quarta-feira, 9 de outubro de 2013

POLÍCIA PRENDE TRAFICANTES E APREENDE MAIS DE 110 QUILOS DE DROGAS NA INVASÃO DO PANTANAL.


Uma operação planejada há dois meses pela polícia sergipana desarticulou uma das principais quadrilhas em atuação na capital sergipana. A operação iniciou às 5h da manhã desta quarta-feira, 9, na Invasão do Pantanal, bairro Inácio Barbosa, zona sul de Aracaju, e contou com policiais do Departamento de Narcóticos (Denarc), Superintendência de Polícia Civil, Companhia de Radiopatrulha, Pelotão Ambiental, Grupamento Tático Àereo (GTA) e Canil do Batalhão de Choque. 

A operação foi realizada por terra, água e ar pelas unidades especializadas da polícia sergipana. Segundo o delegado do Denarc, Fábio Pereira, a polícia recebeu dezenas de denúncias via 181, no Denarc e na Companhia de Radiopatrulha. “Foram feitos levantamentos da área durante alguns meses e tivemos diversas difculdades de conseguir informações. Policiais foram abordados o tempo inteiro por pessoas que queriam saber o que eles estavam fazendo na invasão e o que queriam por lá”, destacou o delegado. 

A partir desse levantamento foi pedido 11 mandados de busca de apreensão e cinco mandados de prisões. De acordo com o comandante da RP, capitão Hiram Rocha, cerca de 90% da droga apreendida foi encontrada enterrada no mangue do rio Poxim. A droga era vigiada pelos seguranças da quadrilha, que também conta em sua estrutura com olheiros, vigilantes, compradores, vendedores e uma rede de pessoas que os apoiavam em caso de invasão da polícia. 

Foi o caso, por exemplo, de Taislan Silva dos Santos, 19 anos, que não estava na lista de pessoas a serem presas, mas tentou impedir a aproximação dos policiais jogando pedras e outros artefatos. A Polícia Militar reagiu com spray de pimenta, vindo a controlar o distúrbio. “Temos informações seguras de que pessoas foram mobilizadas pelos traficantes para falar mal da operação policial e por em descrédito o trabalho que foi planejado há meses, mas a polícia não vai se intimidar e recebe este tipo de crítica até com alegria”, destacou Pereira, lembrando que a maioria da comunidade aopiou a intervenção policial. 

Nos locais que eram controlados pelos traficantes a polícia apreendeu 108 quilos da maconha, 2,5 quilos de cocaína, duas armas de fogo, sendo um revólver calibre 38 e uma pistola, dezenas de munições e cédulas de pequeno valor. O material foi encontrado no mangue, mercearias, casas e galpões da localidade. 

Além de Tailan, foi preso em flagrante Ednaldo dos Santos, conhecido como 'Gugu', 21 anos, acusado de portar vários tabletes de maconha, Leniton Almeida de Araújo, o 'Chiquinho', 22 anos, acusado de portar duas armas de fogo no momento da prisão, e Edjane Santos da Silva, 28 anos, que tem um mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico de entorpecentes expedido pela 4ª Vara Criminal. 

O capitão Rocha ressaltou que novas operações devem ocorrer na localidade porque dos cinco mandados expedidos pela Justiça, quatro ainda precisam ser cumpridos. Já o delegado Fábio Pereira destacou que desses foragidos, três pelos menos exerciam função de chefia da organização. “Há ainda uma grande quantidade de pessoas que se beneficiavam das atividades ilícitas da quadrilha”, enfatizou. 

Assaltos e Entorpecentes 

Investigações também apontaram que os integrantes da quadrilha ainda realizavam assaltos em outros bairros da zona sul da capital, notadamente, no Distrito Industrial de Aracaju (DIA) e bairros vizinhos. Toda a droga apreendida nesta quarta-feira era distribuida na capital sergipana para traficantes de menor potencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário