quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

MUITOS POSTOS ESTÃO PRATICANDO PREÇOS BEM ACIMA DO CONCEDIDO PELO GOVERNO FEDERAL, UM VERDADEIRO ABUSO.

TELEFONIA FIXA TERÁ REAJUSTE DE 0,5% NOS PRÓXIMOS DIAS.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje (31) os novos valores dos planos básicos da telefonia fixa. O reajuste chega a 0,568% para clientes das operadoras Telefônica/Vivo, CTBC e Sercomtel. Para usuários da Telemar/Oi, o aumento será 0,553% e as ligações de longa distância nacional feitas pela Embratel vão ficar 0,554% mais caras.
Segundo a Anatel, as novas tarifas foram calculadas com base no Índice de Serviços de Telecomunicações (IST), que teve variação de 5,144% entre agosto de 2011 e outubro de 2012. Sobre esse índice é aplicado o Fator X, que reflete o ganho de produtividade das operadoras, que é compartilhado com os usuários, resultando na diminuição do índice de reajuste.
Os novos valores serão publicados no Diário Oficial da União nos próximos dias e devem ser divulgados pelas concessionárias em jornais de grande circulação 48 horas antes de começarem a ser aplicados.
Fonte:  Agência Brasil

RECEITA ALERTA PARA E-MAILS FALSOS SOBRE IMPOSTO DE RENDA 2012.


Mensagem falsa de correio eletrônico voltou a circular na internet em nome da Receita Federal com intuito de enganar os contribuintes sobre supostas divergências na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, desta vez, do exercício de 2012.
O alerta é da própria Receita Federal, que lembra os internautas que não manda e-mails aos contribuintes. A única forma utilizada pelo Fisco para esse tipo de comunicação é por meio de caixa postal específica disponível para quem é cadastrado no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Outra forma de o contribuinte receber mensagens da Receita, para os que já possuam certificado digital, é a utilização doDomicílio Tributário Eletrônico (DTE).
Segundo a Receita, e-mails falsos sempre são enviados por quadrilhas especializadas em crimes pela internet para obter informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras dos contribuintes.
A Receita alerta ainda que os contribuintes não devem abrir os arquivos anexados a essas mensagens, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário. Caso receba algum e-mail em nome da Receita, o órgão pede que o contribuinte exclua imediatamente a mensagem.
Fonte:  Agência Brasil (Daniel Lima)

SENTENÇA OBRIGA ÓRGÃO A RECUPERAR ÁREA DEGRADADA.


Atendendo a pedido do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF), a Justiça Federal determinou que a União, o Município de Aracaju e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) reparem uma área de preservação permanente localizada na margem do rio Poxim.

De acordo com a decisão, os réus devem apresentar à Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), no prazo de 30 dias, um projeto de recuperação de área degradada (PRAD). Caso seja necessário, os órgãos terão 10 dias para realizar as modificações sugeridas pela Adema para, em seguida, executar o PRAD.

O caso - Uma casa de alvenaria foi erguida na rua Alu Campos, na margem do rio Poxim, no bairro Farolândia, em Aracaju, sem autorização dos órgãos competentes. A casa era usada para guarda de equipamentos de pesca e depois foi abandonada. A casa já foi demolida pelo responsável pelo imóvel.

Segundo o procurador da República que assina a ação, Rômulo Almeida, os réus permitiram a ocupação da área de preservação e, mesmo constatando a situação irregular (como foi informado em ofícios ao MPF), não adotaram as providências exigidas para a recuperação do meio ambiente, que deverão ser tomadas agora, após a condenação judicial.

Os réus ainda podem recorrer da decisão. O processo tramita na justiça com o número 0000072-02.2012.4.05.8500

Fonte:  MPF/SE

PRESO ACUSADO DE MATAR COMERCIANTE EM ESTÂNCIA.

Foto:  SSP/SE

Policiais da Delegacia Regional de Estância prenderam na última sexta-feira, 25, José Evanilton Gomes dos Santos. Conforme as investigações, ele é autor material da morte de Miguel Rodrigues, 53 anos. A vítima foi morta com um tiro no pescoço em sua casa, onde também funciona um bar, no povoado Farnaval, em Estância. 

Segundo o delegado Hilton Duarte, o bar da vítima é muito frequentado aos sábados e domingos e que a intenção dos acusados era justamente roubar o comerciante no final do dia do domingo, quando a vítima teria uma grande soma em dinheiro.

“Objetivando levar o que apurado com a venda do estabelecimento, Evanilton e mais um comparsa anunciaram um assalto na manhã do dia 22. Assustando-se com a reação da vitima, José Evanilton acabou atirando contra o comerciante, que foi alvejado no pescoço. Em seguida, fugiram sem levar nada”, destacou. 

A prisão de José Evanilton foi decretada pela Justiça após ele ser reconhecido por testemunhas, incluindo a viúva da vitima que estava no quarto ao lado e conseguiu ver os criminosos. Hilton Duarte ressaltou que José Evanilton agiu em parceria com um adolescente, que já foi identificado. O delegado não descarta a participação dos acusados em outros crimes.

GBARBOSA/CENCOSUD ASSUME COMPROMISSO COM DÉDA DE MANTER CENTRO DISTRIBUIDOR EM SERGIPE.


O desenvolvimento econômico de uma região pode ser aferido não só pela diversificação de seu campo industrial ou através dos índices de geração de emprego, como também pela ampliação de empresas já fixadas em seu território. Este ano, o grupo mercantil GBarbosa irá inaugurar mais lojas em Sergipe. A informação foi divulgada pelo presidente do grupo, Silvio Pedra, em carta encaminhada ao governador Marcelo Déda. 

“Nossas raízes sergipanas muito nos orgulham e são muito respeitadas. Neste ano, temos previsão de inaugurar mais unidades no estado de Sergipe, além de termos realizado um amplo investimento em diversas outras lojas, garantindo mais conforto e modernidade para nossas filiais aqui situadas”, escreveu.

No documento, Silvio diz que a Cencosud, empresa controladora do GBarbosa e terceira maior varejista da América Latina, vem realizando alterações estruturais para atender seu crescimento na região Nordeste e no País. “Em função de seu tamanho, dispersão geográfica e abrangência nacional, alguns funcionários foram promovidos e transferidos de cidade, o que não elimina a manutenção das equipes regionais em todos os estados onde a Cencosud mantém escritórios, a exemplo da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Ceará e Sergipe”.
 
Silvio garante ainda a manutenção do Centro Distribuidor (CD) no estado, o qual atende – além de Sergipe – Alagoas, Pernambuco e 40% da Bahia.  “Negamos enfaticamente os boatos de fechamento de nosso centro de Distribuição no estado, que hoje abastece e continuará abastecendo Sergipe, Alagoas, Pernambuco e parte da Bahia. A centralização de um escritório comercial garante preços e promoções altamente competitivos, marcas e produtos novos, variados e de grande qualidade. As operações comerciais regionais, reforçamos, continuarão sendo efetuadas pela sede sergipana da empresa, que sempre priorizou o mercado local e tem como princípio o fomento aos produtores e indústrias locais e nada mudará com relação a isso.

Criado há 58 anos e administrado pela rede varejista chilena Cencosud há seis, a rede acumula mais de 180 estabelecimentos distribuídos entre Supermercados, Eletro Shows e Farmácias nos estados de Sergipe, Bahia, Alagoas, Ceará e Pernambuco e emprega mais de 12 mil colaboradores. Em Sergipe, o grupo gera mais de 5,5 mil empregos diretos e 8 mil indiretos, espalhados em 10 hipermercados, 20 supermercados, 13 eletro shows e 28 farmácias (da rede GBarbosa) e um atacado Mercantil Rodrigues.
 
Cencosud
 
A Cencosud é formada pelas bandeiras do GBarbosa, Bretas, Perini, Mercantil Rodrigues e Prezunic, sendo a maior varejista da América Latina. Está entre as 20 maiores empregadoras do Brasil, com 30 mil vagas ocupadas. 
 
Sergipe
 
O número de empresas e indústrias fixadas, a diversificação de seu campo industrial e os altos índices de geração de emprego mostram que Sergipe vive um bom momento econômico. Nos últimos seis anos, cerca de 263 empresas se fixaram no Estado e receberam um investimento superior a R$ 998 milhões em incentivos fiscais.


Fonte:  ASN

GETAM PRENDE FORAGIDO DA JUSTIÇA E APREENDE DROGAS COMERCIALIZADAS EM RESIDÊNCIA.


pmseA Polícia Militar de Sergipe, através do Grupamento Especial Tático de Motos (GETAM), prendeu nesta quarta-feira, 30, Diego das Neves Santos, de 22 anos, por ser foragido da justiça pelo crime de assalto à mão armada, além de Carlos André dos Santos, de 32 anos, e sua esposa, Jersica Gomes dos Santos, de 27 anos, por tráfico de drogas, durante o policiamento ostensivo em bairros da zona norte da Capital.

A primeira ação ocorreu por volta das 11h, quando a guarnição do Escorpião 82, ao efetuar rondas ostensivas pelo bairro Santos Dumont, se deparou com um indivíduo em atitude suspeita que transitava pela Travessa João Benevides Marques. Após abordagem, o suspeito, em conversa com os militares, confessou que tinha passagem policial, mas alegou que já havia cumprido com as suas obrigações.

Com a revelação feita por Diego, os policiais militares entraram em contato com o serviço de inteligência do GETAM para averiguar a situação do suspeito, sendo informado que contra ele havia um mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de assalto à mão armada.  Os policiais encaminharam o suspeito para a 3ª Delegacia Metropolitana para a adoção das providências cabíveis.

pmseA segunda ocorrência foi atendida por volta das 12h30, quando o serviço de inteligência da unidade especializada, juntamente com a guarnição comandada pelo Tenente Isaac e composta pelos soldados Reginaldo, Pedro Cerqueira e Rezende, desmanchou uma “boca de fumo” localizada no conjunto Bugio.

A prisão foi iniciada com a denúncia de que uma casa localizada na rua B, nº 285, no referido conjunto, era utilizada como ponto de venda de drogas por um casal identificado por Carlos André dos Santos e Jersica Gomes dos Santos. Ao adentrar à residência, Jersica ainda tentou esconder a droga dentro da bermuda que a mesma utilizava, mas logo foi impedida pelos policiais.

Em poder da suspeita havia um pequeno frasco com quase 50 pedras de crack, prontos para consumo. Após buscas feitas no interior da residência, foram encontradas duas pedras grandes de crack, com 24 gramas cada, além de outras 110 pedras prontas para venda. Ainda com o casal foi encontrado a quantia de R$ 192,00 em cédulas de pequeno valor, o que caracteriza o comércio desse tipo de entorpecente.

Os policiais militares encaminharam o casal para a Delegacia de Narcóticos para a lavratura do flagrante e adoção das medidas que o caso requer.

TAC GARANTIRÁ PAGAMENTO DE SALÁRIOS ATRASADOS DOS SERVIDORES DE RIBEIRÓPOLIS.


O Ministério Público de Sergipe, por intermédio do Promotor de Justiça Dr. Rômulo Lins Alves, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta – TAC com o Prefeito do Município de Ribeirópolis e Secretários Municipais, com o intuito de regularizar o pagamento dos salário dos professores daquele Município.

Através de Procedimento Preparatório de Inquérito Civil, o MP constatou que a folha de pagamento dos funcionários públicos ribeiropolitanos, bem como o 13º salário de metade das secretarias municipais estavam atrasados.

No decorrer da instrução, com a atuação rigorosa do Ministério Público de Sergipe, foram pagos os salários de quase todas as secretarias, restando apenas o salário dos professores referente ao mês de dezembro de 2012 e metade do 13º do mesmo exercício.

No último dia 30 de janeiro, o Promotor de Justiça realizou audiência pública durante a qual os gestores comprovaram o pagamento do restante do 13º salário e de 1/3 do salário do mês de dezembro de 2012. A fim de regulamentar o pagamento da parcela remanescente, ou seja, de 2/3 do salário de 2012, foi firmado um TAC entre os presentes.
No TAC o Município de Ribeirópolis reconheceu que, por omissão imputável à gestão passada, ainda não quitou o salário total de 2012 dos professores e comprometeu-se a regularizar a situação.

Fonte:  MP/SE

CPTur RECUPERA DOIS VEÍCULOS ROUBADOS.


A Polícia Militar de Sergipe, através da Companhia de Policiamento Turístico (CPTran), recuperou, na noite da quarta-feira, 30, uma motoneta e uma motocicleta roubadas nas imediações do bairro Atalaia.

Por volta das 19h, o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) acionou os policiais da CPTur informando acerca de uma ocorrência na qual dois homens, em poder de uma arma de fogo, teriam tomado de assalto uma motoneta modelo Traxx, 50 ciclindradas, de cor vermelha ano 2013.

As equipes Tubarão 01 e 04, compostas pelos cabos Eurípedes e Jorgeleno e pelos soldados Olegário Júnior e Cardoso, iniciaram buscas e localizaram a motoneta, minutos após o crime, abandonada em um matagal em frente ao Sindicato do Fisco do Estado de Sergipe (Sindifisco), no bairro Coroa do Meio.

No mesmo local, também, os militares encontraram outro veículo de marca Shineray, na cor preta, que, após consulta, foi constatado tratar-se de produto de roubo. A motoneta Traxx foi devolvida à proprietária na sede da CPTur, mediante assinatura de um termo de entrega. Já a Shineray foi conduzida à Delegacia Plantonista para as providências cabíveis.

GEORLIZE RECEBE REIVINDICAÇÕES SOBRE TRANSPORTE PÚBLICO.


A futura secretária de Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles, conversou na manhã desta quinta-feira, 31, com representantes do Movimento ‘Não Pago'. O grupo foi ao Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos para reivindicar benefícios relativos ao transporte público.
Georlize Teles recebeu a carta com as reivindicações do movimento e ouviu com atenção os pedidos do grupo. "Recebemos a pauta, que pede melhorias no transporte público da Grande Aracaju. O documento contém vários itens que serão analisados. Concordamos com alguns deles, mas outros precisam ser discutidos, por isso, precisamos dialogar e chegar a um consenso", relata Georlize.
A secretária Georlize Teles já encaminhou a pauta para a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), onde técnicos analisarão as solicitações para que sejam discutidas durante audiência marcada para amanhã, 1º de fevereiro, às 14h, na sede da SMTT.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

AUMENTO DA GASOLINA DEVERÁ LEVAR O CONSUMIDOR A MIGRAR PARA O ETANOL, PREVÊ SINDICOMB.


O aumento de 6,6% concedido pela Petrobras para a gasolina comum em suas refinarias, e que passou a vigorar nesta quarta-feira (30), vai levar o consumidor a procurar abastecer o seu veículo com o etanol, que passa a ter maior competitividade ante o derivado fóssil.
A previsão foi feita pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes e de Lojas de Conveniência do Município do Rio de Janeiro (Sindicomb), Manoel Fonseca da Costa.
Na avaliação do presidente do Sindicom, o aumento é ruim tanto para o consumidor como para o revendedor, uma vez que a tendência em um primeiro momento é de que haja retração na demanda tanto de gasolina quanto de óleo diesel – também reajustado nas refinarias da Petrobras em 5,4%.
Nas estimativas de Fonseca da Costa, com os reajustes promovidos pela Petrobras, a gasolina terá aumento médio nas bombas entre 4,5% e 5%, enquanto o óleo diesel ficará entre 4% e 4,5%.
“E é claro que haverá, em um primeiro momento, queda na demanda dos dois derivados, embora o consumidor acabe sempre se acostumando. De qualquer forma, o etanol ficará bem abaixo da média dos 30% de diferença ante a gasolina, margem necessária para dar maior competitividade ao produto”, disse.
Na avaliação do presidente do Sindicomb, enquanto hoje o consumidor paga entre R$ 2,09 e R$ 2,19 pelo litro do álcool, a gasolina, com o aumento anunciado pela Petrobras, passará a custar nas bombas entre R$ 2,90 e R$ 3,00 o litro.
Fonte:  Agência Brasil

CPRv GARANTE SEGURANÇA NAS TRÊS PONTES QUE INTERLIGAM O LITORAL SERGIPANO.


Com a inauguração da Ponte Gilberto Amado, no ultimo dia 29 de janeiro de 2013, o estado de Sergipe concluiu a interligação através de pontes entre os municípios de Indiaroba, Estância, Itaporanga da Ajuda, Aracaju e Barra dos Coqueiros, através da nova via de acesso, os condutores percorreram somente cerca de 100 quilômetros para se deslocarem do município de Indiaroba até a Barra dos Coqueiros. Três grandes obras de arte fazem encurtar essa distância e interligam o litoral Sergipano: Ponte Construtor João Alves (com 1.800 metros de extensão) interliga os municípios de Aracaju a Barra dos Coqueiros, Ponte Jornalista Joel Silveira (com 1.080 metros de extensão) interliga os municípios de Aracaju a Itaporanga da Ajuda e Ponte Gilberto Amado (com 1.712 metros de extensão) interliga os município de Estância a Indiaroba.

Atenta ao avanço da infraestrutura no estado de Sergipe e ao aumento considerável do fluxo de veículos que a rodovia Litorânea (SE 100) irá receber, oriundo da BR 101 e do estado da Bahia através da (BA 099) Linha Verde. A Polícia Militar, através da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual - CPRv, esta preparada para atender as demandas de segurança pública, fiscalização de trânsito e atendimento a acidentes nos cerca de 100 quilômetros que interligam as três grandes pontes de Sergipe.
Em toda a extensão da rodovia Litorânea (SE 100), a Companhia de Polícia Rodoviária dispõe de 04 postos de fiscalização, um efetivo diário de 12 policiais militares rodoviários e 04 viaturas operacionais, que realizam o policiamento ostensivo da rodovia, prestam auxilio a condutores com dificuldades e estão preparados e equipados para atender aos possíveis acidentes de trânsito, a CPRv também dispõe do serviço de caminhão boiadeiros que realiza o recolhimento de animais soltos na região.

LOCALIZAÇÃO DOS POSTOS NA RODOVIA LITORÂNEA (SE 100):

PRv 03 – Posto de Fiscalização Rodoviário Estadual “Eng. Manuel P. de Figueiredo”
Localização: Rodovia Airton Senna (SE 100) – Povoado Mosqueiro - Município de Aracaju/SE
Telefone: 8824 8041 (24h).

PRv 04 – Posto de Fiscalização Rodoviário Estadual “Eng. Agnaldo Campos Lira”
Localização: Rodovia Airton Senna (SE 100) – Povoado Abaís – Município de Estância/SE
Telefone: 8824-8035 (24h).

PRv 06 – Posto de Fiscalização Rodoviário Estadual “Cel PM Aloísio Santana”
Localização: Rodovia Deputado Luis Eduardo Magalhães (SE 368) - Linha Verde – Município de Indiaroba/SE
Telefone: 8824 8047 (24h)

PRv 08 – Posto de Fiscalização Rodoviário Estadual
Localização: Rodovia (SE 449) – proximidades da Ponte Aracaju/Barra – Município de Barra dos Coqueiros/SE
Telefone: 8824-8038 (24h)

BRASIL AVALIA USO DE PÍLULA CUJA VENDA FOI SUSPENSA NA FRANÇA.


Em 90 dias, a pílula anticoncepcional Diane 35 e todos os genéricos do medicamento vão deixar de ser vendidos no mercado francês. A medida anunciada hoje (30) pelo diretor-geral da agência francesa de segurança dos medicamentos, Dominique Maraninchi, inclui todos os lotes da pílula, que serão retirados das prateleiras das farmácias.
Apesar do anúncio em resposta às denúncias internacionais sobre possíveis problemas de saúde provocados pelo uso da pílula, Maraninchi recomendou que pacientes que fazem uso do remédio não interrompam o tratamento antes de procurar um médico para pedir orientação. Estima-se que, atualmente, 315 mil mulheres tomem Diane 35 na França.
A ministra da Saúde da França, Marisol Touraine, tentou tranquilizar as mulheres que usam o Diane e afirmou que a pílula é o método anticoncepcional mais utilizado pelas francesas. Marisol Touraine pediu que as pessoas não entrem em pânico com as denúncias veiculadas nos últimos dias.
Em todo o mundo, foram relatados 125 casos de trombose venosa e quatro mortes de mulheres usuárias da pílula nos últimos 25 anos. As mulheres que apresentaram graves problemas de saúde com a pílula Diane 35, com idades entre 18 e 42 anos, sofreram acidentes vasculares variados, como embolia pulmonar ou derrame.
Na França, a pílula fabricada pelo laboratório alemão Bayer começou a ser vendida como um tratamento antiacne, mas, desde em 1987, é amplamente receitada como contraceptivo.
No último domingo (27), o Ministério Público francês abriu um inquérito preliminar para avaliar 14 casos relacionados ao uso da Diane 35.
O medicamento também é comercializado no Brasil e está sendo avaliado pelas autoridades de saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que está acompanhando o caso para avaliar que medidas devem ser tomadas.
Segundo informações da agência brasileira, até o momento, não foram notificados relatos de profissionais de saúde sobre problemas envolvendo o uso do Diane 35. No Brasil, a bula do medicamento já traz alertas referentes ao risco de trombose arterial ou venoso devido ao uso do produto.
Fonte:  Agência Brasil

POLÍCIA CIVIL PRENDE ENVOLVIDOS EM ROUBOS EM ITAPORANGA.


Foi preso nesta quarta-feira, por policiais civis da Delegacia de Itaporanga D'Ajuda, um homem identificado como Cléssio Danilo Dias de Jesus, 21. A captura foi realizada em cumprimento a outro mandado de prisão preventiva, emitido pelo juízo de direito da comarca local.

"Contra Cléssio Danilo, pesam acusações de roubo a estabelecimentos comerciais no município, utilizando armas de fogo e com ajuda de outras pessoas", resumiu o delegado Jorge Eduardo Dantas.

Ainda segundo o delegado, Cléssio Danilo é suspeito de envolvimento com uma quadrilha de adolescentes que vinha assaltando comerciantes na cidade, sendo que boa parte do bando foi apreendida no final do ano passado, destacou o Delegado.

Cumprimento de mandado

Ainda em Itaporanga, foram cumpridos na última semana, também pela Polícia Civil, mais três mandados de prisão. Dois deles se referem a acusados de roubo, e um por furto qualificado, totalizando cinco mandados em seis dias.

O delegado Jorge Eduardo informa também que, além das prisões realizadas, a Polícia Civil em Itaporanga cumpriu mais de 300 cotas judiciais e ministeriais no ano de 2012 (a maior quantidade por Unidade policial no Estado), contribuindo para a celeridade processual e diminuindo a impunidade no município.

SAÚDE ORIENTA SOBRE A SUSPENSÃO CAUTELAR DE MEDICAMENTOS UTILIZADOS PARA CONTRASTE EM EXAMES.


A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), alerta os consumidores, distribuidores de medicamentos e executores de exame que utilizam contraste, para a interdição cautelar dos medicamentos Magnevistan, Dotaren e Soros Fisiológicos, realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A medida veio em consequência das três mortes ocorridas no Hospital Vera Cruz, localizado no município de Campinas, em São Paulo. No momento, a Anvisa realiza investigação para saber qual foi o motivo dos óbitos. “A Agência ainda não tem comprovação se as mortes foram causadas pelo uso dos medicamentos ou dos equipamentos. Toda cadeia de produção e execução do exame será investigada”, disse Antônio Pereira Pombo, diretor de Vigilância Sanitária da SES.

Em reunião na sede da Agência, em Brasília, na manhã desta quarta-feira, 30, o diretor notificou as Vigilâncias Sanitárias dos 75 municípios sergipanos para que façam, imediatamente, a interdição cautelar desses produtos.

“Os fiscais devem ir até às distribuidoras e aos estabelecimentos que realizam este procedimento para apreender cautelosamente esses produtos. Antes de fazer a suspensão, os fiscais devem conversar com os responsáveis técnicos e legais dos estabelecimentos e orientá-los quanto à medida. Os medicamentos não serão retirados dos estabelecimentos”, disse.

O diretor ainda reforçou que não cabe somente aos fiscais de Vigilância Sanitária suspender o uso dos produtos nos estabelecimentos. “Ao tomar conhecimento do ocorrido, os responsáveis técnicos dos serviços têm a obrigação de não mais utilizar os medicamentos em questão”, afirmou.

O técnico da SES tranquiliza a população quanto à realização dos exames que utilizem contraste. “As pessoas não devem deixar de realizar os exames já agendados, mas é preciso que sejam observados os lotes dos medicamentos suspensos temporariamente”, ressaltou Antônio de Pádua Pombo.

Confira os lotes de medicamentos suspensos:

- Magnevistan, solução injetável, Lote 11568D, com validade: 03/2015, fabricado por Bayer S.A, registro MS 1.7056.0065;

- Dotarem, solução injetável, Lote 12GD324C, com validade: 10/2015; fabricado por Guerbet Produtos Radiológicos,com registro MS 1.4980.0016

- Soro Fisiológico (NaCl) 250ml, fabricado por Eurofarma Laboratórios Ltda, Lote 252731, com validade:08/2014;

- Soro Fisiológico 500ml, fabricado por Eurofarma Laboratórios Ltda, Lote 249031, com validade:08/2014;

- Soro Fisiológico 250ml, fabricado por Eurofarma Laboratórios Ltda, Lote 245825, com validade:07/2014;

- Soro Samtec 10ml, Lote SOG, validade: 02/2014;Lote SSN validade 05/2014,

- Soro Equipex 10ml, Lote 1230970, validade: 07/2014

PM TESTA NOVAS VIATURAS QUE REFORÇARÃO POLICIAMENTO NO INTERIOR.


entrega de viaturas_foto pmseA Polícia Militar de Sergipe recebeu, na tarde desta quarta-feira, 30, dez viaturas novas que, após testadas e aprovadas, passarão a compor a frota da Corporação. Estas são as primeiras de 100 viaturas de um contrato de locação que deverão começar a substituir a frota do 2º, 3º, 4º, 6º e 7º Batalhões da PM. O intuito é renovar, modernizar e ampliar a frota da PM até o mês de junho, conforme planejamento do Comando-Geral da PM para 2013.

De acordo com o capitão Fernando Ferreira, chefe do Centro de Suprimento e Manutenção (CSM), os atuais veículos modelo Gol, motor 1.0, serão substituídos por viaturas mais potentes, de motor 1.6, todas com célula de contenção provisória. “A princípio, dez veículos serão testados pelos Batalhões do interior. Dentre os três modelos em fase de teste, o que apresentar melhores resultados e se adequar às necessidades do patrulhamento motorizado será escolhido para substituir a frota de veículos motor 1.0”, salientou capitão Ferreira.

Os veículos em teste são seis Palio Weekend, dois Spacefox e duas Parati, todos equipados com sinalizadores luminosos e sonoros – o que falicita a percepção da viatura policial por parte do cidadão – e sistema de rádio transmissão. “A substituição da frota por veículos mais modernos refletirá positivamente tanto para a Corporação quanto para a sociedade, uma vez que possibilitará melhores condições de trabalho, menor desgaste da tropa e tornará o atendimento às ocorrências mais eficiente”, destacou Ferreira.

A Polícia Militar prevê, ainda, o incremento da frota com a aquisição de 30 viaturas, fruto de dotação própria. Os carros serão empregados diariamente nos setores administrativos e reforçarão o policiamento ostensivo em eventos de grande porte do Estado, a exemplo do Forró Caju e carnaval. Também está prevista a celebração de contratos de locação de veículos modelos Pick-up, Tucson e Voyage, estes últimos destinados às ações de policiamento comunitário.

FAXAJU: PM EXPULSA SOLDADO JEAN ALVES DE SOUZA.


A policia militar confirmou no inicio da tarde desta quarta-feira (30), a expulsão do soldado Jean Alves de Souza, acusado de ter participado da chacina que ocorreu no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em abril de 2012. Além dele, o tenente da Polícia Militar Genilson Alves de Souza também foi condenado administrativamente.

O processo contra o então soldado Jean Alves, foi instaurado em 30 de abril do ano passado, quatro dias depois do tiroteio ocorrido dentro do hospital e que terminou com a morte de três pessoas. O processo teve os tramites legais e no final o comandante da PM, coronel Maurício Iunes, decidiu pela sua culpabilidade que culminou com sua expulsão.

Genilson Alves de Souza e seu irmão, o soldado da PM Jean Alves Souza, foram acusados de serem os responsáveis por ter efetuado os disparos dentro do HUSE e que mataram Cledson dos Santos e Adalberto Santos Silva.

Fonte:  Faxaju

2ª CIA / 7º BPM PRENDE INTEGRANTE DE QUADRILHA POR ROUBO E TRÁFICO EM TOBIAS BARRETO.


sssA Polícia Militar do Estado de Sergipe, através da 2ª Companhia do 7º Batalhão de Polícia Militar (2ª Cia/ 7º BPM), prendeu na noite da terça-feira, 29, seis homens por tráfico e roubo e apreendeu um adolescente no município de Tobias Barreto, distante 127 quilômetros da capital.

Após denúncias via telefone 190, os policiais prenderam em flagrante Wanderson Chagas Rodrigues, 19 anos, Erick da Hora Silva Oliveira,28 anos, Adriano Souza Santos, 18 anos, Marcos Alves dos Santos, 23 anos, Leniton Carlos Santos, 23 anos, e Ricardo Silvino dos santos, 23 anos, e apreenderam um adolescente.

Na ocasião, a polícia encontrou um revólver calibre 38, dois revólveres calibre 32, cerca de 300 gramas de maconha, R$ 577 em notas trocadas, quatro aparelhos celulares e duas armas brancas. Segundo informações policiais. O grupo vinha praticando vários assaltos a estabelecimentos comerciais da cidade e é suspeito homicídios contra desafetos. Ao final, todos foram encaminhados à Delegacia de Tobias Barreto.

MP RECOMENDA: FISCALIZAÇÃO RIGOROSA NOS ESTABELECIMENTOS DESTINADOS À DIVERSÃO E ENTRETENIMENTO.


O Ministério Público de Sergipe, por intermédio da Procuradoria-Geral, Corregedoria Geral e Coordenadoria Geral, recomendou aos Membros que atuam na Defesa do Consumidor, na Defesa do Meio Ambiente e na fiscalização dos Serviços de Relevância Pública que exijam dos órgãos competentes a realização de fiscalizações nos estabelecimentos públicos e privados destinados à diversão e entretenimento de Sergipe.

O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e as Prefeituras Municipais deverão vistoriar casas de show, boates, cinemas e teatros e enviar ao Ministério Público toda documentação que ateste a regularidade dos estabelecimentos, ou seja, a comprovação de que cada local fiscalizado esteja munido de estrutura e equipamentos de prevenção e combate a incêndio e outras situações de pânico, nos termos da legislação em vigor.

De acordo com a Recomendação, uma vez verificada a irregularidade do estabelecimento, os membros do MP deverão exigir que os órgãos de fiscalização, exercitando o poder de polícia que lhes é inerente, aplique as sanções pertinentes, inclusive a interdição do local.

Caso haja a omissão dos órgãos fiscalizadores, foi recomendado aos Membros do MP que ajuízem ações para apurar a responsabilidade dos servidores públicos omissos (prevaricação, improbidade administrativa etc).

Visando a preservação da segurança e da incolumidade física da sociedade sergipana, também foi recomendado que sejam ajuizadas ações para aplicar sanções aos estabelecimentos irregulares (multas, interdições, etc) e aos seus proprietários.

Fonte:  MP/SE (Mônica Ribeiro)

RADIOPATRULHA PRENDE ADOLESCENTES COM ARMA DE FOGO NO CONJUNTO JARDIM.


pm1A Polícia Militar, através da Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), apreendeu na terça-feira, 29, quatro jovens [com idades entre 16 e 18 anos] com uma arma de fogo conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro.

O caso aconteceu quando uma guarnição comandada pelo cabo Ubaldo realizava patrulhamento na rua Major Bernadino Dantas e observou os indivíduos em atitude suspeita. "Eles tentaram fugir quando perceberam a presença da viatura, então seguimos em perseguição para efetuar revista pessoal", explicou o cabo Ubaldo.

O grupo estava com um revólver calibre 32 com seis munições intactas. O caso foi encaminhado à 5ª Delegacia Metropolitana.

PROPOSTA DE REAJUSTE DO TRANSPORTE COLETIVO FEITA PELO SETRANSP SERÁ ANALISADA PELA SMTT.


A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) recebeu do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) a proposta de reajuste da tarifa dos ônibus que compreendem o sistema de transporte público da cidade na tarde de ontem, terça-feira, 29. Equipe irá iniciar análise técnica da planilha.
De acordo com a futura secretária Municipal de Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles, o ofício será avaliado pela comissão que está sendo formada pelo setor jurídico e técnico da SMTT, composto também pelo futuro superintendente, Nelson Felipe da Silva Filho. “Precisamos tomar conhecimento das necessidades reais que o assunto requer para identificarmos a proposta encaminhada pelo Setransp. O transporte público de qualidade é um destaque da gestão do prefeito João Alves Filho, e ele já me sinalizou que quer tratar pessoalmente do assunto”, informa Georlize Teles.
Segundo Nelson Felipe, nestes 29 dias de gestão, a equipe da SMTT tem se empenhado para solucionar os gargalos do sistema do transporte público, incluindo abrigos de ônibus, terminais de integração e sinalização horizontal e vertical que priorizem a circulação segura da comunidade. “Temos muita coisa a fazer. Estamos levantando as necessidades e fazendo um mapeamento para podermos atuar de forma efetiva nas ações. Como a prioridade desta gestão na mobilidade urbana está associada ao transporte coletivo, daremos ênfase a esse assunto nos próximos dias”, coloca.
Assim, após avaliação técnica da SMTT, a comissão irá entregar o ofício e planilha com a proposta de aumento enviados pelo Setransp para análise e validação do poder executivo através do prefeito João Alves Filho.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

CASAS NOTURNAS SÃO AUTUADAS EM MANAUS E GOVERNO DE ALAGOAS AUTORIZA INTERDIÇÃO DE LOCAIS QUE AMEAÇAM FREQUENTADORES.


A Prefeitura de Manaus autuou 27 casas noturnas da cidade por apresentarem irregularidades, como extintores de incêndio com prazo de validade vencido. Desde ontem (28), as equipes fiscalizam esses estabelecimentos, com o objetivo de prevenir acidentes. Até sexta-feira (1º), os fiscais devem vistoriar 98 estabelecimentos.
A operação é uma iniciativa conjunta do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), do Departamento de Vigilância Sanitária (DVisa), da Secretaria Municipal de Finanças (Semef), da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.
Na manhã de hoje (29), duas das principais casas noturnas da cidade (All Night Pub e Republica Real) foram interditadas. O bar Porão do Alemão está com as normas de segurança regularizadas, mas foi notificado por não ter apresentado a documentação necessária da Semef.
Em Alagoas, o Corpo de Bombeiros foi autorizado a interditar qualquer estabelecimento destinado a receber grandes públicos, desde que apresente algum tipo de ameaça às pessoas. A decisão do governador Teutônio Vilela, foi publicada hoje no Diário Oficial do estado. Ele também falou sobre o assunto em uma entrevista coletiva.
Durante a entrevista, o chefe da Seção de Estruturas e Projetos do Corpo de Bombeiros, major Reinaldo Fulco Moura, informou que a corporação encaminhou ao governo a proposta do novo código de segurança contra incêndio e pânico. Segundo ele, os estabelecimentos que não tiverem o certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros de Alagoas poderá ser fechado. Ele acrescentou que o trabalho de fiscalização será feito junto com a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano.
Fonte:  Agência Brasil

INSTITUTO DE PERÍCIA REVÊ NÚMERO DE MORTOS EM SANTA MARIA PARA 234.

O incêndio na Boate Kiss deixou 234 mortos, e não 231, como vinha sendo divulgado oficialmente até o momento. De acordo com a chefe da Regional de Santa Maria do Instituto Geral de Perícias (IGP) do Rio Grande do Sul, Maria Ângela Zucchetto, desde o início houve um erro na lista divulgada pelas autoridades, na qual foram desconsiderados três nomes.
“Nós não tínhamos computador, cabo, nada. Tudo foi feito manualmente. Nós contamos 234 corpos e fizemos a identificação de todos, mas em algum momento do processo esses três nomes não entraram na lista oficial”, explicou a Maria Ângela.
Ainda segundo ela, a falta dos nomes na lista oficial não representou problema na entrega dos corpos às famílias. Todos eles foram identificados, reconhecidos pelos parentes e já foram enterrados.
A lista do IGP foi encaminhada para Porto Alegre, onde uma perita irá comparar com a lista oficial de 231 nomes para identificar quem está faltando e investigar porque esses três ficaram fora da contagem. O IGP estima que à tarde será possível divulgar os nomes.
Fonte:  Agência Brasil (Mariana Jungmann)

NA BARRA DOS COQUEIROS, DILMA E DÉDA INAUGURAM USINA EÓLICA.


Fotos: Roberto Stuckert Filho/PR
Após entregarem oficialmente a ponte Gilberto Amado, a presidenta Dilma Rousseff e o governador Marcelo Déda foram até o município de Barra dos Coqueiros inaugurar o mais novo cartão postal para o litoral sergipano: a Usina de Energia Eólica (UEE).
Durante seu discurso, o governador Marcelo Déda deu ênfase na capacidade de produção da Usina. "Essa construção na Barra dos Coqueiros pode abastecer qualquer município sergipano através de energia limpa, com exceção da capital Aracaju e de Nossa Senhora do Socorro".
O chefe do Executivo estadual também ressaltou a importância do empreendimento para o Estado. "O Brasil é um país que oferece segurança energética. Seguindo a mesma linha, Sergipe produz energia termoelétricaetanole 14,44% da energia elétrica do Nordeste. Agora, vamos contribuir para a diminuição do aquecimento global com a geração de energia limpa".
"Ter energia significa garantir que o País cresça. E a Usina Eólica, além de gerar energia limpa, é algo bonito de se ver. O estado de Sergipe está contribuindo com as reservas de energia para o Brasil. Com mais essa contribuição da usina sergipana, o Brasil tem energia suficiente para assegurar o grande crescimento das oportunidades", destacou Dilma.
A presidenta Dilma Rousseff voltou a afirmar que não vai faltar energia para o Brasil continuar crescendo. Segundo a presidenta, 2013 vai ser o ano em que mais vai entrar energia na matriz brasileira, com 8.500 megawatts. A usina entregue hoje tem 23 torres de 100m de altura e capacidade para gerar 34,5 megawatts, o suficiente para abastecer uma cidade com 120 mil habitantes.
“2013 vai ser o ano que mais vai entrar energia na nossa matriz. Aqui está sendo gerado 34MW, no Brasil inteiro, em 2013, teremos 8.500 MW. E ainda teremos mais 7.400 km de linhas de transmissão”, afirmou. A presidenta ainda destacou a importância do programa Luz para Todos. “E vamos chegar cada vez mais próximo de levar a energia elétrica para todos os lares e indústrias do nosso país. Hoje nós temos todas as condições para chegar a mais afastada comunidade e garantir a ela energia elétrica”, completou a presidenta.
O Parque Eólico
Fruto de um financiamento de US$ 56 milhões junto ao China Development Bank (CDB), a Usina de Energia Eólica, empreendimento do grupo Engevix, terá capacidade de produzir 34,5 megawatts, o que representa energia suficiente para abastecer uma cidade com 120 mil habitantes. Esta energia é produzida através dos aerogeradores instalados nas 23 torres de 100 metros de altura.
A UEE Barra dos Coqueiros comercializou sua energia no primeiro leilão exclusivo de energia eólica do Brasil. A energia será contratada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) como energia de reserva por um prazo de 20 anos.

Os estudos para implantação foram iniciados em 2008. Já as obras começaram em outubro de 2011 e a instalação das turbinas em abril de 2012. Os critérios para escolha de Sergipe foram os seguintes: o potencial de ventos do local, que garante a produção de energia e torna o parque economicamente viável; as facilidades logísticas em razão da proximidade com o porto de Barra dos Coqueiros; e o fato de o local da usina estar inserido no plano de desenvolvimento da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), num local previamente destinado à implantação de projetos.

O Parque Eólico é controlado pela Desenvix, que tem como sócios a empresa de engenharia Jackson Empreendimentos, a norueguesa SN Powere, e a Funcef, Fundação de Previdência Complementar dos Funcionários da Caixa Econômica Federal. A operação de financiamento foi a primeira na modalidade de "project finance" realizada pelo banco chinês no mundo. O financiamento obtido com o CDB tem prazo de 15 anos e será amortizado em 29 parcelas semestrais. A empresa pagará juros de 5,1% ao ano mais a variação da taxa interbancária de Londres (Libor).

RADIOPATRULHA PRENDE SUSPEITO DE REALIZAR ROUBO A ÔNIBUS NO PORTO DANTAS.

A Polícia Militar, através da Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), prendeu na tarde de segunda-feira, 28, um jovem de 18 anos suspeito de efetuar roubo a um ônibus no bairro Porto Dantas, em Aracaju. Na ocasião, também foram apreendidos dois adolescentes - sendo um de 15 anos e outro com 17 anos.

A ação aconteceu quando a guarnição comandada pelo tenente Jamisson foi acionada pelo Ciosp 190 para atender uma ocorrência de roubo informada pela cobradora do transporte coletivo. Os policiais efetuaram buscas na localidade e identificaram os jovens na rua Antônio dos Santos. Os jovens foram reconhecidos pela vítima e o caso encaminhado à 3ª Delegacia Metropolitana.

PEDIDO DE PRISÃO CONTRA O PRESIDENTE DA AMESE É NEGADO PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE.


O Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, através da sua Câmara Criminal, negou provimento, por unanimidade, ao Recurso em Sentido Estrito apresentado pelo Ministério Público Militar, que solicitava a prisão preventiva do sargento Edgard Menezes.

Antes da prolatação dos votos por parte dos membros da Câmara Criminal, o Dr. Márlio Damasceno, que patrocinou a defesa do sargento Edgard Menezes, fez a sustentação oral e requereu a improcedência do recurso apresentado pelo Promotor de Justiça Militar, mostrando que não havia motivos legais que embasassem tal pleito.

O processo tombado sob o nº 2012315958, que teve como relator o Dr. José Anselmo de Oliveira, Juiz convocado, mostrou claramente que não existia qualquer circunstância que justificasse o pedido de prisão preventiva contra o sargento Edgard Menezes, votando pela improcedência do recurso e por consequência contra o pedido de decretação de prisão preventiva do presidente da AMESE, sendo acompanhado no voto pelo Desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça e pela Desembargadora Drª. Geni Silveira Schuster.

POLÍCIA MILITAR PRENDE QUADRILHA POR ASSALTO A CASA LOTÉRICA EM NOSSA SENHORA APARECIDA.


pppA Polícia Militar de Sergipe efetuou a prisão em flagrante de cinco indivíduos na tarde desta terça-feira, 29, acusados de assalto à mão armada a uma casa lotérica localizada no município de Nossa Senhora Aparecida, distante 93 quilômetros da capital sergipana.

A ação ocorreu por volta das 14h, quando a guarnição do Destacamento Policial Militar (DPM) de Ribeirópolis recebeu a informação sobre um assalto, cometido por cinco indivíduos, a uma casa lotérica de Aparecida, levando a quantia de R$ 1308,00 (hum mil trezentos e oito reais), além de um aparelho celular, e que haviam empreendido fuga em um veículo modelo Palio, cor vinho, e placas policiais HZO 3033.

Com a ajuda das guarnições do DPM de Moita Bonita e do 3º 
pppBatalhão de Polícia Militar em perseguição aos suspeitos, os militares conseguiram efetuar o cerco e prenderam a quadrilha no Povoado Serra do Machado, localizado no município de Ribeirópolis, que não reagiram no momento da prisão e estavam desarmados.

Na ocasião, foram presos: Luciano dos Santos Garcia, 19 anos; Fábio Rogério dos Santos, 31 anos; José Claudinei dos Santos, 19 anos;  Erickson José dos Santos, 18 anos; e Fábio do Carmo Aragão, 23 anos.

Após diligências pela localidade, os policias militares encontraram um revólver, calibre 38, com seis munições intactas. Os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Nossa Senhora da Glória para a lavratura do flagrante e adoção das devidas providências.

PRESIDENTE DILMA E O GOVERNADOR MARCELO DÉDA INAUGURAM PONTE GILBERTO AMADO.


Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff e o governador Marcelo Déda, inauguraram na manhã desta terça-feira, 29, a ponte Gilberto Amado. Considerada uma das mais importantes obras estruturantes realizadas nos últimos anos em Sergipe, a ponte liga os municípios sergipanos de Estância e Indiaroba - por meio dos povoados Porto do Cavalo e Terra Caída. Antes da solenidade, Déda e Dilma descerraram uma placa agradecendo a todos os operários que trabalharam na construção.
"A ponte Gilberto Amado não é apenas grande no que ela tem de concreto e extensão. Não é apenas bela. Ela cumpre hoje uma das metas do meu governo que é a integração. Além da beleza, da melhoria na comunicação, eu quero que essa ponte tenha como carga principal a geração de emprego, progresso e paz para o povo de Sergipe", discursou o governador Marcelo Déda.
Dilma, em seu discurso, demonstrou toda a sua admiração pelo governador Marcelo Déda. “Ele fala com a alma de forma clara e mostrando sentimento e paixão. Quem fala dessa forma, são pessoas que são vistas na história da humanidade como especiais, e Déda é especial, pois consegue dizer e fazer”.

A presidenta ressaltou ainda que a ponte Gilberto Amado é a maior ponte fluvial do Nordeste e ainda assegurou que é uma das maiores do Brasil. “Essa é uma visão de presente e de futuro”.

Como chegou a Indiaroba de helicóptero, Dilma teve a oportunidade de conhecer a ponte do alto e observou cada detalhe. “A ponte tem uma paisagem fantástica, o vão central, o estaiamento, dá uma visão de uma coroa. Ela coroa essa paisagem!”.

A ponte Gilberto Amado, segundo Dilma, é resultado do olhar visionário do governador Déda. “Ele está ligando esse país que tem um dos mais belos litorais do mundo. A ponte dá uma grande oportunidade para o turismo”.

Fruto de um investimento superior a R$ 124 milhões, com recursos do Governo Federal, através do Ministério do Turismo e BNDES, e contrapartidas do Governo do Estado, a obra, que cruza o rio Piauí, é atualmente a maior ponte fluvial em todo o Nordeste brasileiro, com 1.712 metros de extensão. E faz parte do projeto do Governo do Estado de promover a integração de todo o litoral sergipano e, num futuro próximo, do litoral nordestino, por via costeira, de Recife a Salvador. A construção da ponte permite a ligação integral Aracaju/Salvador por via costeira, reduzindo a distância entre as capitais, criando um importante eixo rodoviário entre Sergipe e a Bahia e retirando da BR-101 um expressivo número de veículos.
Proinveste e Perspectivas 
Segundo Dilma, não há nenhum estado que não tenha aprovado seu Proinveste. "É financiamento para investimento importante que vai mobilidade urbana e infraestrutura social. É crucial. Eu tenho conversado aqui, porque é de todo interesse do governo federal que o quanto antes isso seja aprovado. Nós fizemos um grande esforço o ano passado para liberar os recursos. Então, eu peço encarecidamente para todas as lideranças, que se resolva essa questão e que se permita ao governo do estado participar com todos os outros governos de todos os outros estados desse imenso esforço de financiamento", colocou a mandatária.
Segundo o prefeito de Indiaroba, José Leal Bitencourt, esta não é somente uma ponte para outro município, e sim uma ponte para o desenvolvimento. “Este é um dia histórico para toda a população de Indiaroba. É um grande orgulho contar com a presença da presidenta Dilma em nossa terra para entregar uma obra desse porte. Não há empreendimento melhor para viabilizar o fluxo turístico que transita pela Linha Verde, e isto nos dará um grande impulso para o desenvolvimento”, destacou o prefeito.

Além de agradecer pelo conjunto de obras executado no município graças ao empenho do governador Marcelo Déda, a exemplo das obras de drenagem e pavimentação que interligam povoados fundamentais para a região, o prefeito quebrou o protocolo e aproveitou a ocasião para fazer um apelo em prol da aprovação do Proinveste. “Pelo amor de Deus, pensem no povo. Este é um momento ímpar da política sergipana e para consolidarmos diversos projetos de desenvolvimento que já estão em andamento”, disse José Leal, dirigindo-se aos parlamentares estaduais.

O prefeito também evidenciou a importância de se homenagear um sergipano como Gilberto Amado. “Ele foi um dos grandes brasileiros que se empenhou pela inserção do voto direto. Este foi um cidadão estanciano que fez o seu papel e contribuiu decisivamente para a nossa democracia”, relembrou o prefeito.

Agradecimento

Já o prefeito do município de Estância, Carlos Magno Garcia, também agradeceu o empenho do governador em buscar desenvolver ações planejadas para proporcionar o desenvolvimento do turismo, bem como o espírito colaborativo da presidenta Dilma Rousseff em promover ações estruturantes. “Hoje estamos celebrando conquistas históricas para a população e comemorando a entrega de uma verdadeira ‘catedral’ para o desenvolvimento”, mencionou Carlos Magno, referindo-se à dimensão e importância estratégica da ponte.

O ministro de Estado do Turismo, Gastão Vieira, enfatizou a importância da obra evidenciando a sua dimensão. “Quero aqui fazer um agradecimento pela oportunidade de viabilizar a maior obra de infraestrutura turística do Ministério do Turismo existente hoje no Nordeste. Sempre pensei no turismo como uma saída válida e economicamente importante para o Nordeste, desde quando começamos a criar o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur)”, contextualizou o ministro, ao relembrar a sua atuação ainda como parlamentar federal, quando foi colega do então deputado federal, Marcelo Déda.

“É contagiante constatar o entusiasmo do governador Marcelo Déda ao encarar o desafio de fazer o turismo ter cada vez mais impacto no PIB nordestino”, completou Gastão Vieira.

Fonte:  ASN

PM EMPREGA EFETIVO DE 100 POLICIAIS POR NOITE NO PROJETO VERÃO SERGIPE 2013.


verãoA Polícia Militar de Sergipe, através do Comando de Policiamento Militar da Capital (CPMC), divulgou na tarde desta terça-feira, 28, informações sobre o esquema de policiamento que será empregado no Projeto Verão Sergipe 2013, evento que acontece neste final de semana, dias 01 e 02 de fevereiro, na Praia de Atalaia, município de Barra dos Coqueiros.

Para garantir a segurança e tranquilidade de milhares de sergipanos e turistas que prestigiarão o evento, a PM vai empregar um efetivo de 100 policiais militares por noite. Na área da festa, haverá o emprego de policiais militares distribuídos em cinco elevados, além de patrulhas a pé, para prestar atendimento ao público e evitar agressões e roubos. Enquanto isso, outros soldados vão fazer rondas em toda a Atalaia Nova, com motos e carros, para inibir crimes nas áreas próximas à festa.

pmcA festa contará com o reforço de policiais que atuam no Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv) e Grupamento Especial Tático de Motocicletas (Getam).

Qualquer ocorrência que for registrada será encaminhada ao posto da Polícia Civil no evento ou à Delegacia da Barra dos Coqueiros, que contará com investigadores de plantão.

Programação

 Na sexta-feira, 01, o evento conta com os shows de Zeca Baleiro, Heitor Mendonça Coutto e Orchestra de Cabeça. Já no sábado, 02, o evento conta com as participações de Gilberto Gil, Plástico Lunar e Ato Libertário. 

Dicas de segurança

- É aconselhável que as crianças sejam identificadas com nome e telefone dos responsáveis, além de serem orientadas a procurar o policial militar ou qualquer agente fardado mais próximo;

- Evite levar documentos que não serão utilizados nas noites do projeto Verão Sergipe. Além disso, leve apenas o dinheiro que pretende gastar;

- Não é recomendável levar celulares ou câmeras digitais para não atrair a ação de infratores; 

- Evite usar joias, relógios, roupas e outros objetos que possam demonstrar ser de valor. Lembre-se: você está em uma festa popular;

- Se perceber que está sendo seguido por outro veículo, procure dirigir-se para ruas movimentadas; 

- Não ande em ruas desertas e mal iluminadas; 

- Evite atravessar em trechos de curvas e esquinas;

- Cuidado com a combinação amigos, bebida alcoólica e banho de mar;

- É aconselhável seguir para o evento através de transporte público, táxi ou carona com os amigos. Lembre-se que no retorno para casa, você estará cansado, sonolento e terá ingerido bebida alcoólica;

- Se for sacar dinheiro, procure caixas eletrônicos em locais mais movimentados e seguros, como Shopping Center ou postos de gasolina. 

AGENTE DE TRÂNSITO É DESACATADO POR CONDUTOR DE CICLOMOTOR.


Durante uma operação de rotina da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) na manhã desta terça-feira, 29, um condutor de ciclomotor se negou a apresentar a documentação exigida por lei e desacatou a autoridade de trânsito com palavras e gestos de baixo calão. O fato aconteceu por volta das 7h30.
De acordo com o supervisor Alcebíades Júnior, a ação estava programada para conter o fluxo da avenida Tancredo Neves em detrimento de sua perpendicular que dá acesso ao bairro Jabotiana, avenida João do Ouro. Assim estava o agente posicionado, em operação, quando um condutor de ciclomotor 50 cc desrespeitou o momento e avançou.
“Além de não cumprir com a ordem pública, intermediada pelo agente de trânsito, o condutor colocou a vida dele e das outras pessoas em risco. Se ele seguiu o fluxo, poderia ter se chocado com veículos da outra via, que estavam sob a orientação da nossa equipe”, explica o supervisor Alcebíades.
Ao identificar o caso, o agente de trânsito Silva fez perseguição do condutor que também se negou a apresentar a documentação necessária para conduzir o veículo tipo ‘shineray’. “Falei para ele que só pararia de seguir até o destino final depois que eu o encaminhasse à delegacia”, pontua Silva, que lavrou termo circunstanciado na delegacia metropolitana do bairro Leite Neto.
Segundo a futura secretária municipal de Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles, o profissional da SMTT agiu de forma correta e merece destaque. “Este é um comportamento padrão que priorizamos na nossa gestão. Temos 28 dias de administração e de hoje em diante iremos mostrar que viemos para estruturar o órgão, valorizar seus servidores e, assim, trazer a sociedade para ser nossa maior parceira nesse processo. O comprometimento com a ordem pública e segurança das vias da cidade um de nossos focos”, comenta Georlize.
Legal
Ao contrário do que se imagina, o condutor de ciclomotor precisa usar capacete, portar a nota fiscal da motoneta, ter todos os equipamentos de segurança do motociclo e a autorização para conduzi-lo (ACC). Se o condutor não apresentar estes itens, o agente de trânsito dá tempo hábil para que o responsável regularize no local da abordagem. Caso contrário, o ciclomotor é conduzido ao pátio da SMTT, tendo que arcar com pagamento do deslocamento do guincho.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

VÍDEO DAS VÍTIMAS DO INCÊNDIO DA BOATE KISS EM SANTA MARIA/RS, SENDO SOCORRIDAS. CUIDADO, CENAS FORTES.



Fonte:  You Tube

POLÍCIA CIVIL PRENDE TRÊS PESSOAS ENVOLVIDAS EM INCÊNDIO EM BOATE DE SANTA MARIA.


Três pessoas envolvidas no incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), foram presas esta manhã em caráter temporário. A informação foi confirmada pelo delegado da 1ª Delegacia de Polícia (DP) do município, Marcos Viana.
Segundo o delegado, os pedidos de prisão temporária de cinco dias foram decretados em razão de boatos de que eles poderiam deixar a cidade sem prestar depoimentos à polícia.
“Em razão disso, concluímos pela necessidade de pedir a prisão temporária, já que acreditamos que os depoimentos deles são necessários para nos ajudar a esclarecer o episódio”, declarou o delegado à Agência Brasil.
As três pessoas, cujos nomes ainda não foram confirmados pela Polícia Civil, estão detidas na 1ª DP de Santa Maria e serão ouvidas ainda hoje (28). “Temos muito trabalho pela frente para esclarecer o que de fato aconteceu e identificar eventuais responsáveis”, acrescentou o delegado.
Está marcada para o fim da manhã uma coletiva de imprensa na 1ª Delegacia de Polícia de Santa Maria para detalhar as investigações sobre o incêndio que deixou ao menos 231 mortos e a identidade das três pessoas detidas hoje.
Fonte:  Agência Brasil (Alex Rodrigues)

"CERCA DE 70 PACIENTES ESTÃO EM ESTADO CRÍTICO", DIZ MÉDICO DE SANTA MARIA.


Pneumologista trabalha como voluntário em três hospitais desde as 7h de domingo

O médico pneumologista Abdias Baptista de Melo Neto afirmou ao iG que 70 pacientes estão em estado crítico, o que pode elevar a 300 o número total de vítimas  do incêndio que até agora matou 231 pessoas em uma boate em Santa Maria (RS).

Melo Neto é um dos voluntários que desde ontem participam do socorro aos sobreviventes. Entre 7h e 21h30, ele recebeu, em três hospitais, os pacientes que chegavam nas ambulâncias do Samu.

“Dos pacientes atendidos, mais de 70% tiveram queimaduras aéreas: nariz, boca, laringe, traqueia e pulmão. Alguns ficam em observação hospitalar, mas outros precisaram de ventilação mecânica [respirador]”.

Ele afirmou que o que mais chama a atenção é que “esse tipo de paciente chega bem, sem queixas além da irritação da garganta, mas acabam evoluindo mal”.

É por essa razão que ele fez uma “estimativa” de quantos pacientes podem acabar morrendo nas próximas horas. “Deve passar de 300 mortos. São cerca de 70 pacientes em estado crítico, potencialmente graves, com risco de óbito, sem contar quem esta em situação grave, mas em melhora clínica”, afirmou.

O pneumologista disse que pacientes com esse tipo de problema podem passar até meses em agonia, mas que o período crítico são as 72 horas depois do ocorrido. Ele acredita que mais 15 pessoas serão levadas para um centro especializado em Porto Alegre.

Inferno

Melo Neto conta que viu “muitas cenas de pessoas que entraram em desespero, em choque. Perderam filhos únicos, pais, irmãs, todo o tipo de relação familiar foi desfeita pela tragédia”:

“A nossa mente foi até o inferno e não conseguiu voltar. É uma cicatriz permanente porque não há treinamento técnico que prepare alguém para o que a gente viu”, disse. “As imagens que lembram o holocausto: corpos empilhados, alguns sem identificação”.

Apesar da maratona de ontem, o médico já voltou a trabalhar. “Estou desde cedo trabalhando. Vou aos hospitais para ajustar no tratamento de quem está estável e para avaliar quem terá a necessidade de ser transferido para Porto Alegre”.

Fonte:  IG (Wanderley Preite Sobrinho)