terça-feira, 8 de outubro de 2013

REFORMA DA PRAÇA TOBIAS BARRETO PROPORCIONARÁ LAZER AOS ARACAJUANOS.

Foto:  Sílvio Rocha

Dentro de poucas semanas a população aracajuana irá desfrutar de mais um amplo e renovado espaço de lazer no bairro São José. Uma das mais antigas da capital sergipana, a Praça Tobias Barreto está com sua reforma em fase de conclusão. A obra, assim como a revitalização de outras praças na capital, faz parte do processo de revitalização que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretária Municipal de Infraestrutura, vem realizando nos espaço de integração e lazer da cidade.

Cerca de 30 operários trabalham na revitalização da praça, A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) constrói novos espaços de lazer, a exemplo de dois parques infantis, área de leitura e doação de livros, ambiente para contar história, passarela para feira de artesanato, pista de caminhada e aparelhos de ginástica pensados para atender também a terceira idade. Com investimentos de cerca de R$ 1,8 milhão, a nova praça terá espaço multieventos, um posto policial, passarelas estacionamento, arquibancadas e um lago artificial.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Durval Tavares, as mudanças foram pensadas de maneira a privilegiar diversas formas de lazer para a população aracajuana. "Para a reforma da praça Tobias Barreto pensamos em uma nova leitura do espaço buscando contemplar não só o urbanismo, mas também o espaço de lazer. É uma somatória de ações que valorizam o lazer contemplativo, esportivo, cultural e recreativo. Queremos que a população utilize bastante o espaço", destaca.

O secretário ressalta ainda que, embora o projeto contemple a inserção de novos espaços de lazer, outros ambiente já existentes na praça Tobias Barreto serão mantidos, porém revitalizados. "O mobiliário urbano como novos bancos, lixeiras e mesas serão totalmente novos. O palco para shows, assim como espaço de multieventos onde tradicionalmente ocorre a feira aos domingos serão mantidos, mas passam por uma completa reforma. Da mesma maneira, estamos fazendo a recuperação do piso. Preservaremos a história da praça, que é uma das mais antigas da cidade", garante o secretário.  

Dona de uma papelaria há dez anos, Silvana Almeida não vê a hora de ver a praça pronta. "Antes de começar a reforma tinha muitos vândalos aqui e a violência era constante, então vejo como muito boa a notícia da conclusão da obra. Creio que haverá melhorias no comércio e valorizará bastante o local", disse.

A comerciante Naiza Vieira concorda com a afirmação de Silvana. Para ela, tudo a conclusão dos serviços dará uma nova cara para o ambiente. "A praça estava feia e abandonada. Com a reforma, teremos uma visão melhor de tudo", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário