quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

GOVERNO DE SERGIPE REFORMA MERCADO DE ITABAIANINHA.

Surgidas no país desde a época do Brasil Colônia, as feiras livres multiplicaram-se e acompanharam as mudanças no decorrer dos séculos, assumindo um papel importante não apenas como fenômeno econômico, mas principalmente como um elemento fomentador de organização social entre pessoas diferentes, mas com um mesmo propósito.

Persistindo na função de gerar pequenos empregos e de comercializar produtos diretamente do campo para a cidade, as feiras têm um significado especial para a população das cidades do interior. Transformar o espaço em que elas são realizadas em um local agradável, com acesso facilitado e proporcionando comodidade e condições de higiene elementares estão entre os propósitos do eixo de desenvolvimento econômico do Programa Sergipe Cidades.

Realizado através da parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), o programa que é o maior agente transformador do desenvolvimento no interior sergipano 
está finalizando a reforma e ampliação do mercado municipal de Itabaianinha, a 118 km de Aracaju, contribuindo significativamente para a melhoria da feira livre do município que acontece nos dias de sábado. 

Edificado na Rua Francisco Severo, o mercado municipal há muitos tempo necessitava de uma reforma que, somente agora, através do Sergipe Cidades está sendo concluída, para total satisfação dos seus poucos mais de 40 mil moradores, em especial, os feirantes que ali comercializam seus produtos.

A reforma

Com investimentos na ordem de R$ 1.424.759,81, o mercado municipal possui uma área construída de 4.114,53 m² e 3.789,83 m² de área externa que servirá para a ampla circulação das pessoas e como estacionamento de automóveis, motocicletas, bicicletas, além de canteiros com projeto paisagístico que darão maior beleza ao local. 

A reforma do mercado contou com revisão de estrutura metálica e aplicação de telha ondulada em fibra cimento, instalação de calhas para o escoamento de água, pintura acrílica e com textura nas paredes internas e externas. Foram implantadas oito portas duplas de zinco, sendo duas em cada lado da edificação, sendo elas cobertas por toldos de alumínio.

As dependências possuem em sua estrutura sala para administração, sanitários masculinos e femininos comuns e adaptados, depósito de material de limpeza, bebedouros e lavatórios comuns e adaptados aos portadores de mobilidade reduzida, implantação de casas de lixo e de gás, sendo que em todo o espaço foi aplicado piso elevado em alta resistência. Também foram construídas quatro lanchonetes, cujo acesso será feito por uma das áreas laterais externas.

O projeto de ampliação e reforma do mercado foi elaborado de maneira a oferecer comodidade tanto aos feirantes como aos consumidores. Os boxes existentes foram reestruturados e houve o acréscimo de outros. 90 serão destinados à comercialização de cereais, 104 para frutas e verduras e 64 para produtos diversos, totalizando 258 unidades. Vale ressaltar que em todos eles foram aplicados revestimento em cerâmica 20 X 20 cm e de granito nas bancadas, além de instalados lavatórios individuais que proporcionarão assepsia imediata após o manuseio dos produtos. Também foram colocados ralos com tampas em locais estratégicos para facilitar o escoamento de água e construído um reservatório com capacidade para 30 mil litros de água. 

Mobilidade e Segurança


Objetivando melhor circulação para os usuários, os corredores entre os boxes são largos, favorecendo a mobilidade. Placas de sinalização estão instaladas em todo o espaço e a fim de garantir tranquilidade, foi implantada uma rede de SPDA (Sistema de proteção contra descarga elétrica) tornando o local ainda mais seguro e reduzindo de forma significativa os riscos de danos que venham a ser ocasionados por conta de possíveis descargas energéticas internas ou externas. Extintores, mangueiras e hidrantes estão colocados estrategicamente, reforçando ainda mais a preocupação com o bem-estar da população.

O direito a acessibilidade é assegurado por meio de rampas de acesso em todos os lados da construção, bem como de uma rampa inclinada e uma escada que facilitará o acesso dos transeuntes que se deslocarem ao mercado pela Rua Hildebrando Dias da Costa, via declinada e que fica situada ao redor de um dos lados da obra.

A fim de proporcionar boa visibilidade para os usuários e comerciantes, foram instaladas luminárias modernas sustentadas por perfilados de alumínio. Por toda a edificação também foram colocadas luzes de emergência para que, na falta de energia elétrica e ausência de luz solar o local permaneça iluminado.

Uma vez concluído, o mercado municipal de Itabaianinha se firma como uma das maiores obras estruturantes do município, bem como elevará a auto-estima e proporciona orgulho aos moradores da ‘princesa das montanhas’ como é chamada carinhosamente a cidade, estabelecendo um local digno para a realização do evento popular semanal, freqüentado não só pela população local, mas também de cidades circunvizinhas.

Sergipe Cidades em Itabaianinha

As ações do Governo de Sergipe em prol dos habitantes de Itabaianinha são inúmeras e proporcionaram melhorias significativas nas mais diversas áreas. Somente pelo Programa Sergipe Cidades, além da reforma e ampliação do mercado municipal, foram investidos 1.754.439,26 na reforma da delegacia municipal, na construção de uma quadra de esportes coberta com arquibancadas e na pavimentação granítica de algumas ruas, esta última intervenção encontra-se com as obras em andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário