quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

MINISTRA ACENA COM APOIO FEDERAL PARA NOVA UNIDADE SOCIOEDUCATIVA EM SERGIPE.


A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, a adjunta da Seides, Maria Luci Silva, e a diretora-presidente da Fundação Renascer, Antônia Menezes, obtiveram um retorno positivo da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, sobre o apoio federal à construção de uma nova unidade de medidas socioeducativas em Sergipe.

Durante reunião realizada no gabinete da ministra em Brasília, a secretária Eliane apresentou o projeto técnico de construção da nova unidade, que modernizará o atendimento aos jovens sergipanos em conflito com a lei e permitirá a desativação do atual Centro de Atendimento ao Menor (Cenam).

Sergipe pleiteia do Governo Federal R$ 8 milhões para a obra, que agora encontra-se na Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) para avaliação. Até o momento, o projeto está estimado em R$ 10 milhões.

"O projeto foi todo pensado, prioritariamente, para garantir a segurança e o bem estar social dos jovens que se encontram em conflito com a lei no Estado. As crianças e adolescentes são, para nós, prioridade absoluta e não vamos abrir mão disso", frisou a secretária Eliane Aquino.

A nova unidade será situada no Conjunto Marcos Freire I, em Nossa Senhora do Socorro, em um terreno de aproximadamente 20 mil m² doado pela Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop).

O espaço terá capacidade para atender até 60 adolescentes em suas quatro alas para 12 adolescentes cada, e mais duas alas para seis adolescentes cada, sendo quatro quartos para pessoas com deficiência.

De acordo com a responsável técnica pelo projeto arquitetônico, a diretora do departamento de Habitação da Seides, Andrea Galindo, a nova unidade atenderá às determinações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). A arquiteta também salientou que as paredes do local serão de concreto e não de alvenaria, como no atual prédio.

“Esse tipo de construção é mais segura pois evita a deterioração do espaço. O local também terá cinco salas de aula e dois espaços para oficinas, além de refeitório, cozinha, lavanderia, quadra de esporte coberta, prédios para visitas íntimas, entre outros”.

A reunião também contou coma presença da Secretaria Nacional de Proteção a Criança e Adolescente, Angela Goulart, e foi direcionada ao debate da qualidade do atendimento das medidas socioeducativas de Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário