quinta-feira, 4 de novembro de 2010

ANGÉLICA GUIMARÃES É EMPOSSADA PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA.

Foto:  Maria Odília

“Este um momento muito especial na minha vida, pois tenho a oportunidade de assumir uma missão extremamente importante para a política e o desenvolvimento do Estado de Sergipe”. Estas foram as primeiras palavras da nova presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputada estadual Angélica Guimarães (PSC), ao assumir, de forma inédita, a titularidade da Presidência do Legislativo estadual. A sessão histórica foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 4, presidida pelo primeiro secretário da Casa, deputado estadual André Moura (PSC).

O ofício com a renúncia do deputado Ulices Andrade ao mandato parlamentar e consequentemente, ao cargo de presidente da Mesa Diretora da Assembleia foi lido durante o expediente da sessão de hoje. No documento, ele explicou que tal atitude unilateral foi motivada pela nova missão que lhe foi outorgada pelo Parlamento estadual ao ser eleito conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), no qual também foi empossado hoje.

Com a renúncia, o deputado André Moura deu posse à deputada Angélica Guimarães como titular da Presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe, para completar o mandato de chefe do Legislativo estadual que se encerra em 31 de janeiro de 2011. O termo de posse foi lido pelo consultor legislativo da Casa, Igor Albuquerque, e em seguida assinado pela nova presidente.

O primeiro secretário da Assembleia, deputado André Moura, deu as boas vinda à deputada Angélica Guimarães nessa nova missão assumida por ela. O parlamentar ressaltou a importância das mulheres na política do Brasil, ratificada pela eleição da primeira presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e do espaço ocupado por elas, com muita competência, no Judiciário e Legislativo de Sergipe. “No nosso Poder Legislativo as mulheres têm tido uma atuação publica de destaque e relevância. Hoje, a presença feminina se amplia, para que também o nosso Legislativo se fortaleça, aproxime-se sempre da pluralidade e abrangência, fatores que identificam a democracia moderna”, disse.

André Moura disse que tem certeza que a deputada Angélica Guimarães completará o brilhante e competente mandato exercido por Ulices Andrade como presidente. Ele disse que a limitação do tempo reservado à sua gestão à frente da Presidência da não irá reduzir o brilho e a importância do cargo que irá exercer. “Pelos seus méritos e sua competente atuação política, como deputada que percorreu trajetória exemplar, chegando à vice-presidência da Assembleia e agora se tornando a presidente, Vossa Excelência se fez merecedora do respeito e admiração de todos os seus colegas deputados. Por isso temos a plena certeza que com igual cordialidade e absoluto senso de dever, como fez o deputado Ulices Andrade, a Presidência desta Casa continuará a ser exercida”, afirmou.

Discurso inicial
Em seu primeiro discurso como presidente, a deputada Angélica Guimarães ressaltou a alegria por estar assumindo esta missão e disse que assim o faz com a convicção de que saberá honrar o cargo respaldado na confiança depositada pelo povo e pelos colegas deputado que com seus votos fizeram dela a primeira mulher vice-presidente da Assembleia e agora presidente.

“Sei que ser presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe é muito mais que ocupar um cargo público. É ter o poder e o dever de participar ativamente da tomadas de decisões que definirão os rumos do nosso Estado. É ajudar a conceber, e por em prática, políticas públicas modernas e efetivas; é saber ouvir, mas ouvir muito, os clamores e anseios do nosso povo em seus mais diversos segmentos”, disse.

Para a deputada, ser presidente do parlamento é direcionar esforços para corrigir as desigualdades e a injustiças sociais que, apesar da luta incessante e compromisso dos governantes, ainda faz parte da nossa sociedade. “Sempre digo que a política só se faz importante e tiver um sentido absolutamente prático e se for usada como um instrumento para transformar a realidade e, ao mesmo tempo, proporcionar a todos o direito de exercer plenamente sua cidadania”, afirmou Angélica Guimarães.

A presidente ressaltou em seu discurso que o povo de Sergipe está atento a trabalho dos parlamentares e tem demonstrado confiar em seus representantes e por isso conclamou a todos os colegas e à classe política a selarem um pacto de coerência, tranquilidade e respeito aos adversários. “É hora de deixarmos sentimentos menores de lado e olharmos juntos para o Estado de Sergipe e um futuro cada vez mais promissor para todos os sergipanos”.

Angélica Guimarães afirmou que seu compromisso é por um parlamento cada vez mais forte, aberto às comunidades e cada vez mais apto ao diálogo com todas as matizes sociais. “Esta Casa continuará promovendo debates institucionais e a apoiar todos os segmentos organizados, ajudando a diagnosticar suas demandas e anseios, nos aliando às suas necessidades e servindo de farol para seu avanço e conquistas. A grande força do Poder Legislativo reside, sobretudo, em sua composição multipartidária, refletindo, na sua pluralidade, a capacidade de intermediar e encaminhar conflitos e contradições latente na sociedade aqui representada”, disse.

Ela fez uma saudação especial ao ex-deputado e amigo Ulices Andrade. “Se eu conseguir ser metade do bom presidente que ele foi, serei uma boa presidente nesta Casa”, disse, ao ressaltar a figura de bom colega, amigo fraterno e companheiro que foi o ex-deputado. “Nós perdemos uma excepcional referência como político, mas estamos felizes porque o Tribunal de Contas conquistou para suas fileiras um cidadão honrado, competente e íntegro para desenvolver as importantes funções de conselheiro.

Ao final de seu pronunciamento, a presidente Angélica Guimarães ficou visivelmente emocionada ao agradecer aos familiares presentes à solenidade o apoio recebido ao longo de sua trajetória, à mãe, Maria Estela, ao marido, Vanderbal Marinho, aos filhos, Vanderbal e Cindi, além de irmãos, cunhados e amigos que participaram da sessão.

Além dos familiares e colegas parlamentares, a sessão parlamentar que deu posse à nova presidente da Assembleia foi prestigiada por diversas autoridades. Estiveram presentes o governador do Estado, Marcelo Déda; o vice-governador, Belivaldo Chagas; o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Roberto Porto; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), conselheiro Reinaldo Moura; o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Emanuel Nascimento; deputado federal e senador eleito por Sergipe, Eduardo Amorim; o procurador geral do Estado, Márcio Leite de Rezende; prefeitos e prefeitas de municípios sergipanos, entre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário