quinta-feira, 6 de agosto de 2009

PARA O SINTESE, INCHAÇO DE PROFESSORES EM ITABAIANA FOI POLITICAGEM.

Rita Santos acredita que prefeito de Itabaiana está desperdiçando verba da Educação

"A folha de pagamento da Educação já está em quase R$ 1 milhão. Se não houver uma reordenação no quadro de professores o município de Itabaiana não irá suportar. Então, não somos nós que queremos demissões, mas foi o prefeito quem causou isso quando contratou demais". A coordenadora da Sub-sede Agreste do Sintese, Rita Santos, contestou, nesta quinta-feira, as declarações do prefeito Luciano Bispo (PMDB) de que o sindicato dos professores está clamando por demissões, quando exige a diminuição do número de contratados para a Educação.

Rita argumentou que além de aumentar o número de turmas, distribuindo quase vinte estudantes para cada, a prefeitura abriu vagas para diretores em escolas que possuem menos de 100 alunos. Cargos estes, anteriormente, ocupados por professores que também lecionavam no local. E isto, segundo ela, é uma atitude desnecessária, já que, até então, os professores-diretores conseguiam administrar com êxito.

"Isto só pode ser politicagem. Mas se é ou não, não é interesse do Sintese. O que nós queremos é que seja corrigido esse equívoco".

Em nome do prefeito de Itabaiana, o Secretário de Comunicação, Marcos Aurélio, disse que ao invés de desperdício, a medida visou qualificar a rede de ensino. "Sem dúvida um professor concentrado só na função de ensinar, rende muito mais em sala aula do que aquele que passou o dia ocupado com outro serviço".

Entretanto, a coordenadora Rita Santos, afirmou que o inchaço de contratados não somam apenas professores, mas também serventes e outros funcionários nas escolas. E, desta forma, o sindicato teme que o município só consiga cumprir o Piso, no próximo ano, com uma redução nos salários dos professores. "A diminuição de 20%, já prevista pelo prefeito, irá atingir todos os professores, contratados e efetivos. Porque os direitos de todos ao Piso são iguais".

"O prefeito precisa organizar a Educação de forma racional e equilibrada. Pois, não tem quem aceite a realidade de ter o salário reduzido, devido à precariedade na administração", declarou Rita Santos.

A representante do sindicato pontuou ainda que a negociação com a prefeitura somente será aberta após a apresentação do relatório, comprovando que há mais professores do que é demandado, que está sendo preparado pelo Sintese.

Fonte: Universo Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário