segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

GORETTI REIS REÚNE DIRETORIAS DA SMS E DEBATE AÇÕES EMERGENCIAIS NA SAÚDE.


Dificuldade de acesso a cirurgias eletivas, risco de epidemia de dengue nos meses de janeiro e fevereiro, reestruturação de serviços e necessidade de alianças com entidades da área de saúde. Estes foram alguns dos temas debatidos pela secretária da Saúde, Goretti Reis, durante reunião com todas as diretorias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na manhã desta segunda-feira, dia 4. Goretti debateu o Plano de Ação Emergencial para enfrentamento da situação administrativa da SMS e o planejamento de ações em curto prazo para qualificar o atendimento em saúde prestado à população.
Acompanhada do secretário adjunto, Petrônio Gomes, após 30 dias de gestão, a secretária reuniu equipes para reavaliar dificuldades diagnosticadas no dia a dia à frente da SMS e pautar metas e políticas que visam trazer resultados aos usuários de saúde. “A partir de um diagnóstico realista da situação vivida pela população e da situação administrativa da SMS, buscamos articulações que, acima de tudo, otimizem o custo dos gastos públicos com a saúde e venham dar mais eficácia e resultados mais ágeis e eficientes  para a sociedade”, afirmou Goretti Reis.
Durante a reunião, alguns temas preocupavam a secretária, como as dívidas com prestadores, o risco de desabastecimento de remédios e material de trabalho, além de demandas ociosas de serviços que não vinham sido cumpridos por gestores anteriores e que agora iniciam processos na Justiça. “Diante destas dificuldades, precisamos fazer com que as redes da Secretaria Municipal de Saúde se comuniquem e se articulem melhor”, exigiu a gestora.
Para coordenadora do Núcleo de Planejamento da SMS, Teresinha Santos Lima, o encontro com as diretorias foi o ponto inicial para que sejam traçadas estratégias de atuação e novas diretrizes que visem melhorar o sistema municipal de saúde de Aracaju. “A ideia é que a partir da realidade socioeconômica do município  de Aracaju e da realidade administrativa da SMS, em breve possamos fazer um diagnóstico completo que dará orientação para a elaboração do Plano Municipal de Saúde, que define as prioridades dos próximos quatro anos de gestão  da Saúde”,  afirmou.
A  convite da SMS, também participou da reunião  o consultor de gestão em saúde Renilson Rehem. O consultor já atuou na Secretaria de Saúde dos estados da Bahia, São Paulo e no  Ministério da Saúde, e agora dá apoio para a Secretaria da Saúde em Aracaju. 
Para Rehem, “a Saúde é um setor complexo e sem nenhuma receita pronta ou fórmula exata de como resolver os problemas. Mas, a secretária Goretti Reis já está fazendo o que é essencial que é tomar ciência da situação real e delinear as prioridades do ponto de vista administrativo e de medidas a serem adotadas no curto prazo”.
Ações estratégicas
Também foram pautadas questões como realização de levantamento do quantitativo de cartão SUS em Aracaju; avaliação do teto financeiro do Estado e dos municípios sergipanos nos últimos seis anos; identificação de responsabilidades  assumidas pelo município no Contrato de Ação Pública (CAP) e Programação Pactuada Integrada (PPI) que a SMS está desenvolvendo.
Além disso, foram abordadas questões como a baixa qualidade e resolutividade da Atenção Primaria a Saúde; aliança estratégica com as instituições formadoras da área da saúde do Estado como as reitorias da UFS e da Unit e reuniões com colegiados locais e representações das categorias profissionais dos médicos, enfermeiros, odontólogos, agentes comunitários de saúde,agentes de endemias  e sociedades científicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário