quinta-feira, 14 de março de 2013

CONSELHO MUNICIPAL DE TRANSPORTE PÚBLICO É CRIADO.


Foto:  Pedro Leite
Depois dos transtornos causados pela greve de ônibus na Grande Aracaju, o prefeito João Alves Filho e o vice-prefeito José Carlos Machado se reuniram hoje, dia 14, a pedido do prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, para uma resolução sobre o transporte integrado metropolitano. Ficou ajustado durante reunião que será constituído um grupo de discussão entre as SMTTs dos municípios envolvidos, para que haja uma fiscalização mais eficiente nas linhas que transitam entre as cidades.
A integração do transporte coletivo é feita entre as cidades Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão. Por conta disso, também estiveram na reunião a prefeita de São Cristóvão, Rivanda Batalha, o prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins, e a secretária de Defesa Social, Georlize Costa Teles, representando a SMTT da capital sergipana.
O prefeito João Alves disse que a questão do transporte coletivo na Grande Aracaju é muito grave. "Implantamos o sistema de transporte público integrado no primeiro governo à frente da Prefeitura de Aracaju. Fomos pioneiros no Brasil com esse tipo de transporte de massa. De lá pra cá, não foi feita nenhuma melhoria ou adaptação. É importantíssimo que tenhamos essa visão integrada. Hoje existe um instrumento que pode se adequar a essa situação, que é o conceito de área metropolitana, onde as cidades interligadas podem tomar decisões em conjunto, para obras, por exemplo," disse o prefeito de Aracaju, informando que está recebendo hoje uma equipe do escritório de Jaime Lerner, arquiteto e urbanista, para discutir o projeto de desenvolvimento urbano integrado. 
O vice-prefeito, José Carlos Machado, disse que está sempre envolvido com questões que envolvem o sistema de transporte coletivo da Grande Aracaju. "Essa questão é muito complexa. Deve haver um diálogo entre os setores responsáveis de cada município. Não podemos pensar de forma isolada", aconselhou Machado.
O prefeito Fábio Henrique, destacou a importância da presença do prefeito João Alves Filho, porque é a primeira vez que um prefeito de Aracaju participa de reuniões sobre este tema. "Em função disto, a grande Aracaju perdeu muito tempo de evoluir, porque nunca houve um diálogo com os ex-prefeitos. Um exemplo disso, é que a SMTT de Aracaju fazia o que bem queria e nem sequer comunicava. A partir de agora surge um novo tempo, porque logo nesta primeira reunião convocada, João Alves se fez presente e se colocou a disposição tantas vezes fosse necessário. E, a concretização desta união para melhor o transporte na grande Aracaju fica marcada com a criação do Conselho Municipal de Transporte formado pelas quatro SMTT e terá como presidente Georlize Teles".
A secretária Georlize Costa Teles explicou as dificuldades existentes dentro da SMTT de Aracaju e aprova a criação de um conselho. "A sugestão da criação de um conselho é válida e nos ajuda na condução dos trabalhos do transporte público da grande Aracaju. É preciso entender que o sistema é integrado e não se fala em integração sem que ouçamos os outros municípios. Aracaju detém a maior parte do sistema, mas não podemos desconsiderar o outro apenas porque ele é minoritário nesse conjunto. Penso que, com esse encontro, avançamos para um futuro muito mais próspero para o povo dessas cidades".  
Sobre o processo licitatório do transporte público de Aracaju, João Alves disse que está esperando a deliberação da Justiça sergipana, pois já existia um projeto em tramitação. "Não vamos fazer isso de forma isolada. Vamos ouvir as prefeituras envolvidas e fazer isso em conjunto. E, assim que a justiça sergipana decidir, retomaremos o processo licitatório que é importantíssimo para o desenvolvimento do transporte público".

Nenhum comentário:

Postar um comentário