quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

OFERTA DE ÁGUA TRATADA DO SÃO FRANCISCO SERÁ DOBRADA.


A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) concluiu 55% das instalações físicas da obra que vai garantir maior vazão de água tratada para a Grande Aracaju. A previsão é que até o final deste ano a obra já esteja totalmente concluída. O projeto consiste na duplicação da Estação de Tratamento de Água (ETA) João Ednaldo, estrutura que integra o Sistema de Adutora do São Francisco. A obra beneficiará cerca de 320 mil habitantes.

Dados levantados durante o projeto mostram que a ETA tem capacidade atual de 1.070 litros de água por segundo. Após a conclusão dos serviços, a vazão será ampliada em mais de 900 L/s, o que vai permitir dobrar a oferta de água potável fornecida para os clientes. “Essa é uma obra estratégica que vai aumentar a segurança e a qualidade do abastecimento para população”, comentou o diretor-presidente da Deso, Antônio Sérgio Ferrari Vargas. 

Para que os benefícios se tornem uma realidade, o projeto executado pela Deso contempla a revitalização da ETA João Ednaldo e a construção de uma nova estação de tratamento com a implantação dos módulos de floculação, decantação e filtração, recirculação da água de lavagem dos filtros. Além disso, será feita a automação das unidades para que haja um controle mais preciso da produção.

A empresa contratada para efetuar a obra é a Construtora MRM Ltda. O projeto contou com o investimento de R$ 18.436.901,80, proveniente do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do Governo Federal, e de contrapartida do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

O engenheiro civil responsável pelo acompanhamento da obra, José Gabriel de Campos, ressalta os resultados esperados. “Com a conclusão da obra, almeja-se uma maior oferta de água tratada disponibilizada à população da região metropolitana de Aracaju. Também serão evitados desperdícios, mantendo um monitoramento efetivo dos meios de tratamento através dos sistemas automatizados que serão implantados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário