terça-feira, 9 de abril de 2013

GILSON ANDRADE DEFENDE AGILIDADE NA CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL DO CÂNCER.


O deputado estadual Gilson Andrade (PTC) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, nessa segunda-feira (8), para defender uma maior agilidade para que seja construído em Sergipe o Hospital do Câncer. O parlamentar destacou o Dia Mundial da Saúde e o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Alguns parlamentares lhe apartearam e defenderam maiores investimentos na Saúde Pública.

Ao fazer seu discurso na AL, Gilson Andrade destacou que são assustadores os números de casos de câncer e que as autoridades devem priorizar a alocação de recursos para a Saúde Pública. “O número de casos de câncer tem aumentado consideravelmente. Chega a ser o mais importante problema da Saúde Mundial. No Brasil e em Sergipe não é diferente”. 

Em seguida, o deputado enfatizou que nas últimas quatro décadas o câncer ganhou uma dimensão bem maior. “Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, em 2030, teremos 27 milhões de casos de câncer, com 17 milhões de mortes e 75 milhões de pessoas vivas com câncer. Vão sofrer mais ainda aqueles países de baixas e médias rendas”. 

Em aparte, a deputada Maria Mendonça (PSB) chamou a atenção para os casos de hipertensão. “A hipertensão é uma doença avassaladora. No Brasil nós temos hoje cerca de 30 milhões de brasileiros hipertensos. 12 milhões não têm conhecimento que possuem a doença. Se demora o diagnóstico, mais longo e difícil é o tratamento. A Saúde pública, de uma forma geral, precisa de uma atitude urgente das autoridades. Esses são temas relevantes que precisam ser tratados nesta Casa com uma discussão mais ampla, para que possamos orientar a população a adotar práticas mais saudáveis, inclusive na alimentação”.

O também deputado Antônio dos Santos (PSC) destacou a informação de que o Hospital João Alves Filho estaria recebendo um novo aparelho de radioterapia nos próximos dias. Por sua vez, o deputado Gilson Andrade enfatizou sobre a importância de um Hospital do Câncer em Sergipe. “Vai ser fundamental para minimizar esses casos. É uma luta do senador Eduardo Amorim (PSC) que foi abraçada por todos sergipanos”.

Também em aparte, da presidente da Casa, deputada Angélica Guimarães (PSC), destacou seu apelo à presidente Dilma Rousseff (PT) e ao governador Marcelo Déda (PT) para que a vacina de HPV seja instituída na rede pública. “Existe projeto piloto para tudo em Sergipe, por ser um Estado de dimensões territoriais menores. Foi assim com o voto digital e tantas outras coisas. E por que não se instituir a vacina de HPV na nossa rede pública como teste? Por que não erradicar de uma vez com o câncer do colo uterino? Se o governo federal não faz, o governo do Estado pode adotar a proposta como política pública em parceria com as prefeituras dos 75 municípios. É uma medida para se resolver a médio e longo prazo”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário