segunda-feira, 10 de agosto de 2009

HEMOSE PRECISA DE SANGUE RH NEGATIVO.

Durante férias de julho estoque do Banco de Sangue teve redução de 40%

O Banco de Sangue de Sergipe (Hemose) sofre baixa no estoque de sangue RH negativo. Com as férias de julho, quando muitos doadores viajam e também há aumento de cirurgias eletivas, a redução no estoque sanguíneo foi de 40%. “O mês de julho é um dos mais críticos. Assim como o mês de fevereiro, por conta do carnaval e o mês de junho, com os festejos juninos”, disse Kitéria Cordeiro, da assessoria de comunicação do Hemose.”É interessante que as pessoas venham doar sangue porque sangue não se fabrica. Os de fatores RH negativo são os que mais faltam em nosso banco. Ou porque tem menos doadores, ou porque as pessoas só vêm doar quando há solicitação. A gente pede que as pessoas compareçam aqui independente disso”, declarou a assistente social do Hemose, Roseli Dantas.

Ela lembra que a pessoa interessada em doar sangue deve comparecer ao órgão, que fica no fundo do Hospital João Alves, munida de um documento oficial com foto. “Sem isso não pode doar”, reforçou. O Hemose funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Mais informações através dos números: (79) 3259-3191 e (79) 3259-3174.
Outra dificuldade do Hemose é de conseguir conscientizar as mulheres sobre a importância da doação, já que elas são as que menos comparecem ao órgão. “A mulher doa sangue normalmente. A menstruação não impede isso. E, ao chegar aqui, todos passam por avaliação médica”, lembrou.A assistente social explica também que o homem pode doar novamente, após 60 dias da última doação de sangue, não ultrapassando quatro doações anuais. Já a mulher só pode doar sangue três vezes ao ano. Sendo que, para elas, o período de uma doação para a outra deve ser de 90 dias.
Fonte: Emsergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário