sábado, 16 de fevereiro de 2013

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO É PRIORIZADA POR NOVA ADMINISTRAÇÃO.


Dentro da vasta programação elaborada para 2013 pela equipe do Centro de Educação para o Trânsito (CET) da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a ação escolhida para abrir o quadro de atividades, no dia 1º de março, será ‘Respeite a vida, respeite a faixa’. A campanha é voltada para os pedestres, que tem como objetivo orientar sobre a travessia segura em ruas e avenidas com grandes índices de acidentes na capital. 
De acordo com a coordenadora do CET, Mônica Liberato, a ação foi escolhida para abrir o calendário 2013 porque os pedestres compõem o grupo mais vulnerável no trânsito. “Os atropelamentos são a segunda maior causa morte no trânsito de Aracaju. Somente no ano passado das 83 vítimas fatais em acidentes de trânsito, 24 eram pedestres. Nossa intenção é que esta ação seja permanente para que possamos  conscientizar os usuários das vias que no trânsito todos nós somos pedestres”, destaca Mônica.
Outras ações
Ao todo, dez ações educativas serão desenvolvidas ao longo do ano, algumas em períodos específicos, como a campanha ‘Volta às Aulas’, realizada nos primeiras 15 dias dos meses que iniciam o semestre letivo nas escolas públicas e particulares da capital. Outras ações serão desenvolvidas constantemente, com a nova campanha ‘Motorista da Balada’, que será feita quinzenalmente, no período da noite, em bares e restaurantes, com objetivo de orientar sobre o consumo de bebidas alcoólicas.  
Além das campanhas educativas, dez eventos e cinco novos projetos farão parte da programação do calendário de 2013 do CET. “A programação é vasta e toda ela foi pensada para envolver os mais diversos públicos. Desde crianças entre três e seis anos, com a ação educativa ‘Teatro na pré-escola, que abordará de forma lúdica as questões do trânsito, até idosos e pessoas com deficiência, com a campanha ‘Vagas Especiais’”, conta a coordenadora.
A educação para o trânsito é um compromisso da nova administração da SMTT. “Usamos este primeiro momento da gestão para organizar e elaborar toda a nossa programação deste ano. A educação para o trânsito é prioridade para a nova administração da SMTT. A partir de 1º de março estaremos periodicamente nas ruas conscientizando as pessoas, de todas as faixas etárias, desde crianças a idosos, sobre a importância do respeito às Leis de trânsito. Queremos que todos se sintam protagonistas dentro do processo de modificação de comportamento em relação ao dia a dia das vias. Todos juntos podemos mudar o trânsito”, finaliza Mônica Liberato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário