quarta-feira, 12 de agosto de 2009

CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA: PROJETO SERGIPANO É FINALISTA NA FEIRA DO CONHECIMENTO.

O Ministério da Justiça anunciou a lista das 41 experiências selecionadas para a Feira de Conhecimento em Segurança Pública com Cidadania. Os representantes de projetos inovadores e promissores das cinco regiões do país estarão reunidos entre os dias 27 e 30 de agosto, em Brasília, para divulgar seus trabalhos durante a Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg).

Ao todo, a Coordenação Executiva da Feira de Conhecimento recebeu 224 propostas, das quais 186 foram validadas. Na segunda fase de seleção, 84 experiências foram aprovadas, sendo 47,6% oriundas do Sudeste; 21,4% da região Sul; 11,9% do Centro-Oeste; 10,7% dos estados do Nordeste e 8,3% do Norte. Os critérios de avaliação foram pautados na criatividade, sustentabilidade, participação social, impactos na sociedade, grau de institucionalidade, multidisciplinaridade, respeito à diversidade e possibilidade de replicação.

Para avançarem rumo à terceira etapa de seleção, as finalistas tiveram que enviar informações complementares, tais como relatórios de monitoramento e registros fotográficos e audiovisuais. O processo seletivo terminou na segunda-feira (03), quando 18 membros da comissão avaliadora discutiram os aspectos positivos e negativos das candidatas e elegeram, em consenso, 41 experiências que preenchiam todos os requisitos previstos no edital.

Serão exibidas na Feira experiências que contemplam os sete eixos temáticos da Conseg, a exemplo da prevenção social do crime e da valorização profissional. O objetivo é divulgar concepções e metodologias de ação capazes de promover a cultura de paz no Brasil, com enfoque na cidadania.

O espaço da Feira de Conhecimento será aberto ao público em geral e vai facilitar a troca de conhecimento entre agentes públicos e privados, responsáveis pela construção e consolidação de políticas públicas na área da segurança. Cada experiência será representada por dois integrantes, que, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), receberão treinamento sobre o formato da Feira e a metodologia de replicação de suas ações.

Projeto de Sergipe – Uma das experiências finalistas trata-se do projeto ´Cidadania e Paz nas Escolas´, ação desenvolvida entre a Secretaria de Segurança Pública (através da Polícia Militar) e Secretaria de Educação. Trata-se do único projeto sergipano aprovado na Feira do Conhecimento em Segurança Pública com Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário