sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

CARNAVAL: SAMU PEDE PARA NÃO PASSAR TROTE.


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) alerta a população sobre os riscos do trote durante o carnaval.  No período festivo, a ocorrência de falsas chamadas prejudica o atendimento prestado a quem realmente precisa.

 “Geralmente,  as ocorrências nessa época são mais graves por envolver o consumo de álcool e acidentes automobilísticos. Quando saímos para atender uma falsa chamada, atrasamos o atendimento que poderia ser prestado a uma vítima real e, em alguns casos, essa espera pode ser fatal”, explica o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu (NEP), Ronei Melo.

 Segundo o coordenador médico do serviço, Saullo Sales, o prejuízo causado pelo trote também atinge a equipe de trabalho. Além dos fatores já elencados, ele ainda destaca o prejuízo financeiro causado pelo custo que cada ambulância tem ao sair da base desnecessariamente.

 “Para sair da base e ir realizar o atendimento, as ambulâncias de Suporte Básico (USB) e de Suporte Avançado (USA) demandam uma despesa. Além desse gasto, o trote ocupa a linha telefônica e desgasta toda a equipe, que se mobiliza para chegar à ocorrência em tempo hábil”, enaltece.

 Trotes

O Samu é um serviço médico que recebe em torno de 17 mil ligações por mês. Dessas, cerca de 40% são trotes emitidos, principalmente, por crianças e adolescentes.

Fonte:  Faxaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário