergipe em parceria com as secretarias estaduais e demais órgãos, é uma oportunidade dos jovens usufruírem de momentos de lazer, além de conferirem atrações artísticas. O governador em exercício compareceu ao evento e conferiu de perto a diversão da criançada, acompanhadas por seus pais e familiares.

O evento teve início às 9h da manhã e contou com uma ampla programação recreativa que resgata a cultura local, são elas: espetáculos de dança, música, teatro, hip hop, manifestações folclóricas e capoeira. Nem mesmo a chuva atrapalhou a vinda da comunidade ao parque. A expectativa é que cerca de 500 alunos de 21 escolas da rede pública de ensino, além de toda a população compareçam ao local até às 17h.

Foram disponibilizadas oito camas elásticas, um tombo legal, um cinema 6D, quatro pula-pulas grandes, quatro piscinas de bolinhas grandes, dois kiddie plays, uma centopeia, duas quadras de futebol de sabão, um air game e um tobogã barco pirata que garantirão a alegria da criançada. Gente como a pequena Ana Carla, 5, que chegou animada ao parque. “Estou muito feliz, vou brincar muito hoje”.

Acompanhada de toda a família, Liziane Vieira da Silva, 31, aprovou todo o evento no qual participa pela primeira vez. “Trouxe o meu filho para que ele tirasse a carteira de identidade dele e acabei parando para jogar uma partida de xadrez com a minha família. É bem interessante o evento, é um dia de recreação e incentivo à cultura, com teatro, oficinas, algo que não é muito visto no dia a dia”, disse Liziane.

A mudança de local do evento para o Parque da Cidade agradou a estudante Ana Maria de Araújo, 14, que participa do dia recreativo há vários anos. “Este ano está sendo bem melhor que os anos anteriores. O Parque da Cidade tem tudo a ver, estou feliz, tem muita coisa boa hoje, muitas atividades que pretendo participar”.

A causa social também foi outro atrativo que reuniu muitas famílias ao evento. A dona de casa Elenilza dos Santos trouxe a pequena Maria Eduarda Santos, 4, para fazer o registro. "Muito bacana a ideia do evento, estou participando pela primeira vez, vim para tirar a carteira de identidade da minha filha e pretendo que ela curta bastante os brinquedos".

A deficiente física, Edivirgens Andreza da Silva, 13, aproveitou a ocasião para tirar o documento de identidade como também para participar das atividades culturais oferecidas pelo evento. “Acabei de chegar e já tirei a minha identidade, agora é brincar muito, estou feliz”.

Eder Getirama, da Secretaria do Estado da Inclusão Social classificou a importância do evento. “Garante a todas as crianças sergipanas a ‘cidadania’, faz afloras no real sentido de ser criança, de não se ter responsabilidade nenhuma, aproveitar o dia para somente brincar, em um ambiente que se insere muito bem neste contexto, o de ser criança”.

Uma mega estrutura foi montada para o evento que ainda inclui área para oficinas, dois palcos, um circo com lonas e cadeiras, área para vendedores ambulantes, campo de futebol, um caminhão-pipa, estacionamento para ônibus escolares, além de quatro geradores de energia. Para garantir a segurança de todos, um posto da Polícia Militar foi montado e policiais reforçaram as rondas em todo o parque.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) mobilizou 18 profissionais da saúde que foram destinados a realizar atendimentos emergenciais que venham a ocorrer ao longo do dia. “Estamos hoje com uma equipe de dois médicos, dois enfermeiros, cinco técnicos em enfermagem, duas pessoas atendendo pelo administrativo, pessoas encarregadas em realizar o preenchimento de fixas para atendimento, higienizador, além de uma viatura do suporte avançado e uma de suporte básico para realizar os atendimentos necessários”, disse o enfermeiro e Coordenador Técnico Assistencial do Samu, Abraham Freitas Costa.

Um dia de muito lazer e atividades recreativas que jamais será esquecido na vida de centenas de crianças, que levarão para casa muito conhecimento e um pouco da cultura local, além da  certeza de que tiveram a oportunidade de desfrutar o real sentido de ser criança: a diversão.

Cobertura

Este ano, o Núcleo de Cultura Digital da Secretaria de Estado da Comunicação (NCD/Secom) transmitirá o evento durante quatro horas: pela manhã, das 9h30 às 11h30, e no turno da tarde, das 13h30 às 15h30. O stream de transmissão estará disponível na página oficial do Governo de Sergipe no Facebook. Pelo Twitter, será possível acompanhar, minuto a minuto, o andamento da festa. Para arquivar os diversos sorrisos do dia, o Flickr será atualizado instantaneamente, enquanto o Instagram abrigará detalhes e ângulos diferenciados do evento.

Parceria

O evento é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Comunicação (Secom),  da Secretaria do Estado da Educação (Seed), Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Secretaria do Estado do Trabalho (Setrab), Defesa Civil, Federação Hospitalar de Saúde de Sergipe, Polícia Militar do Estado de Sergipe (PM/SE), Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP), Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Secretaria do Estado do Esporte e Lazer (Seel), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Instituo Banese, Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese), Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania (Sedhuc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário