quinta-feira, 23 de outubro de 2014

ARACAJU TERÁ 95% DA CIDADE COM COBERTURA DE ESGOTO.

Aracaju passará a ser a segunda capital do país com maior cobertura de esgoto. A informação foi noticiada durante assinatura de contrato para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário da sede municipal subsistemas Jabotiana e Norte nesta quarta-feira, 22. A solenidade contou com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Occhi e reafirma a parceria entre governo Federal e Estadual na melhoria da qualidade de vida dos sergipanos. Com recursos assinados nesta quarta-feira e os investimentos  do governo do Estado em sanemaneto básico, Aracaju vai ter 95% da cidade com cobertura de esgoto.

O investimento de 73.351.762,78 beneficiará os bairros Jabotiana, Ponto Novo, Siqueira Campos e América - incluindo os conjuntos residenciais Costa e Silva, Castelo Branco, Santa Lúcia e Sol Nascimento- Soledade, Lamarão, Jardim Centenário, Bugio, São Carlos, Olaria, Veneza, José Conrado de Araújo, Japãozinho, alto da Jaqueira e Cidade Nova.

Na ocasião, o governador Jackson Barreto pontuou  a parceria com o Governo Federal, que leva trabalho e obras para os quatro cantos do estado. “Nós estamos assistimos hoje um círculo virtuoso. Um Ministro de Estado visitar o interior e a capital para estado levar moradia popular, reabastecimento de água e esgoto sanitário. Com o contrato firmado, Aracaju passa a ser a 2° capital em cobertura da rede de esgoto, só perdendo para a cidade de Porto Velho, em Rondônia. Vamos concluir a cobertura de esgoto em Aracaju e levar saneamento para a periferia”, disse. 

Para o ministro das Cidades, Gilberto Ochhi, investir em saneamento básico é fundamental para a saúde da população. “O Governo Federal trouxe investimento para Aracaju em parceria com governo estadual, em esgotamento sanitário, coleta tratamento e destinação final, isso é fundamental pra qualquer cidade brasileira, pra sua população, para a saúde e a valorização das famílias”. 

Os serviços de esgotamento sanitário beneficiarão 200 mil pessoas que passarão a ter mais saúde e qualidade de vida, como explica a sanitarista Cláudia Menezes. “Todo trabalho em saneamento tem vários impactos sociais: impacto na área de saúde, na área econômica, porque as pessoas adoecem menos, logo perdem menos trabalho. Também se gasta menos em saúde, com medicamentos e internação”, afirma.

A relação entre saneamento e saúde pode ser aferida através de índices de doenças infecciosas intestinais e do número de internações, no Sistema Único de Saúde, por doenças diarreicas. Conforme dados Vigilância Epidemiológica Estadual, nos últimos seis anos, o número de óbitos por doenças infecciosas intestinais reduziu 77%, saindo de 176 casos em 2008 para 40 casos em 2014. Em Aracaju, a diminuição foi de 50% dos casos. Já o número de internações por doenças diarreicas caiu 79% em todo o estado, no mesmo período.

“As obras de Saneamento Básico são obras discretas e estruturais, as vezes com pouca visibilidade, mas essenciais para a saúde, o desenvolvimento e a qualidade de vida da população sergipana. É importante frisar outros fatores também contribuem para a melhoria dos indicadores de saúde, como a melhoria do nível educacional da população, melhoria da renda, e atuação dos serviços e profissionais de saúde”, explica.

Cláudia destacou o impacto positivo dos serviços de abastecimento e de esgotamento sanitário nos bairros: com a rede sanitária implantada e vias pavimentadas, os serviços de utilidade pública - como transporte, correios, energia elétrica - tornam-se viáveis.

“Saneamento básico é essencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas e para a urbanização. Jackson Barreto tem esse olhar mais cuidadoso com a população pobre e vulnerável e ninguém pode negar isso. Os benefícios dessas obras são gerais, mas a população carente é priorizada”, afirma a sanitarista.

Ações do Governo

O investimento de R$1,49 bilhão na reestruturação da rede sanitária do estado, com obras de implantação de sistemas completos de coleta e tratamento de esgotos domésticos e abastecimento de água, colocou Sergipe como o terceiro estado do Nordeste em taxa de domicílios ligados à rede de esgoto, segundo Pesquisa Nacional por Amostras de Domícilios de 2011. Na Grande Aracaju, a cobertura de esgoto passou de 35% para 50% em 2013, e chegará a 90% nos próximos dois anos.

Somente em Aracaju, foram implantados 163,3 quilômetros de rede de esgoto. Foram contemplados neste projeto os bairros Coroa do Meio, Atalaia, Farolândia, Grageru, Jardins, Ponto Novo e São Conrado. O investimento ganha força com a reforma e ampliação das Estações de Recuperação de Qualidade Sul e Oeste.

Em 2013 foi autorizada a Ordem de Serviço para iniciar a obra de esgotamento sanitário da região da Zona de Expansão, contemplando os bairros Aeroporto e Aruana, e que já está 70% concluída. O investimento de R$42 milhões contempla mais de 120 quilômetros de rede e a construção de 16 estações elevatórias.

Santa Maria 

Por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), os Governos Federal e Estadual se uniram à Prefeitura de Aracaju para atender direitos fundamentais dos cidadãos do bairro Santa Maria. Nesse contexto, os serviços de saneamento básico são executados pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) com obras que contemplam 6,4 mil unidades habitacionais. Em 2014, 85% dos trabalhos foram concluídos.
  
Coqueiral 

Acesso à rede de esgotamento sanitário é um benefício garantido também aos moradores do bairro Coqueiral. Ao menos 2,2 mil ligações domiciliares de rede de esgoto são executadas no projeto de desenvolvimento urbano na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário