quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

GOVERNADOR DISCUTE ÚLTIMOS DETALHES PARA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO SERGIPE MAIS SEGURO.

O governador Jackson Barreto se reuniu pela segunda vez este ano com a cúpula da Segurança Pública para discutir os últimos detalhes para implantação do projeto Sergipe Mais Seguro, o qual  tem a finalidade de nortear os trabalhos das instituições que integram a Secretaria de Segurança Pública (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros). O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, 12, no Palácio dos Despachos.

A parceria firmada com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), oportunidade na qual se viabilizou a inserção de Sergipe no Programa Brasil Mais Seguro, permitirá que o aporte de recursos que será destinado (da ordem de R$ 54 milhões) otimize significativamente não só o trabalho de combate mas, sobretudo, de prevenção à criminalidade.

O Estado de Sergipe aplicará o montante de R$ 5 milhões a título de contrapartida, além dos maciços investimentos na construção e reforma das Unidades Policiais, Batalhões e Companhias da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, como também do Instituto de Criminalística.

O governador Jackson Barreto explicou que discutiu exaustivamente o projeto, principalmente no tocante a diminuição dos índices de criminalidade. “Tivemos uma análise através da Secretaria Nacional de Segurança do Ministério da Justiça de que 10 municípios sergipanos tem um alto índice maior de criminalidade, então, estabelecemos o projeto com o objetivo de diminuir esses números e assim fazer uma política diferenciada de segurança em Sergipe”, destacou.

Ele lembrou ainda que com o lançamento do projeto Sergipe Mais Seguro os cursos com Segurança Pública irão aumentar, no entanto, alternativas serão encontradas para que seja implantado ainda no início de março deste ano. “A Secretaria de Segurança Pública lançou um projeto e este tem custos, mas o governo vai trabalhar para fortalecer a área de segurança e assim proporcionar mais tranquilidade ao povo. Vamos fazer reuniões mensais para avaliarmos o projeto e as metas que deveremos atingir”, assegurou o gestor do Executivo.

O secretário de Segurança Pública, João Eloy reiterou durante a reunião que as metas expostas apresentam os pontos nevrálgicos que entendemos como imprescindíveis de serem atacados. “O combate direcionado as mazelas trará, sem sombra de dúvidas, uma maior sensação de segurança à população sergipana e a constatação, no seio social, de que é possível fazer muito mesmo com tão pouco, desde que haja planejamento direcional e um Gestor de visão à frente das ações”, ressaltou.

Concurso da PM

Também foi discutido no encontro detalhes da convocação do concurso da Polícia Militar. O comandante da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes sugeriu que o curso de treinamento para os aprovados seja realizado em cinco meses, em horário integral, apressando, assim, a incorporação dos aprovados na Polícia Militar.

“No último concurso com o curso sendo realizado em apenas um horário, precisávamos de 10 meses para conclui-lo”, esclareceu.  A sugestão foi imediatamente aprovada pelo governador Jackson Barreto. “Com a chegada de novos policiais, a população terá mais segurança e de acordo com as condições da Lei de Responsabilidade Fiscal podemos convocar mais 600 aprovados até o final deste ano. O Governo do Estado homologará três mil convocações, chamando 1.200 aprovados, ficam 1.800 excedentes que vamos chamando a medida que tivermos condições”, disse o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário