quarta-feira, 7 de maio de 2014

GOVERNO DUPLICA ADUTORA DO AUTO SERTÃO ENTRE GLÓRIA E RIBEIRÓPOLIS.

Marcados pela seca e pela irregularidade no abastecimento de água, os municípios do alto serão sergipano planejam verões produtivos a partir deste ano. Em dezembro, o Governo do Estado concluirá as obras de duplicação da adutora do Alto Sertão, beneficiando 223 mil habitantes. 

Executada pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), a obra está orçada em mais de R$ 74 milhões e irá acabar com as dificuldades no abastecimento de água em municípios do semiárido. A obra de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento do Alto Sertão tem um impacto social abrangente por atingir um número maior de municípios, todos eles afetados pela estiagem. Além disso, áreas vulneráveis, como Ribeirópolis e Moita Bonita, que não têm sistema integrado, terão as redes interligadas, o que amplia a lista de cidades atendidas pela adutora.

“Praticamente todos os dias, a água só chega à noite em casa. Durante o dia, a pressão é muito baixa e não dá para fazer as necessidades simples de casa, como cozinhar, tomar banho, lavar roupa. Imagine fazer isso com recém-nascido em casa e tendo que ficar de madrugada carregando os baldes de água para encher os reservatórios? A gente vive essa situação há muitos anos. Então eu acredito que essa obra traz esperança de ter umas condições de vida melhores”, comenta a moradora do conjunto Mutirão, de Ribeirópolis, Adriana Santos Sobral, que aguarda ansiosa a conclusão da obra.

Entre os municípios atendidos pela duplicação da adutora do Alto Sertão estão: Nossa Senhora da Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores (povoados) e São Miguel do Aleixo. Além disso, Ribeirópolis e Moita Bonita serão atendidos, pela primeira vez, por um sistema integrado de abastecimento. Para melhoria da oferta de água nessas localidades, as obras executadas pela Deso contemplam uma nova adutora, com extensão total de 75 km, além de estruturas complementares como: subadutoras, estações elevatórias, centro de reservação e rede de distribuição.

Na fase atual, às margens da rodovia SE 175, no trecho que liga Aparecida a Ribeirópolis, há equipes executando os processos de limpeza e escavação do terreno que está recebendo o assentamento de tubulação. São adutoras com diâmetro de 400 mm, por onde passarão milhões de litros de água tratada diariamente. Mais distante dali, nas proximidades da mesma malha viária, entre Glória e Aparecida, estão sendo implantadas tubulações com diâmetro de 600 mm. Pouco mais de 5 quilômetros estão assentados.

Outras frentes de trabalho atuam nas instalações das redes de distribuição em áreas como povoado Serraria, em Ribeirópolis. A função dessas redes é fazer com que a água que sai dos reservatórios chegue aos imóveis. Através dessa estrutura hidráulica, os moradores de povoados que não tinham acesso aos sistemas de produção de água potável terão o produto saindo direto das torneiras de suas casas. São 125 mil metros de redes de distribuição contempladas pelo projeto de duplicação do Alto Sertão.

Além da rede de tubulação, a Deso também está construindo reservatórios. Um deles, já em fase de conclusão, com capacidade para acumular 1.000 metros cúbicos de água foi erguido na sede municipal de Nossa Senhora da Glória. Ao todo, 41 reservatórios serão construídos para melhorar a regularidade e distribuição de água.

Os recursos garantidos pelo Governo do Estado, para execução da obra, são provenientes do PAC Prevenção Seca, do Governo Federal. Além do Alto Sertão, há investimentos também para duplicação dos sistemas integrados de abastecimento Sertaneja e Itabaianinha. Os três projetos somam mais R$ 156 milhões. Todas as obras estão em andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário