quarta-feira, 8 de maio de 2013

17 VEREADORES APROVARAM O AUMENTO DA TARIFA DE ÔNIBUS.


Para a maioria destes vereadores a população só serve na hora de elegê-los, diz presidente da CUT, Rubens Marques, o professor Dudu.

A bancada do prefeito João Alves Filho (DEM) na Câmara Municipal de Aracaju aprovou novamente na noite da terça-feira, 07/05, o reajuste da passagem de ônibus para R$ 2,45. Os vereadores que apoiam o prefeito de Aracaju ainda aprovaram uma emenda para aumentar o preço da passagem de ônibus, já que o projeto de lei proposto por João Alves estabelecia o valor de R$ 2,43.

Renilson Cruz Silva (DEM), Manuel Marcos (DEM), Josenito Vitale (DEM), Vinícius Porto (DEM), Daniela Fortes (DEM), Emília Correia (DEM), Robson Viana (PMDB), José Gonzaga (PMDB), José Augusto da Silva (PRTB), Anderson Santos (PRTB), Adriano Pereira (PSDB), Valdir Santos (PTdoB), Agnaldo Celestino (PR), Jony Marcos (PRB), Jailton Santana (PSC), Agamenon Sobral (PP) e José Ivaldo (PSD) foram os vereadores que aprovaram o projeto de lei 102/2013 de autoria do Poder Executivo de Aracaju, referente ao aumento da passagem do ônibus.

Estes 17 vereadores ignoraram a manifestação pública realizada em frente à Câmara Municipal de Aracaju desde as15h até o cair da noite, que reuniu trabalhadores, estudantes e militantes do MOTU, Sintese, Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), Levante Popular da Juventude, União Sergipana dos Estudantes Secundaristas, Coletivo Mão Roxa, Movimento Nacional de Direitos Humanos, Ocupação 17 de Março, Movimento Não Pago, além da população que transitava pelo Centro da cidade que também teve direito de manifestar seu repúdio.

“Sou radialista, pego ônibus todo dia. É uma vergonha que o povo tenha que enfrentar ônibus esburacados, lotados, levando mais de 60 pessoas... Quando o motorista freia os passageiros caem, é uma humilhação. A passagem sempre aumenta e a qualidade do serviço só piora. Nossa Constituição assegura o direito à educação, à saúde, à moradia, ao transporte público. É tudo direito de mentira”, protestou a radialista Neuza que atua no bairro Santa Maria.

Impedidos de entrar na Câmara Municipal para acompanhar a sessão, alguns manifestantes foram recebidos com gás de pimenta quando tentaram forçar a entrada. O presidente da CUT, Rubens Marques, o professor Dudu, criticou a estratégia antidemocrática para barrar a participação popular na votação do aumento da passagem do ônibus. “Isso de encher as galerias para impedir a entrada do movimento social já virou uma estratégia... Como pode Aracaju, uma cidade grande, ter uma Câmara de Vereadores com uma Galeria de difícil acesso e tão pequena? Deve ser porque para a maioria destes vereadores a população só serve na hora de elegê-los”, avaliou.

Iran Barbosa (PT), Emanuel Nascimento (PT), Lucimara Passos (PCdoB), Max Prejuízo (PSB), Lucas do Aribé (PSB) e Doutor Emerson (PT) foram os únicos vereadores que votaram contra o aumento da passagem de ônibus. O vereador Roberto Morais (PR) justificou que estaria ausente à sessão.

Fonte: Faxaju (Iracema Corso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário