terça-feira, 18 de agosto de 2009

DEFESA CIVIL MUNICIPAL INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO COM AS CHUVAS.

A chuva é fina, mas isso não é motivo para que a Defesa Civil Municipal não esteja em alerta. O novo órgão da Prefeitura de Aracaju (PMA), que foi criado em junho deste ano, tem intensificado os trabalhos de fiscalização e acompanhamento dos locais de riscos, como morros e encostas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Nicanor Moura, a chuva fraca não tem prejudicado as áreas de risco. Mas ele alerta que as famílias que residem em casas de papelão, madeira, ou em morros devem ter cuidado redobrado. "Em situações de rachaduras ou barulhos como estalos, as pessoas devem sair imediatamente do local e avisar aos órgãos competentes", alerta.

Por enquanto as ligações devem ser feitas para a Defesa Civil Estadual, mas em breve o município estará disponibilizando um número de telefone para a população aracajuana. "Trabalhamos em parceria, então nas ocorrências da cidade trabalharemos em conjunto com o estado", afirma Nicanor.

Em Aracaju, os bairros que possuem áreas de risco são: América, Getimana, Cidade Nova, Japaozinho, Santa Maria - sobretudo o Morro do Avião - e Coqueiral. "Estamos acompanhando essas áreas e buscando medidas preventivas", comenta o coordenador. O trabalho da Defesa Civil é desenvolvido em quatro etapas: prevenção; preparação para a emergência; articulação para a resposta ao desastre; e reconstrução.

Novo órgão

Segundo o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o novo órgão tem como objetivo não apenas atuar em situações de emergência, mas também na prevenção e conscientização das comunidades. "Além de monitorar as áreas da cidade que mais sofrem com deslizamentos e problemas decorrentes das chuvas, a Defesa Civil mantém uma integração com outros setores municipais", explica.

Meteorologia

Segundo informações do Centro de Meteorologia de Sergipe, órgão ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, nesta quarta-feira, dia 19, o céu estará parcialmente nublado, o vento será fraco e a temperatura ficará entre 22° e 28°.

Na quinta-feira pela manhã o céu continua parcialmente nublado; à tarde, céu claro e, à noite, céu claro com algumas nuvens. O vento estará fraco e a temperatura média gira em torno de 22° a 27°. O final de semana, segundo estatísticas do centro, deve não ter chuva e o céu vai variar entre claro e nublado. O vento vai estar entre fraco e moderado e a temperatura em torno de 22° a 28°.

Nenhum comentário:

Postar um comentário