quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

DESCARTE IRREGULAR DE LIXO COMPROMETE A SAÚDE DA POPULAÇÃO.


A existência de pontos clandestinos de lixo resulta na desvalorização do local e leva riscos à saúde dos moradores. A ação é considerada crime segundo a Lei Municipal 1.721/91, do Código de Limpeza Urbana e Atividades Correlatas, que determina: "É proibido lançar ou propiciar a colocação de lixo, entulhos, animais mortos em terrenos baldios ou em qualquer imóvel, edificado ou não, público ou privado, ou quaisquer outros locais não autorizados pela Prefeitura Municipal de Aracaju, ou que prejudiquem os serviços de limpeza urbana (...)".
O problema está na pauta diária de serviços da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio das ações da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Em toda a cidade, cerca de 400 pontos de descarte irregular de lixo surgiram da falta de colaboração e de cidadania de alguns habitantes e de muitos carroceiros, que de modo constante jogam nas vias e logradouros públicos grandes quantidades de resíduos, tanto domésticos quanto provenientes de obras e reformas.
Para combater este grande volume de lixo e imprudência, a Emsurb utiliza diversos meios e equipes que poderiam estar realizando outros tipos de ações em benefício da própria população. "Utilizamos máquinas, agentes de limpeza e, diariamente, estamos na rua recolhendo os materiais descartados irregularmente pela população. A Prefeitura executa de forma efetiva a sua parte em relação à limpeza da cidade, mas cada cidadão também deve cooperar, evitando que o descarte irregular de lixo tenha continuidade. A coleta domiciliar é realizada em todos os bairros de Aracaju, não há necessidade de descartar o lixo em outro local que não seja em frente à própria residência no dia da coleta", enfatiza o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Roberto Gomes, ao lembrar que os detritos de obras e reformas devem ser recolhidos por empresas contratadas pelo responsável pela construção.
O gestor destaca, ainda, que vários pontos de lixo são desativados pela Emsurb e se transformam em áreas verdes. "Vários canteiros e jardins que hoje embelezam a cidade já foram pontos de lixo. Fazemos este tipo de intervenção para propiciar um cenário mais harmonioso e sadio para a localidade. Em 2013, iremos reforçar este serviço e traçar novas estratégias para combater e desativar outros pontos de lixo. Vale lembrar que a prática não afeta somente a população, mas também o meio ambiente", disse Roberto Gomes.
Canais de comunicação
Para reforçar o trabalho de limpeza, a Emsurb disponibiliza para a sociedade uma central de atendimento pelo telefone             0800 284 1300      , além de outros meios de comunicação, como twitter (@emsurb), facebook (www.facebook.com.br/emsurb) e e-mail emsurb@aracaju.se.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário